Experimentos com renda Nhanduti

26/03/2025

Compartilhe:

A renda Nhanduti é um tipo de bordado artesanal tradicional do Paraguai, cujo nome significa “teia de aranha” em guarani, uma referência à sua aparência delicada e intrincada.

Feita à mão sobre uma base de tecido que é posteriormente retirada, essa renda se caracteriza por seus padrões geométricos e florais, com fios finos formando composições simétricas e rendilhadas.

As peças podem ser monocromáticas ou apresentar combinações vibrantes de cores, destacando a riqueza cultural e a habilidade dos artesãos. Utilizada em vestuário, acessórios e decoração, a renda Nhanduti representa um símbolo da identidade do artesanato latino-americano.

Nos dias 26 e 27/4, a oficina e a vivência gratuitas serão conduzidas pelos artesãos do Espaço do Artesanato de Socorro, um Centro Cultural dedicado à valorização e preservação das tradições artesanais da cidade. Esse ofício foi, na década de 1950, uma importante fonte de renda para a comunidade de Socorro e, hoje, o Espaço do Artesanato mantém viva essa herança, oferecendo oficinas com artesãs anciãs que transmitem a técnica para as novas gerações e promovem a preservação cultural. Socorro é uma cidade reconhecida pelo turismo de aventura e pelas belezas da Serra da Mantiqueira, integrando sua rica cultura local ao ecoturismo.

Confira mais informações:

oficina | Experimentos com renda Nhnaduti
Dias 26 e 27/4, sábado e domingo, das 11h às 13h.
Grátis | Vagas limitadas | Sujeito à lotação do espaço

vivência | Renda Sol, Tenerife ou Ñanduti: rendas e lendas latinas
Dias 26 e 27/4, sábado e domingo, das 14h30 às 16h30.
Grátis | Vagas limitadas | Sujeito à lotação do espaço

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.