Outubro no Sesc 14 Bis traz Zezé Motta, Gero Camilo, conversas sobre o luto no projeto Literatura e a estreia da temporada de “Exílio: Notas de um mal-estar que não passa” do Coletivo Legítima Defesa é destaque na programação de teatro.
Chegou outubro e começa a contagem regressiva para o fim do ano. O Sesc 14 Bis segue energizado com a entrada da primavera e muita coisa acontece esse mês: tem diva cantando, tem estreia de teatro, tem oficina de culinária, tem muita atividade física, tem programação para os boomers, para a geração Z e para quem ainda está engatinhando.
É música que vocês querem? Zezé Motta chega divando, cantando Caetano Veloso em seu show Coração Vagabundo, nos dias 10 e 11. No dia 12, Gero Camilo celebra suas raízes cearenses em Siri-Ará. No início do mês, no dia 3, o Teatro Raul Cortez recebe as Valsas de Garoto, com André Siqueira e Toninho Ferragutti. Ava Rocha explora sua pesquisa no campo da música e das artes visuais em seu show Néktar, no dia 5. A Trupe Trupé, com participação de Paulo Tatit, encanta todas as idades com o espetáculo Siricutico: as aventuras da menina Flor e da boneca Assucena, no dia 13.
Nas artes cênicas o destaque fica por conta da estreia da temporada de Exílio: notas sobre um mal-estar que não passa, concebido pelo Coletivo Legítima Defesa, que fica em cartaz de 18/10 a 10/11. O espetáculo baseia-se no período de exílio vivido por Abdias do Nascimento e sua relação com Augusto Boal, criado a partir de livre inspiração nos textos de Nascimento, nas peças de Boal e diversos materiais de pesquisa do acervo do TEN – Teatro Experimental do Negro.
Para as crianças, nos dias 12 e 13, Dinossauros do Brasil conta a história do surgimento dos répteis pré-históricos em 13 cenas independentes e Scaratuja convida bebês de até 3 anos a participar de uma experiência criativa e estimulante através de linhas que desenham trilhas a serem exploradas, no dia 26, em dois horários. A dança vem representada por Xirê de Rua, com a Cia de Dança AfroOyá, investiga as heranças da ancestralidade africana na cultura brasileira, no dia 4.
Em literatura, dia 9 traz Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman no lançamento de Filosofia ao pé do ouvido: felicidade, ética, amizade e outros temas. Os autores sobem ao palco do Teatro Raul Cortez com boas histórias, irreverência e muitos questionamentos sobre temas que fazem parte do cotidiano. A partir do dia 16, inicia o projeto Tramas do luto, que chama o público a refletir sobre a finitude e como lidar com as perdas. Nesse dia, Natalia Timerman e Noemi Jaffe, nos fazem a pergunta: Como nos despedir de quem amamos?; no dia 23, o filósofo Renato Noguera nos convida a conhecer A dor da perda para diferentes culturas; dia 30, a roda de conversa entre Renan Sukevicius e Fê Lopes aborda os desafios emocionais e psicológicos associados aos términos em Lidar com os fins: relacionamentos, amizades, fases da vida. A mediação dos encontros é de Luara Calvi Anic. Ainda dentro do projeto, no dia 24, Renato Noguera conduzirá a roda de conversa com pessoas idosas Ponto de encontro – o Luto, apresentando outras formas de lidar com o tema a partir de rituais de passagem de diferentes culturas.
Para quem procura atividade física, o Centenário das Negritudes Esportivas segue com o Treinão de Tênis de Mesa, no dia 19, com Maíra Ranzeiro e Cadu Moraes, em um encontro onde eles trazem suas experiências vividas no esporte e a discutem a ausência de pessoas negras na modalidade. O mês segue com as aulas abertas de Pilates aos sábados, de 5 a 26 e de Yoga aos domingos, de 13 a 27. Para as pessoas idosas, é hora de se jogar nos ritmos dos anos 80 e 90, às quartas, de 2 a 30.
Completando tudo o que a unidade oferece em outubro, fiquem ligados nas oficinas: dia 20, Na feira também tem! Culinária natural e artesanato sustentável, onde os participantes podem preparar e degustar um delicioso baião de dois; no dia 26, Bel Coelho e Patty Durães ensinam uma receita brasileira, utilizando os alimentos oferecidos na feira agroecológica que também acontece na unidade de 5 a 26, na oficina Sabor e soberania alimentar no prato. Dias 13 e 20, Karen Adriano empodera o público com Automaquiagem para a pele preta.
De 8 a 29, Bateroterapia para pessoas idosas promete fazer muito barulho e estimular a coordenação motora de um jeito divertido. Para os jovens a partir de 16 anos, Residência para secundaristas | Festa y Guerra propõe uma vivência de experiências corporais partindo da dança e das lutas como tema. A oficina acontece de 23/10 a 22/11, às quartas.
Então, anote na sua agenda e prepare seu itinerário de eventos na unidade!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.