O Festival da Integração é uma ação que faz parte do programa Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI) do Sesc São Paulo, programa que, em 2023, completou 60 anos, e tem como objetivos estimular a sociabilização, a troca e a vivência de diferentes linguagens artísticas e práticas corporais, bem como possibilitar a reflexão sobre o processo de envelhecimento e a velhice.
O programa TSPI tornou-se, ao longo dos anos, referência para o trabalho com pessoas idosas para instituições brasileiras e fora do país, sendo o Festival da Integração uma ação com características singulares, como, por exemplo, reunir em duas edições, ao longo de quatro dias, cerca de 1.560 pessoas idosas representantes de 39 unidades do Sesc da capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado para conviver e refletir sobre o envelhecimento.
Pautado em três eixos programáticos de atuação, Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania, o programa está baseado em diretrizes e objetivos que refletem sobre o envelhecer contemporâneo, seja na esfera das políticas públicas, ou no empoderamento e quebra de estereótipos e preconceitos, chegando na educação contra a violência e na promoção de novos projetos de vida.
A proposta de encontros de pessoas idosas acontece no Sesc Bertioga desde os anos 1980, seja no formato de ações físico-esportivas ou como encontros de lazer e sociabilização. A proposição do Festival leva em consideração a ampliação das reflexões sobre a velhice por meio de vivências nas diferentes linguagens artísticas em forma de cursos, oficinas e espetáculos (Arte e Expressão); a promoção da saúde e o desenvolvimento da consciência corporal e das capacidades físicas de forma criativa e autônoma (Corpo e Movimento); e as análises e trocas sobre questões relevantes do processo de envelhecimento e longevidade para a vivência coletiva e individual (Sociedade e Cidadania).
A edição de 2024 do Festival da Integração foi desenvolvida tendo como intenções acolher a diversidade das velhices e reconhecer a voz e o protagonismo das pessoas idosas por intermédio de ações processuais, em continuidade ao que é desenvolvido nas unidades. Sendo assim, o Festival é um grande momento de celebração, participação e encontro do público 60+ e objetiva incentivar essa comunhão em sociedade, colaborando com a promoção das discussões e representações do que significa ser uma pessoa idosa hoje, e projetar o futuro.
Estudos apontam que, em 2050, a população brasileira será formada, majoritariamente, por pessoas com mais de 60 anos, desse modo, o Festival da Integração, umas das ações que exemplificam a proposta de bem-estar social do Sesc São Paulo, se faz necessário para pensarmos futuros possíveis e múltiplos para o envelhecer em nosso país, defendendo este processo como direito irrevogável para todas as pessoas.
Conheça mais sobre o Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc São Paulo clicando aqui.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.