Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, em cartaz no Sesc Franca. Foto: Matheus José Maria
[atualização em 17 de abril de 2025]
Obras de mais de cem artistas dialogam com a história do país, reescrita (mas ainda não reparada). Retratos de pessoas negras de variadas idades e fazeres povoam um espaço expositivo – e o imaginário coletivo – com símbolos de poder e dignidade, expressos em suas roupas e em seu caminhar. A contribuição de mulheres na arte e na ciência ao longo dos séculos, tantas vezes invisibilizada. São tantos os universos que você pode adentrar e conhecer! E todos esses exemplos são recortes de técnicas que estão, atualmente, em cartaz em diferentes exposições nas unidades do Sesc São Paulo.
Visitar uma exposição de arte no Sesc SP é para todo mundo: as visitas são gratuitas e livres para todos os grupos. E elas contam, ainda, com equipes educativas que podem tanto atender a visitas espontâneas, como também a grupos agendados. Há também diferentes recursos de acessibilidade disponíveis em cada montagem nas unidades.
E aí, que história você vai conhecer esse mês?
Neste artigo, listamos pra você as exposições atualmente em cartaz nas unidades do Sesc SP — é só se programar e ir!
Concebida pela artista visual Stela Barbieri, a exposição Pausa propõe uma experiência imersiva em obras de grande escala, construídas em materiais diversos. As esculturas habitáveis ocupam o térreo do Sesc 14 Bis, criando espaços que convidam o público a entrar, permanecer e experimentar um outro ritmo. Dentro delas, é possível descansar, conversar, relaxar e refletir sobre a importância das pausas, do ócio e do tempo na construção das subjetividades e relações humanas. Em um mundo acelerado, Pausa é um convite para ressignificar a relação com o tempo, valorizando momentos de respiro e presença.
Sesc 14 Bis
R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo
De 26 de março a 3 de agosto de 2025.
Terça a sábado, 10h30 às 20h30; domingos e feriados, 10h30 às 18h30
Exposição concebida como um show audiovisual pela dupla de artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca especialmente para o Sesc Avenida Paulista. Com curadoria geral de Clarissa Diniz e curadoria de acessibilidade e coordenação do projeto educativo pelo coletivo alingua, a mostra parte de uma reflexão sobre as políticas do olhar e as práticas de espelhamento presentes em Swinguerra (2019) e One Hundred Steps (Cem Degraus, 2020).
Sesc Avenida Paulista
Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo, SP
De 20 de fevereiro a 3 de agosto de 2025.
Terça a sexta, 10h às 21h30; sábado, 10h às 19h30; domingo e feriados, 10h às 18h30
• Acessibilidade: Libras, legendas, audiodescrição e recursos táteis.
A partir da observação da unidade como um campo aberto e o convívio entre diferentes públicos e usos dos espaços, Daniela Avelar, Fabio Morais e Lívia Aquino propõem intervenções que convidam visitantes a novos olhares para o lugar. As obras foram instaladas em meio à circulação cotidiana e integram-se à paisagem, em textos e palavras que acionam outros significados na arquitetura e na convivência.
Os trabalhos expostos lembram que as palavras podem sugerir novos usos, funções e criar outras camadas de reflexões. Desabamento de textos é uma escrita nas coisas e no espaço físico, desabando a ideia de que o lugar da palavra é somente a página, o livro, a tela.
Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo
Até 28 de novembro de 2025.
Terça a sexta, 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 19h
Uma ambientação no foyer do CineSesc para florestar o olhar do público antes ou depois das exibições. A proposta parte do cinema analógico e volta-se para o aspecto artesanal no fazer cinematográfico: da materialidade das películas aos desenhos e recortes sequenciais em papel que dão a ilusão de movimento.
CineSesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo, SP
Até 17 de julho de 2025
Segunda a domingo, das 13h15 às 22h
Exposição inédita do artista Antoni Muntadas (Barcelona, 1942), “Lugar Público” convida os públicos a uma reflexão sobre os limites e as transformações dos espaços compartilhados. Em um cenário de crescente privatização e vigilância, a exposição ocupa a Área de Convivência do Sesc Pompeia para questionar as transformações urbanas, como a destituição do espaço público e a primazia cada vez maior desses ambientes pelo poder privado do capital, e o direito ao acesso aos espaços coletivos, cada vez mais escassos.
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo, SP
Até 10 de agosto de 2025
Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.
