Ilustração: Bruna Martins
1. Dê somente leite materno até os 6 meses. Não ofereça água ou chá nesse período.
2. Introduza outros alimentos de forma lenta e gradual a partir dos seis meses, mas mantenha o leite materno até 2 anos ou mais.
3. Complemente o aleitamento materno com cereais, carnes, leguminosas, frutas e legumes após os seis meses. Ofereça-os três vezes ao dia.
4. A alimentação complementar deve respeitar os horários da família e o apetite da criança, e ser oferecida em intervalos regulares.
5. Inicie a introdução por alimentos pastosos e, aos poucos, vá aumentando a consistência.
6. Invista na diversidade, servindo opções variadas e coloridas ao longo do dia.
7. Ofereça frutas, verduras e legumes nas diversas refeições.
8. O sal deve ser usado com moderação. Açúcar, café e ultraprocessados, como refrigerantes, guloseimas e salgadinhos, devem ser evitados.
9. Armazene e conserve os alimentos adequadamente. Tenha higiene no momento do manuseio e preparo.
10. Se a criança estiver doente, estimule a alimentação habitual, respeitando suas escolhas.
Fonte: Dez passos para uma alimentação saudável para crianças brasileiras menores de dois anos (2014), do Ministério da Saúde
Do Peito Ao Prato
Realizado pelo Sesc São Paulo entre os dias 1 e 7 de agosto de 2023, o projeto aborda na sua quinta edição a importância da alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida. Saiba mais sobre a programação!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.