A fome é assunto urgente. As consequências sociais e econômicas da pandemia de COVID-19 agravaram a fome no Brasil e a insegurança alimentar grave ou moderada chegou a cerca de 28% da população, atingindo 58 milhões de brasileiros.
Segundo estudo recente realizado no final do ano passado pelo grupo “Alimento para Justiça”, da Universidade Livre de Berlim em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Brasília (UnB), cerca de 15% dos brasileiros estão em insegurança alimentar grave e 13% em insegurança alimentar moderada, o que significa que corriam o risco de deixar de comer por falta de dinheiro, porcentagens que equivalem a 58 milhões de pessoas. Outros 30% vivem o momento em insegurança leve – há a preocupação de que a comida acabe antes de se ter dinheiro para comprar mais ou faltam recursos para manter uma alimentação saudável e variada. De acordo com a pesquisa, 59% da população, ou seja, 125 milhões de brasileiros, enfrentam hoje algum grau de insegurança alimentar.
Diante de números tão expressivos, o programa Mesa Brasil Sesc São Paulo reafirmou seu compromisso com o combate à fome e ao desperdício. Como muitas instituições sociais suspenderam suas atividades presenciais, mas passaram a atender as famílias dos seus assistidos com doações de alimentos, o programa – que antes tinha como premissa que os alimentos doados fossem usados apenas para consumo interno no preparo das refeições nas instituições sociais – entendeu que o momento era de ajudar os mais vulneráveis, permitindo que as instituições repassassem os alimentos doados para as famílias. Além de alimentos, o programa passou a receber também doações de materiais de limpeza e higiene pessoal, afinal, a higienização das mãos, dos objetos e ambientes são importantes ações para conter a disseminação do vírus.
Em Ribeirão Preto, o Mesa Brasil está à serviço de cerca de 80 instituições da cidade e região, que semanalmente recebem toneladas de alimentos arrecadados pelo programa. Ao todo, o programa atende mais de 10.000 pessoas, vinculadas a asilos, abrigos, comunidades terapêuticas e hospitais. Muitas instituições seguem em lista de espera para efetivarem o seu cadastro, para receber alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal para seu público. Em 2021, com a pandemia, o Mesa em Ribeirão alcançou recorde de arrecadações – foram 220 toneladas!
Quem pode doar?
Pessoas físicas e jurídicas podem ser doadoras do programa Mesa Brasil. Empresas de alimentos e produtores rurais, por exemplo, podem entrar em contato pelo e-mail mesabrasil.ribeirao@sescp.org.br para disponibilizar excedentes ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.
A novidade é para pessoa física: o Sesc agora é ponto de arrecadação para receber alimentos como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho, farinha de mandioca ou qualquer outro item similar, não perecível. As doações podem ser feitas diretamente no Sesc Ribeirão Preto ou em qualquer uma das unidades do Sesc da capital, grande São Paulo, interior e litoral – todas estão preparadas para receber os itens cumprindo os protocolos de distanciamento, higiene e segurança, com sinalizações para orientar e organizar o processo. Para participar, o uso da máscara é obrigatório.
É importante lembrar que o Sesc continua fechado para visitas espontâneas, funcionando apenas com serviços agendados e agora com a coleta de doações.
O programa
Criado em 1994 pelo Sesc SP, o Mesa Brasil é um modelo propositivo de programa de combate ao desperdício de alimentos e à fome. A FAO, Organização da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, estima que 30% de todo alimento produzido no mundo vai para o lixo em alguma etapa do processo produtivo. Ao mesmo tempo, estima que 820 milhões de pessoas passam fome no mundo. O programa começou suas atividades em São Paulo como Mesa São Paulo no Sesc Carmo e em 2003 tomou dimensão nacional, passando a se chamar Mesa Brasil. Em Ribeirão Preto o programa começou suas atividades em 2014.
