Sesc São José dos Campos resgata receitas da tradição caipira no projeto Cultura Alimentar do Vale do Paraíba 

19/06/2024

Compartilhe:

Com cardápio temático e programações relacionadas, ação busca preservar a cultura alimentar da região 

Acesse aqui o guia Cultura Alimentar do Vale do Paraíba para conhecer detalhes do projeto e também as receitas que compõem o cardápio.


(Caso o modo escuro prejudique a visualização desabilite a função)

Comer, compartilhar, celebrar as ancestralidades por meio de receitas tradicionais que, além de alimentar, ajudam a construir nossa identidade. Quem não tem uma boa lembrança relacionada a uma comida regional? 

Instigada pela ideia de preservar e celebrar a rica diversidade cultural da região, a equipe de alimentação do Sesc São José dos Campos foi a campo pesquisar locais de referência das tradições do Vale do Paraíba, como estabelecimentos culturais e gastronômicos, além de participar de festas populares em busca de elementos simbólicos dessa identidade. 
 
Assim, nasceu o projeto Cultura Alimentar do Vale do Paraíba, que se materializa na proposta de um cardápio temático de nossa Comedoria e na realização de atividades dentro da programação. 
 
Com gosto de conversa à beira do fogão, o projeto busca preservar esta cultura alimentar, recriando receitas tradicionais da cultura caipira, enriquecidas pela influência indígena, africana, europeia e do Tropeirismo, promovendo saberes e sabores locais. 

Feijão Tropeiro. Foto: Mariana Krauss.

Entre as preparações que fazem parte do cardápio, estão o Feijão Tropeiro, queridinho das festas de rua, o Bolinho Caipira, que não fica atrás no quesito popularidade, e o doce de casca de limão cravo, receita garimpada na viagem da equipe à cidade de Silveiras. 

Doce de casca de limão cravo com queijo minas padrão. Foto: Mariana Krauss

O cardápio temático estará disponível até o dia 4/8, nos seguintes horários:  
 
Terça a sexta, das 16h às 21h 
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 15h. 


Acesse o cardápio completo e os preços no link abaixo:

Programação relacionada: 

Oficina 
Vai ter criança na cozinha: os comeres e as gostosuras do Vale do Paraíba 
Com Aline Chermoula, professora e pesquisadora da cozinha ancestral afrodiaspórica 
Dias 2 e 16. Terças. Das 14h às 16h. 
Dias 3 e 17. Quartas. Das 14h às 16h. 
Dias 4 e 18. Quintas. Das 14h às 16h. 
Dias 5 e 19. Sextas. Das 14h às 16h. 
 
Oficina. Grátis. De 3 a 12 anos. Senhas no local 30 minutos antes. Crianças até 12 anos devem permanecer acompanhadas das/os responsáveis. 

Bate-papo 
Cultura alimentar do Vale Paraíba 
Com Carlos Dória e Grupo Manuí 
Dia 5. Sexta. Das 19h às 21h30. 
Convivência. Grátis. Livre. 

Fotos: Mariana Krauss

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.