Desabamento de Textos: Exposição Propõe Nova Relação com a Escrita

15/03/2025

Compartilhe:

O Sesc Campo Limpo recebe a exposição Desabamento de Textos, uma instalação assinada pelos artistas Daniela Avelar, Fabio Morais e Lívia Aquino. A mostra questiona os limites tradicionais da escrita e propõe novas formas de interação entre palavra, espaço e cotidiano.

Escrita para além do papel

Desde 2020, os artistas ministram cursos explorando a expansão da escrita para além dos suportes convencionais, como papel e tela digital. Agora, esse conceito ganha forma no Sesc Campo Limpo, conhecido por sua estrutura aberta e multifuncional.

Com obras tridimensionais e de grandes dimensões, a exposição provoca novas relações entre texto, paisagem e convívio social. As instalações interagem com o fluxo cotidiano do espaço e surpreendem os visitantes ao alterar a percepção do ambiente.

As obras em destaque

Entre as instalações, “EM BREVE”, de Daniela Avelar, subverte a estética da publicidade para questionar a noção linear do tempo, propondo uma reflexão sobre a suspensão do futuro. Já “BEM-VIND_”, de Fabio Morais, ressignifica um letreiro de boas-vindas, criando uma experiência interativa que instiga reflexões sobre identidade e inclusão. Por fim, “O ESPAÇO ARDE”, de Lívia Aquino, inscreve um verso da poeta Ana Cristina Cesar em um objeto utilitário, transformando o texto em parte da arquitetura do Sesc.

Da esquerda para a direita, Daniela, Lívia e Fabio

Sobre os artistas

Daniela Avelar (1988, São Paulo/SP) é artista e escritora, formada em Artes Visuais com mestrado e doutorado na mesma área. Explora a interseção entre literatura e arte por meio de instalações e performances. Já participou de exposições na Bienal de Arte Contemporânea SACO (Chile), Casa da Luz e Sesc Santana.

Fabio Morais (1975, São Paulo) trabalha com escrita nos meios expositivo e editorial. Expôs individualmente na França e participou de bienais em São Paulo, Porto Alegre e Sharjah, além de coletivas em instituições como MASP, MAM-SP e Museu da Língua Portuguesa.

Lívia Aquino (1971, Fortaleza) é pesquisadora, professora e artista, explorando as conexões entre imagem, escrita e leitura. Doutora em Artes Visuais pela UNICAMP, já participou de exposições em espaços culturais, como: Parque Lage, CCSP e Pinacoteca de São Paulo.


Abertura e visitação

A exposição tem abertura marcada para 22 de março de 2025, das 14h às 19h, com a presença dos artistas. Às 17h, será realizada uma conversa e visita guiada com os autores das obras.

Serviço:

  • Desabamento de Textos
    Sesc Campo Limpo – R. Nossa Senhora do Bom Conselho, 120
    Entrada gratuita
    Visitação: Terça a sexta, das 12h às 21h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
    Período: Até novembro de 2025
Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.