Conheça as exposições em cartaz no Sesc São Paulo

16/02/2024

Compartilhe:

Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, em cartaz no Sesc Franca. Foto: Matheus José Maria

[atualização em 17 de abril de 2025]

Obras de mais de cem artistas dialogam com a história do país, reescrita (mas ainda não reparada). Retratos de pessoas negras de variadas idades e fazeres povoam um espaço expositivo – e o imaginário coletivo – com símbolos de poder e dignidade, expressos em suas roupas e em seu caminhar. A contribuição de mulheres na arte e na ciência ao longo dos séculos, tantas vezes invisibilizada. São tantos os universos que você pode adentrar e conhecer! E todos esses exemplos são recortes de técnicas que estão, atualmente, em cartaz em diferentes exposições nas unidades do Sesc São Paulo. 

Visitar uma exposição de arte no Sesc SP é para todo mundo: as visitas são gratuitas e livres para todos os grupos. E elas contam, ainda, com equipes educativas que podem tanto atender a visitas espontâneas, como também a grupos agendados. Há também diferentes recursos de acessibilidade disponíveis em cada montagem nas unidades.  

E aí, que história você vai conhecer esse mês?

Neste artigo, listamos pra você as exposições atualmente em cartaz nas unidades do Sesc SP — é só se programar e ir!

CAPITAL E ZONA METROPOLITANA

INTERIOR E LITORAL


Pausa

A imagem mostra espaço expositivo que apresenta uma instalação imersiva composta por uma grande estrutura circular feita de fios vermelhos com pequenos elementos pendurados. Dentro dessa estrutura, há cadeiras de balanço de madeira no chão. Ao lado, um painel curvo vermelho com o título "pausa" exibe textos explicativos iluminados por luminárias. O piso de mármore brilhante reflete os elementos da exposição. No fundo, grandes janelas permitem a entrada de luz natural e revelam uma área externa arborizada.
Foto: Matheus José Maria

Concebida pela artista visual Stela Barbieri, a exposição Pausa propõe uma experiência imersiva em obras de grande escala, construídas em materiais diversos. As esculturas habitáveis ocupam o térreo do Sesc 14 Bis, criando espaços que convidam o público a entrar, permanecer e experimentar um outro ritmo. Dentro delas, é possível descansar, conversar, relaxar e refletir sobre a importância das pausas, do ócio e do tempo na construção das subjetividades e relações humanas. Em um mundo acelerado, Pausa é um convite para ressignificar a relação com o tempo, valorizando momentos de respiro e presença.

Sesc 14 Bis
R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo
De 26 de março a 3 de agosto de 2025.
Terça a sábado, 10h30 às 20h30; domingos e feriados, 10h30 às 18h30


Espelho do Poder

Espelho do Poder – Exposição de Barbara Wagner & Benjamin de Burca

Exposição concebida como um show audiovisual pela dupla de artistas Bárbara Wagner & Benjamin de Burca especialmente para o Sesc Avenida Paulista. Com curadoria geral de Clarissa Diniz e curadoria de acessibilidade e coordenação do projeto educativo pelo coletivo alingua, a mostra parte de uma reflexão sobre as políticas do olhar e as práticas de espelhamento presentes em Swinguerra (2019) e One Hundred Steps (Cem Degraus, 2020).

Sesc Avenida Paulista
Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo, SP
De 20 de fevereiro a 3 de agosto de 2025.
Terça a sexta, 10h às 21h30; sábado, 10h às 19h30; domingo e feriados, 10h às 18h30
• Acessibilidade: Libras, legendas, audiodescrição e recursos táteis.


Desabamento de Textos

Desabamento de Textos
Foto: Divulgação

A partir da observação da unidade como um campo aberto e o convívio entre diferentes públicos e usos dos espaços, Daniela Avelar, Fabio Morais e Lívia Aquino propõem intervenções que convidam visitantes a novos olhares para o lugar. As obras foram instaladas em meio à circulação cotidiana e integram-se à paisagem, em textos e palavras que acionam outros significados na arquitetura e na convivência.

