Encontros, bate-papos e apresentações investigam vivências e produções da população LGBTQIAP+, fomentando o respeito, a garantia de direitos e o acesso à saúde
Com o objetivo de desconstruir preconceitos e criar espaços de convivência e respeito às pessoas LGBTQIAP+, o Sesc São Paulo realiza, neste mês, a 5ª edição do Legítima Diferença. A programação busca conscientizar o público para a realidade social vivenciada por essa população, ainda marcada por sistemas de violências estruturais que perpassam todas as fases da vida, da infância à velhice. O projeto é realizado no mês em que é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia – 17 de maio. Nessa data, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1990, deixou de considerar a homossexualidade uma doença.
Segundo Emilia Carmineti, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, a edição deste ano visa também refletir sobre a saúde integral das pessoas LGBTQIAP+. “Pretendemos ressaltar práticas, instituições e profissionais que estejam contribuindo para processos de acolhimento, garantindo direitos básicos e construindo outras conquistas sociais no âmbito da saúde, já que, historicamente, a população LGBTQIAP+ é responsável por avanços e políticas para toda a população”. Apesar disso, pondera Emilia, essa comunidade “não tem garantidos o acesso integral à saúde, já que são constantes os relatos e pesquisas que revelam atendimentos carregados de preconceitos e tabus; a desinformação sobre demandas específicas de atendimento e acompanhamento; e a própria escassez de dados para a formulação de políticas permanentes para uma saúde ampliada, que englobe os vários aspectos da vida”.
Entre os destaques da programação, estão os bate-papos Direito à saúde: acesso e impactos da hormonização para pessoas trans, no Sesc Pompeia, e Diversa Mente – Saúde em Pauta, no Sesc Jundiaí; a vivência Atendimento Ginecológico Inclusivo a Mulheres Lésbicas, Homens Trans/Não Binaries, em São Caetano; a intervenção Batalha Dominação: Saúde para todes, no Sesc Itaquera; e os espetáculos Brenda Lee e o Palácio das Princesas, no Sesc Bom Retiro, e Manifesto Antropofágico, nas unidades de Araraquara e São Carlos.
Conheça a programação completa.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.