Um lugar, infinitos encontros e muitas trocas de saberes. Como o próprio nome já prenuncia, o Espaço de Tecnologias e Artes – conhecido pela sonora sigla ETA – integra um programa do Sesc São Paulo que conta com uma sala equipada e uma equipe de educadoras e educadores que orientam atividades educativas nos universos das artes visuais, principalmente, e das tecnologias – digitais, analógicas, sociais e ancestrais.
Os ambientes dos ETAs são salas completamente recombináveis, prontas para acolher cursos, oficinas e palestras de diversas áreas e linguagens, assim como residências, performances e vivências, sessões de vídeo e pequenas montagens expográficas.
Além disso, os Espaços de Tecnologias e Artes possuem equipamentos para o uso experimental durante atividades didáticas em diversas linguagens: computadores, mesas digitalizadoras e tablets; máquinas de costura, materiais para desenho, pintura, ferramentas para práticas de gravura, cerâmica e escultura; instrumentos para marcenaria e técnicas construtivas em geral, incluindo máquinas de fabricação digital, como impressora 3D, cortadora a laser e CNC; há, ainda, componentes relacionados à eletrônica e hardware, como Arduino e Raspberry Pi.
Nem todo mundo tem acesso a esses equipamentos tão diversos e específicos em casa. Então, o ETA está lá para quem quer uma experiência nova, descobrir um hobby, desenvolver um projeto ou aperfeiçoar uma habilidade.
Todos esses materiais, ferramentas e equipamentos são utilizados em atividades que acontecem o ano inteiro, para públicos de todas as idades. Quer exemplos? É comum encontrar nos ETAs cursos e oficinas de bordado, estamparia, edição de vídeo, fotografia analógica, marchetaria, cianotipia, vivências de jogos de tabuleiro, fabricação digital de brinquedos – e muitos ETAs contam ainda com horários em que funcionam como ateliês abertos para práticas de marcenaria e costura. O horizonte é imenso!
Você pode consultar, a qualquer tempo, a programação completa e atual em nosso portal: sescsp.org.br/tecnologias-e-artes.
Programações que necessitam de inscrições podem ser encontradas também no aplicativo Credencial Sesc SP e na Central de Relacionamento Sesc SP.
Outros canais disponíveis são os perfis das unidades nas redes sociais, os guias digitais de programação oferecidos pelas unidades do Sesc no interior e litoral, e o guia impresso Em Cartaz, que dá conta das unidades na capital e zona metropolitana de São Paulo.
Há atividades livres e gratuitas para todos os públicos, outras voltadas especialmente a participantes de outros programas do Sesc, como o Curumim ou Trabalho Social com Idosos, há oficinas com inscrições prévias, no local da atividade, e ainda cursos que requerem inscrição pela Credencial Sesc SP.
É importante sempre verificar a indicação de público na descrição da própria atividade.
Os ETAs têm sua origem em um outro programa conhecido de quem já frequenta as unidades do Sesc há algum tempo; criado em 2001, o Internet Livre concedia ao público acesso à internet e promovia a alfabetização digital. Em 2015, o programa passou a se chamar Tecnologias e Artes e teve sua proposta recriada. Naquele ano foi inaugurado o primeiro ETA, no Sesc Jundiaí.
Clique e mergulhe nessa história: Da Internet Livre ao Espaço de Tecnologias e Artes.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.