Os trabalhos expostos lembram que as palavras podem sugerir novos usos, funções e criar outras camadas de reflexões. Desabamento de textos é uma escrita nas coisas e no espaço físico, desabando a ideia de que o lugar da palavra é somente a página, o livro, a tela.

Sesc Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo
Até 28 de novembro de 2025.
Terça a sexta, 12h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 19h


Cinema em Papel

Fotografia mostra o personagem Zé do Caixão retratado em uma arte de recorte de papel. O fundo é espelhado e dá sensação de infinito.
O personagem Zé do Caixão retratado em uma das obras na ambientação. Foto: Mariana Lins

Uma ambientação no foyer do CineSesc para florestar o olhar do público antes ou depois das exibições. A proposta parte do cinema analógico e volta-se para o aspecto artesanal no fazer cinematográfico: da materialidade das películas aos desenhos e recortes sequenciais em papel que dão a ilusão de movimento.

CineSesc
Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo, SP
Até 17 de julho de 2025
Segunda a domingo, das 13h15 às 22h


Lugar Público

Muntadas

Exposição inédita do artista Antoni Muntadas (Barcelona, 1942), “Lugar Público” convida os públicos a uma reflexão sobre os limites e as transformações dos espaços compartilhados. Em um cenário de crescente privatização e vigilância, a exposição ocupa a Área de Convivência do Sesc Pompeia para questionar as transformações urbanas, como a destituição do espaço público e a primazia cada vez maior desses ambientes pelo poder privado do capital, e o direito ao acesso aos espaços coletivos, cada vez mais escassos.

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo, SP
Até 10 de agosto de 2025
Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.

Ofício: Barro – Salissa Rosa: Eixo Terra

Os caminhos das linguagens da cerâmica, exploradas em temas comuns nas práticas do fazer artístico de Salissa Rosa (Foto: Petala Lopes)

O projeto Ofício, relacionado às Oficinas de Criatividade, recebe a exposição Eixo Terra, de Sallisa Rosa, e nos convida a sentir a terra como memória tátil, como corpo. Acionando temas como ancestralidade e território, podemos nos perguntar: quais são as intervenções que os corpos humanos têm feito com o corpo-Terra?

Ao apresentar artistas significativas no contexto contemporâneo, como é o caso de Sallisa, o Sesc valoriza o trabalho de criação, e propõe dar visibilidade a esses processos como convite para aproximações com materialidades diversas, intersecções incontornáveis e experiências de convivência em que tanto arte quanto pessoas se deixem afetar e expandir.

Sesc Pompeia
Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo, SP
Até 13 de julho de 2025
Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.
• Acessibilidade: audiodescrição, recursos táteis e texto ampliado.


Sacilotto BioGráfico

Sacilotto BioGrafico
Luiz Sacilotto. Foto: Divulgação.

A exposição destaca o vínculo e as relações artísticas, sociais e culturais de Luiz Sacilotto com a cidade. Organizada por núcleos, traz trabalhos de Sacilotto como eixos temáticos que orientam o conjunto de documentos reunidos e apresentados ao público em diferentes suportes, passando por seus processos e por sua vida artística e pessoal. Curadoria de Reinaldo Botelho e produção pela Cy Museum.

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André, SP
Até 27 de julho de 2025
Terça a sexta, das 10h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30


Marcela Cantuária: Propostas de reencantamento

Fotografia mostra uma mulher jovem, de longos cabelos castanhos e óculos de moldura transparente, junto de uma grande pintura multicolorida que retrata diversas mulheres.
A artista Marcela Cantuária junto de sua obra na montagem da exposição no Sesc Pompeia, em 2022. Foto: Léu Britto

A exposição apresenta a pintura da artista plástica carioca Marcela Cantuária como ferramenta contemporânea para explorar temas como machismo e a subjugação de grupos vulneráveis, valorizando técnicas e processos criativos que reforçam esses diálogos.

Sesc Birigui
Rua Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier, Birigui, SP
Até 27 de abril de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 18h
• Agendamento de grupos: escreva para agendamento.birigui@sescsp.org.br


Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista

Imagem mostra trecho de uma pintura que tem ao centro uma máscara negra, com olhos, sobrancelha, nariz e boca. Sobre sua testa, uma forma solar. Ao redor, grafismos simétricos em marrom, laranja, amarelo, verde, preto e azuis.
Trecho da obra “Máscara Ancestral” (1988), de Abdias Nascimento. Acervo Museu de Arte Negra – Ipeafro.

