Como podemos estabelecer e fortalecer conexões para garantir que os direitos humanos sejam realidade para todas as pessoas? Com o tema “Tecer Redes Colaborativas”, o projeto Direitos Humanos para Todas as Pessoas acontece de 19 a 30 de março de 2025, em 37 unidades do Sesc São Paulo.
A edição deste ano promove bate-papos, laboratórios, apresentações artísticas, feiras e oficinas, trazendo nomes como o ativista indígena Ailton Krenak, o Padre Júlio Lancellotti e a pesquisadora e autora Carla Akotirene. Confira abaixo alguns destaques da programação.
O projeto tem como objetivo fomentar reflexões sobre o aspecto formal dos direitos humanos e sua realização concreta na realidade social, discutindo os desafios de transformar a ampla gama de declarações, estatutos, convenções e leis em garantias efetivas da dignidade humana para todas as pessoas.
Sobre o tema
Tecer Redes Colaborativas implica em facilitar o trabalho conjunto entre indivíduos, organizações, coletivos, movimentos sociais, lideranças comunitárias e instituições sociais para alcançar objetivos comuns, compartilhar saberes e gerar conhecimento coletivamente. As redes colaborativas têm um papel crucial em promover a inovação, o acesso a recursos compartilhados e uma melhor tomada de decisão por meio da diversidade de perspectivas e habilidades.
As redes amplificam narrativas e reflexões sobre a importância do trabalho para a promoção e a efetivação dos direitos humanos. O trabalho em rede multiplica vozes e narrativas, promove diálogos e a troca de saberes de forma inclusiva e acessível. É uma oportunidade para transformar um vasto conjunto de declarações, estatutos, convenções e leis em garantias efetivas da dignidade humana inegociável, acessível a todas as pessoas e permeável à alteridade, ao pluralismo e à pulsão inventiva e colaborativa da humanidade.
Direitos Humanos para Todas as Pessoas
Em celebração à abertura do projeto, Jurema Werneck, Renato Janine Ribeiro e Thiago Amparo são convidados a trazer reflexões sobre a proteção da dignidade humana e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para sua preservação. Com Mafoane Odara.
Dia 19/3. Quarta, 19h às 20h30. Grátis. A partir de 14 anos.
Sesc Bom Retiro
Redes de Atenção à População em Situação de Rua: Experiências e Desafios
Reflexões e trocas de experiências entre pessoas, instituições e ONGs que atuam na proteção e garantia de direitos da população em situação de rua. Com Luiz Kohara, Darcy da Silva Costa, Samira Alves Matos e Thauan José Pastrello Silva.
Dia 20/3. Quinta, 14h às 15h30. Grátis. A partir de 14 anos.
Sesc Bom Retiro
Redes Colaborativas e a Proteção de Pessoas em Situação de Refúgio e Migração
Diálogo sobre a importância do fortalecimento das redes colaborativas no acolhimento e na defesa dos direitos de pessoas em situação de refúgio e migração. Com Benazira Djoco, Constance Salawe, Marifer Tavares e padre Marcelo Maróstica.
Dia 20/3. Quinta, 16h às 18h. Grátis. A partir de 14 anos
Sesc Bom Retiro
Direitos Humanos e Crise Climática
Um convite ao público para dialogar sobre os impactos da crise climática e a ameaça de uma ampla gama de direitos humanos. Com Adriana Couto, Ailton Krenak e Angela Mendes.
Dia 20/3. Quinta, 19h às 20h30. Grátis. A partir de 14 anos
Sesc Bom Retiro
Territórios que nos Habitam, um Olhar Afetivo
Intervenção artística e imersiva do lambe-lambe como expressão da arte de rua, visando estimular conversas e reflexões sobre as transformações do território, suas disputas e histórias, ao mesmo tempo em que promove a valorização cultural. Com Coletivo Paulestinos.
Dias 21, 25 e 26/3. Sexta, terça e quarta, 15h às 17h. AL. Grátis.
Sesc Bom Retiro
Ruas CorreSPondidas
Diálogo entre as iniciativas “Amor correSPondido” e “Rua em Cores”, propõe uma imersão nas histórias e relações que emergiram das atividades realizadas na R. Dom José de Barros, revelando um acervo construído a partir do encontro com as vozes e experiências de quem vive a rua.
De 19/3 a 13/4. Terça a sábado, 9h às 21h. Domingos, 9h às 18h. Grátis. Todas as idades.
Sesc 24 de Maio
Redes Colaborativas no Combate à Pobreza
Bate-papo com Marcivan Barreto, presidente da CUFA - Central Única das Favelas do Estado de São Paulo. Mediação de Geni Núñez, ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga.
Dia 21/3. Sexta, 19h30 às 20h30. Grátis. Sem retirada de ingressos. A partir de 16 anos
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Laboratório de Direitos Humanos: Educação, Arte e Ativismo
O Laboratório convida parceiros para uma reflexão sobre Educação, Arte e Ativismo com a presença de Moara Tupinambá, que dialoga sobre a importância da educação escolar indígena e da lei 11.645/08, trazendo a arte como possibilidade de apresentação de outras visões de mundo e ancestralidade.
