DEZEMBRO 2024: leia destaques desta edição da Revista E

28/11/2024

Compartilhe:

NESTE MÊS: POLO DE RESISTÊNCIA E BERÇO DE IMPORTANTES NOMES DA HISTÓRIA DO PAÍS, FRANCA RECEBE UNIDADE DO SESC SP; O olhar visionário de Tom Jobim em defesa da natureza; PASSEIO VISUAL PELA ESTÉTICA NEGRA DE ABDIAS NASCIMENTO; Visibilidade das famílias atípicas; CONVERSAS com Mariana de Althaus, Caio Blat E VINÍCIUS BORGES; LEIA MAIS!

A nova edição da Revista E está no ar! Em DEZEMBRO de 2024, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção. Acesse pelos botões a seguir ou leia a edição de DEZEMBRO/24 da Revista E na íntegra.

A CAPA mostra o detalhe arquitetônico da fachada do Sesc Franca, nova unidade que abre suas portas no dia 28/11. Com capacidade para atender até 2,5 mil pessoas por dia, o Sesc Franca conta com piscinas, teatro, quadras de areia, de campo, de grama sintética, ginásio e sala de ginástica funcional. Dispõe ainda de biblioteca, espaços expositivos, espaço de brincar – para bebês e crianças de até seis anos – e Espaço de Tecnologias e Artes. Saiba mais: sescsp.org.br/franca

A primeira REPORTAGEM (Entre colinas, história e arte – LEIA AQUI) traz a cidade de Franca, no interior paulista, como protagonista, apresentando ao leitor a história do município, que neste mês recebe uma unidade do Sesc São Paulo, por caminhos diversos, seja pelo viés econômico, ambiental, geográfico ou pela narrativa oficial apresentada nos livros didáticos. Conhecida como a capital do basquete e dos calçados, Franca destaca-se como polo de resistência cultural, por, além de outros grandes nomes, ser o berço de um dos maiores artistas visuais brasileiros, o escritor, ator e dramaturgo Abdias Nascimento (1914-2011), tema da exposição O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, que apresenta um panorama de suas obras e trajetória.

São muitos os protagonismos de Franca, cidade no interior do estado de São Paulo, com mais de 350 mil habitantes. Foto: Matheus José Maria

Outra REPORTAGEM do mês (Famílias diversas – LEIA AQUI) abre um panorama para o universo das famílias atípicas e como elas utilizam redes sociais para compartilhar informações, lutar contra o capacitismo e avançar na defesa da individualidade das pessoas com deficiência. No mês do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), a reportagem dá um destaque para o encerramento da sétima edição do projeto Modos de Acessar e para a 10ª Virada Inclusiva que refletem sobre questões de diversidade, acessibilidade e visibilidade social das pessoas com deficiência.

Atividades culturais, educativas e esportivas compõem a programação da Virada Inclusiva no Sesc São Paulo. Foto: Brett Sayles

Expoente da cena contemporânea, a dramaturga e diretora peruana Mariana de Althaus é a convidada da ENTREVISTA deste mês (Chama acesa – LEIA AQUI). A diretora, que esteve com os espetáculos Quemar el bosque contigo adentro [Queimar o bosque com você dentro] e La vida em otros planetas [A vida em outros planetas] em cartaz na sétima edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado em setembro, no Sesc Santos, fala sobre seu processo criativo, as motivações que transpõe para suas histórias encenadas no palco, de que forma o teatro testemunhal aproxima-se ainda mais do público, e como o humor pode disparar gatilhos. Assista a trechos da entrevista realizada em setembro, no Sesc Santos.

Captação: Rachel Sciré / Guilherme Barreto | Edição: Agência Riff

A seção BIO (Sinfonia verde – LEIA AQUI) faz uma homenagem a um dos criadores da Bossa Nova, o compositor, arranjador, maestro, pianista e cantor, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994), mais conhecido como Tom Jobim, e o seu olhar visionário em defesa da natureza, de onde partia a inspiração que permeou muitas de suas composições icônicas.