Exposição realizada em parceria com o Instituto Inhotim e o Ipeafro, focada na vida e obra de Abdias Nascimento. Nascido em Franca, Abdias foi descrito como o mais completo intelectual e representante de cultura afro-brasileira do século 20. 

Sesc Franca
Av. Alonso Y Alonso, 3071 – Prolongamento Jardim Paulista, Franca, SP
Até 29 de junho de 2025
Terça a sexta, 9h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
• Acessibilidade: Audioguia, Audiodescrição, Recursos Táteis, Braile e Tradução em Videolibras


Entre Paredes – Muralismo em Doodles

Entre Paredes - Muralismo em Doodles
Foto: André Romani

Na parede de acesso à comedoria, Simone Castro apresenta sua intervenção artística intitulada “Doodles Encantados – O poder da arte livre”.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba, SP
Até 31 de maio de 2025
Terça a sexta, 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30


31ª Mostra de Arte da Juventude

Foto: Vinicius Barros
Menino em frente a uma obra da exposição. Foto: Vinicius Barros.

A MAJ – Mostra de Arte da Juventude, chega a sua 31ª edição. Ao longo de toda sua trajetória cedeu espaço para experimentações, criou possibilidades de trocas formais e conceituais e colocou o interior no mapa das artes visuais. Ao ganhar notoriedade nacional, coloca luz à produção artística jovem contemporânea. Nas plurais poéticas abarcadas nesta edição destaca-se uma sensível reflexão sobre o contexto brasileiro contemporâneo.

Curadoria: Camila Fontenele e Tiago Gualberto

Sesc Ribeirão Preto
Rua Tibiriça, 50 – Centro, Ribeirão Preto, SP
Até 8 de junho de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, 9h30 às 18h


ASSOJABA TUPINAMBÁ UMBEUMBESÀWA: o manto tupinambá conta e canta a história

Com curadoria de Célia Tupinambá, Juliana Gontijo, Augustin de Tugny, Benjamin Seroussi e Juliana Caffé, a mostra é fundamentada na minuciosa pesquisa e no resgate dos mantos tupinambás realizados por Glicéria “Célia” Tupinambá, e apresenta uma coletânea de obras de doze artistas, incluindo parte dos trabalhos de Célia. O destaque é para a peça da qual surge a proposta conceitual do projeto: um exemplar do Manto Tupinambá, confeccionado pela indígena artista e pela comunidade Tupinambá de Olivença (BA).

Sesc Rio Preto
Av. Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal – São José do Rio Preto, SP
De 9 de abril a 26 de outubro de 2025
Terça a sexta, 13h às 21h30; sábado, domingo e feriados, 10h30 às 18h30
• Acessibilidade: audiodescrição, braille, recursos táteis, texto ampliado, tradução em Libras


Retratistas do Morro

Montagem mostra três crianças pequenas, duas meninas e um menino, todos negros, segurando diplomas nas mãos e vestido becas de formatura da pré-escola.
Montagem mostra três retratos de crianças vestidas com becas em suas formaturas na pré-escola, obras presentes na exposição “Retratistas do Morro”. Foto: Bruna Damasceno

Retratistas do Morro celebra a vida pulsante no cotidiano das pessoas moradoras do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A exposição reúne retratos de formatura, casamentos, bailes black, aniversários e tantas outras cenas que ressoam com facilidade nas memórias pessoais e experiências da classe trabalhadora. A partir do trabalho dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes ao longo das décadas de 1960 a 1990, a mostra busca construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras.
Curadoria do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha. 

Sesc São José dos Campos
Avenida Dr. Ademar de Barros, 999 – Jardim Sao Dimas, São José dos Campos, SP
Até 20 de junho de 2025
Terça a sexta, 8h às 21h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h30
• Agendamento de grupos: agendamento.sjcampos@sescsp.org.br

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.