Espetáculo infantojuvenil no Sesc Consolação:  “Joana e o Príncipe Silencioso”

22/05/2024

Compartilhe:

A peça celebra a tradição oral e o poder das histórias, conectando gerações por meio da arte e da fantasia.

O Espetáculo é um jogo de histórias dentro de histórias. Duas Andarilhas contam a aventura de Joana – uma jovem de um reino distante – que aceita o grande desafio de tirar o Príncipe de seu profundo silêncio, algo que nenhuma pessoa daquele lugar conseguiu. Para ajudar a enfrentar este problema Joana recebe de sua Avó saberes em forma de histórias. Então, enche sua mala com lembranças, contos e fantasias e parte decidida a fazer o Príncipe falar, e libertar o reino daquela profunda tristeza.

Joana e o Príncipe Silencioso
Foto: Beto Amorim

Com o grupo As Meninas do Conto e direção de Eric Nowinski, a peça é uma experiência de narração de história, fantasia e tradição oral. Inspirada em uma história contada durante um Encontro Internacional de Contadores de Histórias, a peça nasceu do desejo de Simone Grande de transformar essa narrativa em uma peça de teatro. Impactada pela figura da avó, que transmite sua sabedoria à neta através de histórias, Simone, ao lado de Paulo Rogério Lopes, escreveu a dramaturgia, incorporando temas que os “contaminaram” ao longo do processo, como o silêncio da pandemia, guerras mundo afora e questões migratórias, refletindo sobre como esses eventos afetam crianças e jovens.

Desta convergência surgiu o desejo de criar uma obra que falasse com crianças de todas as idades sobre a importância das histórias na resolução dos mistérios da vida e seu poder de cura. Histórias que embalassem as pessoas com seres fantásticos, reis, princesas e animais falantes, que dizem coisas que não poderiam ser ditas de outra maneira.

“E nos perguntávamos: como resgatar a humanidade nas pessoas? Como ter um mundo mais pacífico e justo? E a resposta, para nós, veio através da arte e da história de Joana e o Príncipe Silencioso”, relata Simone.

“Joana e o Príncipe Silencioso” se passa em um reino distante, onde a jovem Joana se lança em uma aventura extraordinária: a missão de tirar o Príncipe de seu profundo silêncio, algo que nenhuma outra pessoa conseguiu. Para isso, recebe de sua avó saberes em forma de histórias, que ao serem recontadas, irão propor enigmas que servirão como estímulo para tirar o Príncipe de seu silencio, e quebrar o encanto que aprisiona o reino em tristeza.

Para Simone, esta peça é um tributo ao poder da oralidade na construção e fortalecimento de uma coletividade onde, se as vivências, fantasias e tradições não forem compartilhadas e recriadas, acabarão se perdendo em um mundo cada vez mais separado e silencioso.

Inspiradas em romances ibéricos medievais, as músicas do espetáculo foram criadas a partir da ideia de que uma melodia do passado pode ser fio potente condutor da memória. Nesse sentido, a diretora musical Renata Mattar, em colaboração da musicista e atriz Helena Castro, criou uma trilha especial para o espetáculo.

A cenógrafa e figurinista Telumi Hellen, por sua vez, criou uma ambientação que abraça memórias e mistérios, inspirada na brasilidade da literatura de cordel. Os figurinos, com camadas de tecidos, bordados e rendas, evocam uma poesia visual atemporal, repleta de detalhes coloridos e memórias ancestrais.

O espetáculo “Joana e o Príncipe Silencioso” é um convite ao público mergulhar na magia das histórias orais, conectando gerações através da arte e da fantasia. 

As Meninas do Conto

Como Tudo Começou…

Há 28 anos o grupo As Meninas do Conto se dedica a narrar histórias para crianças e adultos, se apoiando nas palavras e na busca de maneiras de dizê-las e materializá-las na cena. Ao longo deste tempo o grupo criou uma trajetória muito consistente tendo a palavra como o centro de seu fazer artístico na busca de um teatro que esteja em contato permanente com as pessoas, criando sua poética a partir do encontro de várias linguagens: a narração de histórias, os contos, a música e o teatro. 

Fundado por Simone Grande, mantém a premissa de ter em cena somente atrizes garantindo a presença e o fazer por mulheres. Além dos espetáculos teatrais, apresenta-se com vasto repertório de histórias em eventos no Brasil e no exterior, além de publicações e edições de alguns dos textos encenados, em livros, Cd, Podcast e documentários. 

Ao longo deste tempo, realiza um trabalho de excelência artística, com pesquisa e produção voltadas para crianças e adultos. O grupo é reconhecido por diversos prêmios, tornando-se referência na arte de Contar Histórias.

Serviço:

Estreia do espetáculo “Joana e o Príncipe Silencioso
Com o Grupo As Meninas do Conto
Quando: 25 de maio a 20 de julho de 2024. Sábados, às 11h. Exceto dia 8/6. Feriado, 30 de maio, quinta, às 11h.
Onde: Teatro Anchieta
Duração: 60 minutos.
Classificação: a partir de 8 anos.
Ingressos aqui

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.