Em um sistema de coleta urbana, o Mesa Brasil recolhe de empresas de alimentos como varejões, supermercados, centrais de abastecimento, indústrias de alimentos, produtores rurais excedentes de produção ou alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo), para distribuir no mesmo dia esses alimentos entre as instituições sociais da cidade e região cadastradas
Em Ribeirão Preto, o programa conta com dois caminhões que realizam a coleta diária de alimentos nas empresas doadoras no período da manhã. No período da tarde, os caminhões fazem a distribuição dos alimentos entre as instituições da cidade e da região. Além de um motorista e um ajudante por caminhão, o programa conta com nutricionista, responsável técnica e equipe administrativa, que lançam as doações em um sistema, para a geração de relatórios e prestação de contas.
Um diferencial do programa é sua frente educativa. Palestras, oficinas culinárias, cursos de formação são ministrados para cozinheiras e educadores das instituições sociais sobre temas de alimentação e nutrição, para um aproveitamento integral das doações recebidas.
Mais informações em sescsp.org.br/doemesabrasil
Doadores | Instituições cadastradas | |
Banco de alimentos CEAGESP M Dias Branco – CD Jaboticabal Santa Helena Ind. de Alimentos S.A Centro de Distribuição Supermercado Dia Extra Hiper Supermercado Makro Regina Picadinhos Varejão Ribeirão Atacadão Savegnago Tenda Atacado FRONERI Gold Pão Supermercado Canesin Ltda. Flormel Industria de Alimentos GFS Comercio de Frutas Assaí Lagazzi Agronegócios Ltda. Casa São Lucas SENAC Ribeirão Preto CDO Companhia das Obras Bacio di Latte | Ribeirão Preto Centro Comunitário de Assistência Social Creche Alvorada CORASSOL Casinha Azul Casa do Vovô Lar dos Velhos Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira Creche Maria de Nazaré APAE Ribeirão Preto Instituto Iris de Luz Adevirp FAC Dom Bosco Instituto Crescer Cidadão OCA Cantinho do Céu AMA Creche Nave da Saudade Centro Espírita Aprendizes do Evangelho Creche Santo Antônio Centro ANN Sullivan do Brasil Ribeirão Preto Casas de Betânia Escola Sathya Sai Amostra Casa das Mangueiras GACC Lar Santa Rita de Cássia SOBERP Lar Escola da Criança 25 de Dezembro AAPSI ACERP Padre Cícero CRECEI (Espaço Veredas) Gewo Haus Lar Irmã Izolina Ong Dona Nair – Acolhimento (UAI) Creche Pingo de Leite Sociedade Espirita Obreiros do Bem Creche Vovó Meca Círculo Operário Marista Escola Social Irmão Rui Frasol Lar da Criança Caminho da Paz Casa de Emmanuel Benção de Paz RAREV CARIB – Centro de acolhimento de Ribeirão Preto Lar do Vovô Albano Sanatório Espírita Vicente de Paula Lar Padre Euclides República Caminho da Paz Programa Mãos Estendidas Santa Casa de Ribeirão Preto Hospital Imaculada Conceição Semeadores do Bem Projeto Gabi Mãos Dadas Barretos Hospital do Amor de Barretos Franca Santa Casa de Franca Guariba Associação Casa da Criança Centro Social Comunitário Educacional São Mateus Lar São Vicente de Paulo – Guariba Centro Social Comunitário Cristo Rei Jaboticabal Recanto Menina SOS Esperança Casa de Passagem Maria Santa Rosa do Viterbo Asilo São Vicente de Paulo de Sta. Rosa Instituto Acolher Sta. Rosa de Viterbo Casa da Criança Luiza Garcia Ribeiro – Sta. Rosa Serrana Associação Casa dos Velhinhos de Serrana Nova Vida Abrigo Santo André / ACAS APAE Serrana Sertãozinho Lar de Amparo a Criança Filhos de Deus Sanatório Espirita Vicente de Paula GRAAUS Albergue Noturno “Octavio de Oliveira Campos Nosso Lar Lar Escola Espirita Professor Eurípedes Barsanulfo Casa Pia São Vicente de Paulo Santa Casa de Sertãozinho |
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.