O projeto Ofício, relacionado às Oficinas de Criatividade, recebe a exposição Eixo Terra, de Sallisa Rosa, e nos convida a sentir a terra como memória tátil, como corpo. Acionando temas como ancestralidade e território, podemos nos perguntar: quais são as intervenções que os corpos humanos têm feito com o corpo-Terra?
Ao apresentar artistas significativas no contexto contemporâneo, como é o caso de Sallisa, o Sesc valoriza o trabalho de criação, e propõe dar visibilidade a esses processos como convite para aproximações com materialidades diversas, intersecções incontornáveis e experiências de convivência em que tanto arte quanto pessoas se deixem afetar e expandir.
Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo, SP
Até 13 de julho de 2025
Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.
• Acessibilidade: audiodescrição, recursos táteis e texto ampliado.
A exposição destaca o vínculo e as relações artísticas, sociais e culturais de Luiz Sacilotto com a cidade. Organizada por núcleos, traz trabalhos de Sacilotto como eixos temáticos que orientam o conjunto de documentos reunidos e apresentados ao público em diferentes suportes, passando por seus processos e por sua vida artística e pessoal. Curadoria de Reinaldo Botelho e produção pela Cy Museum.
Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André, SP
Até 27 de julho de 2025
Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30
A exposição apresenta a pintura da artista plástica carioca Marcela Cantuária como ferramenta contemporânea para explorar temas como machismo e a subjugação de grupos vulneráveis, valorizando técnicas e processos criativos que reforçam esses diálogos.
Sesc Birigui
Rua Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier, Birigui, SP
Até 27 de abril de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 18h
• Agendamento de grupos: escreva para agendamento.birigui@sescsp.org.br
Exposição realizada em parceria com o Instituto Inhotim e o Ipeafro, focada na vida e obra de Abdias Nascimento. Nascido em Franca, Abdias foi descrito como o mais completo intelectual e representante de cultura afro-brasileira do século 20.
Sesc Franca
Av. Alonso Y Alonso, 3071 – Prolongamento Jardim Paulista, Franca, SP
Até 29 de junho de 2025
Terça a sexta, 9h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
• Acessibilidade: Audioguia, Audiodescrição, Recursos Táteis, Braile e Tradução em Videolibras
Na parede de acesso à comedoria, Simone Castro apresenta sua intervenção artística intitulada “Doodles Encantados – O poder da arte livre”.
Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba, SP
Até 31 de maio de 2025
Terça a sexta, 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30
A MAJ – Mostra de Arte da Juventude, chega a sua 31ª edição. Ao longo de toda sua trajetória cedeu espaço para experimentações, criou possibilidades de trocas formais e conceituais e colocou o interior no mapa das artes visuais. Ao ganhar notoriedade nacional, coloca luz à produção artística jovem contemporânea. Nas plurais poéticas abarcadas nesta edição destaca-se uma sensível reflexão sobre o contexto brasileiro contemporâneo.
Curadoria: Camila Fontenele e Tiago Gualberto
Sesc Ribeirão Preto
Rua Tibiriça, 50 – Centro, Ribeirão Preto, SP
Até 8 de junho de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, 9h30 às 18h
Com curadoria de Célia Tupinambá, Juliana Gontijo, Augustin de Tugny, Benjamin Seroussi e Juliana Caffé, a mostra é fundamentada na minuciosa pesquisa e no resgate dos mantos tupinambás realizados por Glicéria “Célia” Tupinambá, e apresenta uma coletânea de obras de doze artistas, incluindo parte dos trabalhos de Célia. O destaque é para a peça da qual surge a proposta conceitual do projeto: um exemplar do Manto Tupinambá, confeccionado pela indígena artista e pela comunidade Tupinambá de Olivença (BA).
Sesc Rio Preto
Av. Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal – São José do Rio Preto, SP
De 9 de abril a 26 de outubro de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, 10h30 às 18h30
• Acessibilidade: audiodescrição, braille, recursos táteis, texto ampliado, tradução em Libras
Retratistas do Morro celebra a vida pulsante no cotidiano das pessoas moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A exposição reúne retratos de formatura, casamentos, bailes black, aniversários e tantas outras cenas que ressoam com facilidade nas memórias pessoais e experiências da classe trabalhadora. A partir do trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes ao longo das décadas de 1960 a 1990, a mostra busca construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras.
Curadoria do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha.
Sesc São José dos Campos
Avenida Dr. Ademar de Barros, 999 – Jardim Sao Dimas, São José dos Campos, SP
Até 20 de junho de 2025
Terça a sexta, 8h às 21h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h30
• Agendamento de grupos: agendamento.sjcampos@sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.