Curso de produção cultural resulta em Feira das Juventudes no Sesc Campinas

28/11/2024

Compartilhe:

Para encerrar o processo de estudos e trocas, os participantes do curso de Produção Cultural promovem feira com jovens artistas. créd. Marcello Ferreira

O curso de Produção Cultural é um projeto do Sesc Campinas iniciado no ano de 2024 e voltado para jovens de 18 a 29 anos interessados em atuarem com produção cultural. O curso abordou o universo das possibilidades de trabalho na área cultural com destaque para a produção cultural em artes visuais, incentivando o protagonismo e a participação das/os jovens.  

Cultura e as políticas culturais; território, aspectos da produção cultural; desenvolvimento de projetos; patrimônio material e imaterial; contatos com várias linguagens artísticas e espaços culturais da cidade, como abrir uma MEI, como realizar o cadastro no Sesc, participação em editais, finalização de projeto, construção de portfólio e a produção cultural na prática foram alguns dos temas abordados. 

Reunidos desde abril deste ano, o grupo teve contato com diversos educadores que trouxeram perspectivas ricas sobre os temas assinalados acima. No primeiro módulo, o grupo discutiu sobre as Políticas Culturais e o Território ao longo de 4 encontros com Aluízio Marino e Kaian Ciasca; já no módulo II, sobre Leis de Incentivo e Projetos, os 8 encontros foram conduzidos por Cristiane Taguchi, Juliana Saravali e Júlia Conterno, da Caju Cultura. Por sua vez, o módulo III, sobre Práticas em Produção Cultural e o módulo IV, sobre Produção Cultural na Prática, foram conduzidos pela dupla Débora Bruno e Renata Mendes.

Além de todo o arcabouço teórico trabalhado junto dos jovens participantes ao longo desses meses, o curso previa o exercício prático de elaboração e realização de uma feira, na qual os jovens atuariam como produtores. Fruto de todo esse trabalho coletivo, surge então a “Feira das Juventudes”, evento que ocorrerá no Galpão Multiuso do Sesc Campinas durante o fim de semana de 14 e 15 de dezembro. 

Para os jovens que estão na produção do evento “A Feira das Juventudes tem o intuito de oportunizar um espaço de fortalecimento de vínculos e memórias, recriar o presente e lançar novas narrativas e invenções para o futuro”. É, por meio desta feira, que os jovens participantes desse curso irão, juntos, criar memórias a partir do encontro de jovens artistas e empreendedores, que vão expor seus produtos, trabalhos e pequenos negócios.   

O evento contará com uma programação diversificada, com mesa de Stickers e Stand de vendas com produtos para interagir com o universo criativo de diversos artistas locais. No primeiro dia de feira, a programação fica por conta do Dj ZL; da artista Flor de Alice, com a oficina de dança “Dançando Curas”; do Coletivo Corre de Tudo, com a oficina de carimbos; e do Coletivo Cambada, com a Oficina de Xilogravuras “Reinventando Histórias”. No segundo dia a ambientação sonora será feita pelo Dj Jesus, e a programação contará com JP Acciari, com a Oficina de Sensibilização Musical “Vibraçional”; com Tainá Oliveira, com a Oficina de Hai Corre e com Juliano Jouth, com a Oficina de Estamparia Manual.   

Ficha Técnica 
Curso de Produção Cultural para Jovens 
Educadores 

Aluízio Marino 
Pesquisador e educador. Cursou gestão de políticas públicas com especialização em políticas culturais (USP), tem mestrado e doutorado em planejamento e gestão do território (UFABC). Atualmente faz seu pós-doutorado e está como um dos coordenadores no LabCidade – FAU USP. Também atua na formação de 14 jovens pesquisadores no observatório “De Olho na Quebrada”, projeto da UNAS Heliópolis. 

Kaian Ciasca 
Midiálogo, formado em Comunicação Social – Midialogia, na Unicamp em 2015. Atua como um dos gestores culturais do coletivo da Bons Ventos Produtora e como um dos educadores sociais na Agência Mandinga de Favela, realizado com jovens comunicadores das periferias de Campinas-SP. Realizou pesquisas sobre hábitos culturais, produção de indicadores culturais e mapeamentos. 

Cristiane Taguchi 
É atriz, gestora, produtora, pesquisadora e professora da área cultural. Integra, além do Coletivo Caju Cultura, a Cia dos Náufragos – coletivo teatral de Campinas – onde atua como atriz em espetáculos e como gestora do grupo. É analista sênior de projetos da Sorella Produções Artísticas, além de integrar o departamento de Captação de Recursos da citada produtora e atuar como coordenadora artística do Festiva CRIE como quem LUTA.  

Juliana Saravali 
É atriz, produtora e gestora cultural, integrante da Caju Cultura, coletivo feminista de mulheres que trabalham com gestão, criação e atuação em artes da cena e na produção de conhecimento na área da cultura. Trabalha na produção administrativa e executiva de mostras, festivais, grupos e projetos de diversas linguagens artísticas. Foi cofundadora da Cia. Histriônica de Teatro, onde trabalhou como atriz, produtora e gestora do coletivo por 10 anos. Integra a equipe do Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas desde 2015.  

Júlia Conterno 
Gestora cultural, comunicadora e pesquisadora em Campinas-SP. Trabalha com elaboração e execução de projetos, gestão de grupos artísticos, assessoria e formação em planejamento estratégico e coordenação de comunicação.  
Trabalhou na produção de festivais como: FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul (2011), Feverestival – Festival Internacional de Teatro de Campinas (2018) e Virada Sustentável Campinas (2019). 

Débora Bruno 
Mãe, artista visual, trabalhadora da cultura, pesquisadora independente da cultura popular e das infâncias. Especialista em Museologia de Arqueologia e Etonologia da USP (2004) e Bacharel em Artes Visuais pela FAAP (1999), atua como produtora cultural na elaboração, produção e gestão de projetos, com foco nas artes visuais, patrimônio cultural e arte educação, operando em diferentes frentes de trabalho na cadeia produtiva da cultura há mais de 25 anos. 

Renata Mendes 
É designer e pós-graduada em gesto da inovação. Atua na consultoria para empreendedores, empresas e institutos para construção de visões de futuros e modelagem de negócios. Utiliza abordagem de Design Thinking e ferramentas como mapas mentais associados a metodologias de educação e future literacy. 

Jovens Participantes do Curso e Produtores da Feira das Juventudes: 

Alice Bispo Fernandes 
Altieres Ribeiro Faria 
Beatriz Machado Campolim 
Douglas Felipe Oliveira de Jesus 
Geovana Natali Primos 
Isabelle Cristine de Souza Germano 
Juliano Gomes de Campos 
João Pedro Acciari da Silva Franco 
Larissa Cristina Pereira 
Mariana de Souza 
Otávio Osaki Cruz 
Sofia Yumi Carvalho Koyama 
Tainá Beatriz dos Santos 
Tainá Santos Oliveira 
Thiago da Silva dos Santos 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.