O maestro, músico e compositor carioca cantou as belezas do Rio de Janeiro, da “menina que vem e que passa” pela orla de Ipanema, mas principalmente os pássaros e as árvores da Mata Atlântica. Foto: Domínio público / Acervo Arquivo Nacional

No ENCONTROS desta edição (Doutor Maravilha – LEIA AQUI), recebemos o médico infectologista Vinícius Borges, criador do personagem Doutor Maravilha, que se utiliza das redes sociais como um canal para abordar o tema da saúde sexual com a população LGBTQIA+. Neste bate-papo, o médico fala sobre viver e conviver com HIV, políticas públicas e desafios para acesso à prevenção e pesquisa da cura.   

Nascido na cidade de Ijaci (MG), o médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2011, encantou-se pela infectologia durante a residência no Hospital das Clínicas da UFMG. Foto: Léo Novelli

A matéria GRÁFICA deste mês (Encantador de futuros – LEIA AQUI) faz um passeio pela estética negra na obra visual de Abdias Nascimento como lugar político de fortalecimento e resgate das tradições africanas e afro-brasileiras, cuja exposição estará em cartaz no recém-inaugurado Sesc Franca, na cidade do interior paulista. As temáticas abordadas no espaço expositivo visam resgatar e fortalecer a ancestralidade africana, promover a autonomia cultural e política, e construir um futuro em que a população negra possa existir plenamente.

Máscara Ancestral (1988). Acrílica sobre tela.

No DEPOIMENTO de dezembro (Entre mundos – LEIA AQUI) o ator, diretor e professor, Caio Blat relata como mergulha em diferentes contextos sociais e histórias de vida ao longo de mais de 30 anos de carreira, e ainda fala sobre seu mais recente trabalho no teatro, a estreia da peça Os Irmãos Karamazov, obra de Dostoiévski, o profundo estudo dos seus personagens, entre outros temas.

Caio Blat no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo, onde falou sobre vida e carreira na atividade Em Primeira Pessoa, no mês de julho de 2024. Foto: Adriana Vichi

A seção EM PAUTA desta edição da Revista E (Gestão cultural– LEIA AQUI) traz artigos de José Veríssimo Romão Netto, mestre e doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Ivan Montanari, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). Montanari e Netto trazem conceitos, práticas e desafios no cenário da gestão cultural no Brasil.

O INÉDITOS deste mês (Naquela manhã – LEIA AQUI) convidou o jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão que, no conto Naquela manhã, aborda sua trajetória na escrita relembrando momentos especiais da própria vida. A ilustração ficou por conta da artista visual, desenhista, curadora, montadora, ativista pelos direitos dos povos originários Juliana Russo.

Juliana Russo

O ALMANAQUE (Para além dos sabores – LEIA AQUI) elenca cinco mercadões da cidade de São Paulo para um passeio por cheiros, cores e histórias que dão vida a esses espaços: o Mercado Municipal Paulistano, na região central; o Mercado do Tucuruvi, na zona norte; o Mercado da Vila Formosa, na zona leste; o Mercado do Ipiranga, na zona sul e Mercado da Lapa, na zona oeste.

Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com alguns destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, programe-se para a sétima edição do Projeto Contato (Novos imaginários – LEIA AQUI), que acontece de 29/11 a 10/12 e fomenta discussões para a promoção da saúde sexual e reprodutiva e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis por meio de vivências, oficinas, bate-papos e outras atividades. 

Por fim, a última página da Revista E traz a seção P.S., que encerra a publicação com um texto autoral produzido por um colega funcionário do Sesc São Paulo, cujo tema se relaciona ao de uma das reportagens da mesma edição. Em dezembro, você confere o texto Que sorte a nossa! (LEIA AQUI), no qual a autora Camila Machado, educadora, gestora cultural e gerente do Sesc reflete sobre as relações com a cidade de Franca e sua passagem pelo interior.

A EDIÇÃO DE DEZEMBRO DE 2024 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de DEZEMBRO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.