Encontro Práticas Corporais: Sesc Vila Mariana realiza primeira edição de evento com ações de bem-estar

28/08/2024

Compartilhe:

De 30 de agosto a 1º de setembro de 2024, o Sesc Vila Mariana realiza a primeira edição do Encontro Práticas Corporais, com a temática “Elementos Naturais e a Conexão Humana com a Terra”. O evento propõe uma programação rica em atividades voltadas para o bem-estar físico, mental e espiritual, por meio do enraizamento nas práticas corporais.

Durante três dias, serão oferecidas aulas gratuitas de práticas como Qi Gong, yoga, Tai Chi Chuan e dança coco, todas enfatizando a conexão com o elemento Terra e suas influências culturais, além de palestras e vivências, incluindo a criação de uma Mandala de Areia por monges tibetanos, abordando temas de paz e cura, com a participação especial dos monges do Monastério Drepung Loseling em “As Artes Místicas do Tibete”.  As atividades são abertas ao público geral e acontecem em diversos espaços da unidade. Se prepare para um fim de semana de movimento e conexão!

bate-papo
Elemento terra nas práticas corporais
Com Sthefferson Lima, Maria Lucia Lee e Celina Toledo
Mediação de Noedy Urbani

Um bate-papo que reúne três especialistas renomados: Sthefferson Lima, Maria Lucia Lee e Celina Toledo. Neste encontro, os participantes mergulharão no universo das práticas corporais, explorando como o elemento Terra se manifesta em diferentes abordagens, como flow, yoga dança e técnicas de respiração. Os palestrantes compartilharão suas experiências e perspectivas únicas sobre como a conexão com a Terra pode enriquecer nossa jornada de autocuidado e bem-estar.
30/8 . Sexta . 19h às 21h
Sala Corpo & Artes (6° andar, Torre B)
16 anos. Grátis.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.

aula aberta
Práticas Corporais Chinesas – Qi Gong
Com Maria Lúcia Lee e Sandra Ribeiro
Aula aberta da prática chinesa Qi Gong, que tem como objetivo estimular a disposição física, os movimentos conscientes e a concentração através de técnicas milenares, com Maria Lúcia Lee. Um novo olhar para diferentes práticas chinesas milenares que visam trabalho do equilíbrio físico, emocional e a calma mental, porque todo o tempo a atenção está focada na respiração, na precisão dos movimentos meditação e atenção no próprio corpo.
31/8. Sábado, 10h30 às 11h30
Praça de Eventos
12 anos. Grátis.

aula aberta
Flow e Neuroplasticidade do Movimento
Com Celina Toledo
A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar. Essa competência está presente nas células nervosas e permite que todo o sistema nervoso consiga se adaptar a determinadas situações, como traumas e lesões. Essa capacidade de adaptação e transformação está conectada com praticas como o Flow ou Vinyasa, um estilo intenso de Yoga. A prática acontece por meio de sequências de posturas, conectadas pela respiração. Seu diferencial está na pouca permanência nas posições e na meditação por meio do movimento.
31/8. Sábado. 14h às 15h
Sala Corpo & Artes (6º andar, Torre B)
Livre. Grátis.

aula aberta
Enraizar- se: A influência da cultura amazônica e nordestina na prática
Com Sthefferson Lima

Atividade com Sthefferson, pesquisador que realiza projetos de imersão na região da Amazônia e do Nordeste, para trazer nossa cultura associada à prática do Yoga. Essa prática vem com o objetivo de desmistificar conceitos tradicionalmente orientais e africanos e valorizar a cultura brasileira e da América. A atividade contará com roda de conversa sobre conceitos, abordagens filosóficas e informações sobre o processo de imersão do pesquisador na região Amazônica, juntamente com a prática do Yoga – Vinyasa e técnicas de dança.

31/8- Sábado.16h às 17h
1/9- Domingo. 10h30 às 11h30
Praça de eventos
Livre. Grátis.

