NESTE MÊS: PESSOAS COM MAIS DE 80 ANOS CONTAM COMO MANTÊM ROTINA ATIVA / ENTREVISTA COM MAHMOUD ABDUL-RAUF SOBRE BASQUETE E RACISMO / MOVIMENTOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA ATRAVESSAM MEMÓRIAS ANCESTRAIS / UMA CELEBRAÇÃO À VIBRANTE VIDA DE ZÉ CELSO / CONVERSAS COM CAMILA MORGADO E ALESSANDRO MARSON. LEIA MAIS!
Leia a edição de setembro/23 da Revista E na íntegra
Tem novidade na área: a mais nova edição da Revista E já está disponível! Em SETEMBRO/23, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.
A CAPA celebra a obra Masques de l’Opéra de Pékin, Facing Designs et réalité augmenté nº10, da série Self-hybridations (2014), da francesa ORLAN. Reconhecida por questionar padrões de beleza e utilizar o próprio corpo como ferramenta de arte, a artista é tema de duas programações do Sesc neste mês: a exposição inédita Tornar-se ORLAN, em cartaz no Sesc Avenida Paulista, e o livro autobiográfico ORLAN – Striptease: tudo sobre minha vida, tudo sobre minha arte (2023), lançado pelas Edições Sesc São Paulo.
A primeira REPORTAGEM da edição (Longa é a vida – LEIA AQUI) apresenta os aprendizados, alegrias, descobertas e recomeços que dão tom à rotina das pessoas com mais de 80 anos. População crescente no Brasil, octogenários, nonagenários e centenários contam quais os segredos para manter uma vida longeva, saudável e ativa. Aproveite para conhecer o Trabalho Social com Idosos, programa do Sesc São Paulo que celebra seis décadas de atuação, promovendo ações permanentes de incentivo à sociabilização e promoção de atividades de saúde e lazer.
Outra REPORTAGEM do mês (Corpo, máquina do tempo – LEIA AQUI) investiga os movimentos da dança contemporânea que atravessam existências, saberes e memórias, construindo pontes entre passado, presente e futuro. Ao evocar o ontem e vislumbrar possibilidades de amanhã em cada passo, propostas contemporâneas de dança vêm mostrando sua potência ao usar o movimento para catalisar ancestralidades. Aproveite a reportagem para conhecer um pouco mais sobre as propostas artísticas selecionadas para a 13ª edição da Bienal Sesc de Dança, que acontece neste mês, em Campinas (SP), com mais de 60 atividades em celebração à pluralidade de estéticas.
A ENTREVISTA (Bola pra frente – LEIA AQUI) convida o ex-jogador da NBA Mahmoud Abdul-Rauf para falar com a Revista E sobre o amor pelo esporte e o papel de atletas contra a discriminação social, racial e religiosa. Conhecido por corajosas manifestações políticas, Abdul-Rauf dribla o racismo e a intolerância, e segue imprimindo sua história como atleta do basquete e ativista pela equidade. Aproveite para conhecer a Semana Move, evento de incentivo à prática esportiva realizado neste mês, em todas as unidades do Sesc São Paulo, com participação de diversos esportistas, entre eles o próprio Mahmoud.
A seção BIO (Evoé, Zé! – LEIA AQUI) celebra a intensa e vibrante vida de José Celso Martinez Corrêa (1935-2023), que sai de cena deixando um legado de arte e revolução para a cultura brasileira. Referência na história das artes cênicas, o criador do Teatro Oficina foi um poeta, dramaturgo e diretor que, durante mais de cinco décadas, criou um tipo de arte que extrapola barreiras e rótulos e, agora, lega às novas gerações uma herança revolucionária de resistência. Aproveite para se aprofundar na histórica relação de Zé Celso com o Sesc São Paulo.
O ENCONTROS desta edição (Próximo capítulo – LEIA AQUI) convida Alessandro Marson, autor de novelas da Rede Globo, para uma conversa sobre como nasce uma telenovela, o que é uma obra aberta e como se dá a construção de personagens num folhetim. Além disso, Alessandro reflete sobre a importância da vilania para o fluxo narrativo e as transformações que o gênero vem sofrendo nas últimas décadas. No mês em que a TV brasileira completa 73 anos de história, Marson, que se prepara para estrear como autor de Elas por Elas, nova novela das 18h, defende que o gênero televisivo mais popular do país deve ser, ao mesmo tempo, janela e espelho da sociedade.
A matéria GRÁFICA deste mês (Artes do corpo – LEIA AQUI) propõe um passeio visual por obras de arte centradas no corpo humano como sujeito de quebra de tabus e investigação sobre feminismos e ancestralidades. A seleção das imagens parte do repertório da cubana Ana Mendieta (1948-1985) e de outras artistas cuja produção celebra a representatividade e feminismos negros, decoloniais, chicanos e ecotransfeministas. Aproveite para conhecer a exposição coletiva Ana Mendieta: Silhueta em fogo | terra abrecaminhos, em cartaz no Sesc Pompeia de 19/9 a 21/1/24.
O DEPOIMENTO de setembro (Desafio ao ordinário – LEIA AQUI) convida a atriz Camila Morgado para um bate-papo que celebra sua carreira de mais de duas décadas, marcada pela versatilidade de personagens dramáticos e cômicos, e de linguagens – como televisão, cinema e teatro. Em cartaz no Sesc Santo Amaro com A Falecida, de Nelson Rodrigues, Camila compartilha com a Revista E detalhes do seu processo criativo, além de refletir sobre os desafios de voltar aos palcos para interpretar uma das mais importantes tragédias cariocas.
EM PAUTA na edição de setembro (Uma questão de algoritmo – LEIA AQUI), artigos de dois especialistas analisam a lógica da algoritmização do mundo, refletindo sobre como esses mecanismos influenciam relações sociais, comportamentos e cognições num mundo cada vez mais conectado. O primeiro artigo, “Algoritmo: decifra-o ou devora-te”, é assinado pela pesquisadora em comunicação digital Issaaf Karhawi. Enquanto isso, o texto “Discursos racistas na web e mídias sociais” é de autoria de Tarcízio Silva, escritor do livro Racismo algorítmico – inteligência artificial e discriminação nas redes digitais (Edições Sesc São Paulo, 2022).
O INÉDITOS (O Barba – LEIA AQUI) apresenta um conto do escritor Marcelo Maluf sobre a vida morna de um homem vomitado por Deus. Para acompanhar o texto, ilustrações do artista visual Tainan Rocha.
Por fim, o ALMANAQUE (Muitos em um – LEIA AQUI) propõe ao leitor uma viagem por sabores e expressões culturais de diversas regiões do mundo sem sair da Grande São Paulo. Entre os espaços indicados, conheça a Feira Kantuta, o Museu Judaico de São Paulo, os jardins do Parque da Independência, o bairro da Liberdade e a vila de Paranapiacaba.
A Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, programe-se para se inscrever no Seminário Caleidoscópio das Ações Afirmativas, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, entre 19 e 21/9; curta os shows musicais gratuitos que as unidades da capital apresentam na tarde do feriado de 7 de setembro, como BNegão e os Seletores de Frequência, no Sesc Campo Limpo, Teresa Cristina, no Sesc Itaquera, e a banda A Lo Cubano, no Sesc Avenida Paulista; e participe da Conferência Internacional Espaços Naturalizados para as Infâncias, no Sesc Vila Mariana, a partir do dia 20/9.
A EDIÇÃO DE SETEMBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
LEIA AQUI a edição de SETEMBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.