Casa Edições Sesc apresenta na 21ª edição da Flip uma programação diversificada, inspirada nos livros sobre música, povos originários, literatura negra e gestão cultural
Entre os dias 22 e 26 de novembro, a Casa Edições Sesc abre caminho para o diálogo entre diferentes vozes com bate-papos, lançamentos de livros e vendas de títulos com 40% de desconto. A programação acontece no centro histórico de Paraty, na rua Marechal Santos Dias, 43.
Em celebração aos seus 80 anos de idade e 60 anos de carreira, Dori Caymmi convida o público da Flip para participar do encontro Dori Caymmi: 80 anos de um cantador, bate-papo que também conta com a presença do produtor musical, Mario Gil e do jornalista Claudio Leal.
Das narrativas oficiais do Estado às vozes invisibilizadas, uma conversa lança luz sobre a independência do Brasil na perspectiva dos povos originários, com Edson Kayapó, pertencente ao povo Mebengokré, Télio Cravo, autor do livro Construindo pontes e estradas no Brasil Império (2016, Editora Alameda) e Marcos Rufino, professor de Antropologia na Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
A complexa relação da sociedade com a loucura através dos tempos é tema de outro encontro realizado na Casa Edições Sesc. O assunto é inspirado no lançamento do livro Loucura na civilização (Edições Sesc, 2023), obra em que Andrew Scull apresenta uma história cultural da insanidade. O debate tem a participação da psicanalista, Maria Homem, da assessora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Rachel Gouveia, com mediação da jornalista Daniela Arbex.
Temas como produção literária são abordados na mesa Dos escombros de Pagu, artista que também é a homenageada nesta edição da Flip, e que tem sua biografia relançada no evento pelas Edições Sesc e Editora Senac. Participam do lançamento a autora do livro, Tereza Freire, o neto de Pagu, Rudá K. de Andrade, e a jornalista Cris Guterres.
A literatura negra e antirracista se faz presente no último dia de programação da Casa Edições Sesc com o lançamento do livro Graciliano, romancista, homem público, antirracista, um bate-papo pautado na leitura de textos de Graciliano Ramos, com enfoque no caráter antirracista de sua literatura e de sua atuação como homem público.
Ao expor realidades distintas do tecido social do país, a programação da Casa Edições Sesc na 21ª Festa Literária Internacional de Paraty – Flip lança um olhar transversal sobre uma ideia de Brasil mais diverso, plural e democrático, cujas produções dialogam com a promoção da educação, das artes e da cultura, valores essenciais à entidade. A excelência dos autores e títulos, somada aos cuidados com a produção editorial e gráfica, resultam na conquista de um número cada vez maior de leitores e críticos.
Serviços:
Casa Edições Sesc
Rua Marechal Santos Dias, 20 (R. da Matriz) – Centro Histórico, Paraty – RJ
Dia 22. Quarta, das 17h às 21h.
Dias 23, 24 e 25. Quinta a sábado, das 10h às 21h.
Dia 26. Domingo, das 10h às 17h.
Acesse a programação completa da Casa Edições Sesc em sescsp.org.br/flip+sesc
Confira a programação completa da Flip+Sesc em sesc.com.br/flip-mais-sesc
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.