Aula aberta
Saudação à Lua
Com educadores em atividades físico esportivas
Saudação à Lua tem origem nas práticas tradicionais de Yoga na Índia. Antigamente, os iogues praticavam a Saudação Lua para honrar e se conectar com a energia da lua por acreditar-se ter uma influência calmante e feminina. A sequência consiste em uma série de movimentos suaves e fluidos que imitam as fases da lua, cada postura tem sua própria importância e propósito.
31/8. Sábado, 20h às 21h
Solarium (Cobertura, Torre B)
Livre. Grátis.
Retirada de senhas com 30 minutos de antecedência
.

aula aberta
Amanhecer
Com educadores em atividades físico esportivas
Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial chinesa que combina movimentos suaves e fluidos com técnicas de respiração profunda e meditação. Essa aula aberta tem o intuito de relacionar as energias dos primeiros raios de sol com os benefícios dessa prática para a saúde física, mental e emocional. Além de fazer com que o indivíduo crie uma relação de estar conectado com o ambiente, sua terra, e o movimento que está realizando.
1/9. Domingo. 8h às 9h
Praça Externa
Livre. Grátis

aula aberta
Dança coco: A conexão profunda com a terra
Com Andrea Soares
Andrea Soares tem vasta experiência e conhecimento em dancas relacionadas a tradicionais movimentos do nordeste, danças litorâneas e tradições africanas. A proposta é uma aula onde façamos um resgate de diferentes movimentos das aldeias e quilombos e a relação com o elemento terra
1/9. Domingo. 15h às 16h
Sala Corpo & Artes (6º andar, Torre B)
Livre. Grátis.

vivência
Arte Sagrada da Mandala de Areia – Mandala do Buda da Compaixão: Avalokiteshvara
MANDALA, do sânscrito “essência”, são círculos usados na prática espiritual. As mandalas tibetanas, feitas de areia, fortalecem corpo, fala e mente, além de beneficiar o ambiente. Cada detalhe é significativo, com cores e desenhos baseados em ensinamentos budistas para contrabalançar emoções negativas. Logo que o artista termina sua obra, há uma pequena cerimônia para desmanchá-la. Há mais de 30 anos, os monges do Monastério Drepung Loseling encantam o mundo com “As Artes Místicas do Tibete”. De Carnegie Hall ao Lincoln Center, do National Mall em Washington, D.C., ao Symphony Space na Broadway, NY, sua música ressoou em locais emblemáticos. A Sagrada Mandala de Areia foi meticulosamente criada em museus e centros de arte, do American Museum of Natural History em Nova York ao Victoria and Albert Museum em Londres. Universidades e festivais nos Estados Unidos também testemunharam sua arte. Recentemente, seu impacto ganhou destaque no episódio 7 da terceira temporada de House of Cards, da Netflix.

30/8 . Sexta : 10h às 16h30
31/8. Sábado . 10h às 16h30
1/9 – Domingo . 10h às 15h
Atrium (1° andar Torre A)
Livre. Grátis.
Sujeito à lotação do espaço.

vivência
Meditação com Cânticos Multifônicos – Vocalização
Com monges do Monastério Drepung Loseling
Os monges do Monastério Drepung Loseling são especialmente renomados por seus cânticos multifônicos e únicos. A performance musical dos sagrados cânticos tibetanos será apresentada com a temática de Paz e Cura, onde as pessoas podem aproveitar um momento de meditação e reflexão para alcançar um estado de paz profunda.

31/8 – Sábado, 17h30 às 19h
Praça de Eventos
Livre. Grátis.

Palestra
Por Que Precisamos Uns dos Outros?
As Artes Místicas do Tibete
Com Monges Geshe Ngawang
Há mais de 30 anos, os monges do Monastério Drepung Loseling encantam o mundo com “As Artes Místicas do Tibete”. A Sagrada Mandala de Areia sempre traz um significado único para o local que será construida. Com a temática “Mandala do Buda da Compaixão: Avalokiteshvara”, os monges também realizam uma palestra sobre a reflexão “Por Que Precisamos Uns dos Outros?”. Nesta atividade guiada pelos monges, também teremos o elemento da meditação e compreensão de ensinamentos tibetanos valiosos para toda sociedade.
1/9. Domingo • 16h às 17h30
Praça de eventos
Livre. Grátis.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.