Dia 21/3, sexta, 15h às 17h. Grátis. Retirada de senhas 30 minutos antes, no local.
Sesc Guarulhos
Lançamento da Cartilha: Tráfico de Pessoas e Orientações para o Trabalho no Exterior
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) apresenta e lança a cartilha “Tráfico de Pessoas e Orientações para o Trabalho no Exterior”.
Dia 22/3. Sábado, 14h30 às 15h. Grátis. Retirada de ingressos no dia da atividade. Todas as idades.
Sesc Interlagos
Letramentos raciais indígenas e criação de colagens
Os participantes explorarão a técnica da colagem para desenvolver obras visuais que tratem dos direitos humanos, partindo da ancestralidade e dos povos indígenas. A atividade promove o letramento racial através da arte, destacando os direitos humanos sob a perspectiva indígena.
Dias 23 e 30/3, Domingos, 14h às 16h. Grátis. De 7 a 12 anos. Retirada de senhas 30 minutos antes, no local.
Sesc Guarulhos
LAB DH
O laboratório de direitos humanos reúne coletivos, indivíduos, organizações, movimentos sociais, lideranças comunitárias, instituições sociais, parceiros e rede socioassistencial do território. Mediação: Eleilson Leite.
Dia 22/3. Sábado, 15h30 às 16h30. Grátis. Retirada de ingressos no dia da atividade. A partir de 16 anos.
Sesc Interlagos
Interseccionalidade: Feminismo Negro Frente às Opressões da Sociedade
Carla Akotirene, autora da obra “Interseccionalidade”, discute formas de abarcar as interseções a que está submetida uma pessoa, em especial a mulher negra.
Dia 27/3. Quinta, 20h às 21h30. Grátis. Todas as idades.
Sesc Ipiranga
Café da manhã: além de refeição, um ato social
Roda de conversa e demonstração culinária sobre café da manhã como ato resistência social. Padre Júlio, junto com um Agente de Saúde, a chef Cintia Sanchez e representantes do Pop Rua conversam sobre a importância do café da manhã para diferentes aspectos da saúde física e mental dos acolhidos, enquanto a Chef Cintia Sanchez prepara uma receita nutritiva e gostosa de café da manhã.
Com Padre Júlio Lancellotti, Chef Cintia Sanchez, Agente de Saúde do Consultório de Rua e os acolhidos da cozinha solidária É Tudo Pra Ontem.
Dia 30/3. Domingo, 13h. Grátis. Entrega de senhas na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência.
Sesc 14 Bis
Falta Amor no Mundo, mas Também Interpretação de Texto: Redes, Diálogo e Direitos Humanos no Brasil Hoje
Diálogo resgata a natureza e a importância dos direitos humanos e os impactos causados pela desinformação, avalia os desafios para a efetivação da dignidade em um momento em que o debate é condicionado pelos algoritmos das plataformas digitais e discute formas de abrir o diálogo através daquilo que nos une. Com Leonardo Sakamoto.
Dia 25/3. Terça, 19h às 20h30. Grátis. Todas as idades.
Sesc Araraquara
Instalação Interativa: Caminhando em Seus Sapatos
Dentro de uma caixa de sapatos gigante, o público escolhe e calça um par de sapatos enquanto ouve pelo fone de ouvidos a história da pessoa à qual eles pertenceram. Com Museu da Empatia.
Dia 29/3. Sábado, 12h30 às 17h30. AL. Grátis. Inscrições 30 min antes.
Sesc Campinas
Pagode na Lata
Show do grupo musical que vem proporcionando cultura, alegria, geração de renda e redução de danos para os frequentadores do território da região central de São Paulo. Formado por 8 músicos que trabalham e residem na região da Luz, apresenta grandes clássicos do samba e do pagode com influência das sonoridades das ruas e quebradas de SP.
Dia 30/3. Domingo, 17h. Grátis. Todas as idades.
Sesc Registro
Tereza Vale a Pena
Bate-papo com a marca de produtos desenvolvidos em cooperativas de mulheres presas ou egressas da prisão, e representante do Instituto Humanitas360 – negócio social criado para impactar e transformar essas mulheres. Com Associação de Artesãs de Taubaté.
Dia 27/3. Quinta, 18h30 às 21h30. GRÁTIS. A partir de 18 anos
Sesc Taubaté
As Cantadeiras
Show do grupo musical de mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil.
Dia 29/3. Sábado, 17h. Local: Palco da Comedoria. AL. Grátis. Sem retirada de ingressos.
Sesc Santos
Leia o texto de Mafoane Odara, refletindo sobre o poder do ativismo e da mobilização na garantia de direitos humanos para todas as pessoas, acessando esse link.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.