Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro: Celebrando as Ensinagens Negras em 2023
26/04/2023
Compartilhe:
O projeto “Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro” é uma iniciativa que promove a valorização e o fortalecimento da cultura negra através de diversas atividades educativas, culturais e artísticas. Em 2023, o projeto destaca as Ensinagens Negras, com programações que ressaltam a importância da transmissão de conhecimentos e saberes ancestrais entre as gerações.
A partir do mês de maio, abrindo as programações “Do 13 ao 20”, o Sesc Santana apresenta atividades que abordam a história, a música, a dança e a literatura, todas elas valorizando a contribuição do povo negro na formação da identidade e cultura brasileira.
Confira o que acontece aqui na Zona Norte:
Dia 1/5, segunda-feira, às 17h Maracatu Nação Kambinda O maracatu Nação Kambinda é apresentado pelo Teatro Popular Solano Trindade (TPST) e traz um Auto de Coroação sobre os reis africanos escravizados e suas Côrtes.
Dia 13/5, sábado, das 18h às 19h30 Caminhos: a retomada de si Uma experiência performática de ensinagens negras com rainha Vânia Oliveira e Gabi Guedes.
Dia 13 e 14/5, sábado (20h) e domingo (18h) Malungo IXI Música Tempo e Afeto O show espetáculo Malungo IXI – Música Tempo e Afeto proporciona o encontro entre sonoridade tradicional e contemporânea da Bahia. Um show que dialoga com a cultura afro-bantu ancestral e afro-futurista.
Dia 13 e 14/5, sábado e domingo| 14h Contos e Cantos de Guiné Bissau A atividade traz os contos da tradição oral guineense, como a “Lenda do tambor”, “O caçador e o crocodilo” e “É no fogo que eu nasci”.
Dia 25/5, quinta-feira, das 19h às 21h | Ação online Cantadas Decoloniais: Abolicionismo Penal Nesta aula pretende-se traçar algumas hipóteses interpretativas sobre a justiça criminal e a encruzilhada interseccional que se faz no momento atual, em que o Brasil dispara com seus números alarmantes de encarceramento de mulheres e os números da violência letal contra as pessoas pretas.
Dia 27/5, sábado, às 15h Roda de Capoeira Angola Com a “BECA – Balaio Escola de Capoeira Angola” que desenvolve ações na zona norte e tem como intuito celebrar a capoeira como modo de resistência comunitária e manutenção de saberes populares.
De 7 a 28/5, domingos, das 10h30 às 12h Ritmo e Expressão: Dança Afro Brasileira Com Priscila Borges. Práticas corporais que valorizam as noções de bem-estar, autocuidado, percepção e expressão corporal, além de experimentações em diferentes manifestações culturais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.