O CineSesc recebe a 35ª edição do Kinoforum, reconhecido festival internacional que além de exibir, premia curtas-metragens brasileiros e de diversos outros países. Na sala de cinema do Sesc São Paulo, as exibições acontecem de 21 a 28 de agosto.
Em 2024, a diversidade e pluralidade no universo do curta-metragem é celebrado com uma programação com mais de 280 filmes, dos cinco continentes. Espalhada em diversas salas pela cidade de São Paulo, além do CineSesc, a programacão do Kinoforum mira o Sul Global, com programas de África, Ásia e América Latina. Festivais de Cabo Verde, Gana e Senegal trazem olhares de seus curadores e se complementam com recortes de diretores taiwaneses e animadoras latino-americanas. Uma homenagem muito especial ao ator Paulo César Pereio, ao lado do novo curta de Wim Wenders e de uma amostra do trabalho do premiado diretor britânico Jonathan Glazer, se unem à produção prolífica do Instituto Criar, que completa 20 anos.
A premissa do Festival é permitir ao público a troca de impressões e diálogos a partir dos filmes e programas – algo tão urgente justamente em um tempo em que padrões e tradições são questionados, revisitados e ressignificados em prol de um mundo mais plural e inclusivo.
O escritor argentino Júlio Cortázar comparava os gêneros literários a partir da metáfora de uma luta de boxe, afirmando que, enquanto o romance ganha por pontos, o conto vence por nocaute. Ao transpor a analogia para o cinema, é possível considerar o impacto dos curtas-metragens que, de forma concisa, conseguem captar e revelar dimensões que transbordam sua duração.
No contexto da indústria cinematográfica, esse formato favorece o desenvolvimento dos projetos – em suas diferentes etapas de produção – seja pela possibilidade de execução em tempo reduzido, formação de equipes enxutas, e, até mesmo, o uso de equipamentos mais acessíveis. Dessa forma, a linguagem adquire um caráter democrático, possibilitando que diversos realizadores possam materializar suas criações, inclusive com liberdade para experimentações.
Apesar das condições favoráveis e significativo volume de produções, suas exibições encontram pouco espaço nos circuitos comerciais. Diante desse cenário, a 35ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo reitera a posição do evento como referência na difusão de filmes de menor duração.
A iniciativa contribui, ainda, para o protagonismo de criadores e narrativas emergentes, agregando temáticas e discussões de relevância social coletiva.
Por meio da realização do Festival, resultado da longeva parceria com a Associação Cultural Kinoforum, o Sesc incentiva a valorização da diversidade dos profissionais audiovisuais, que se expressa em seus filmes. Além disso, a instituição reafirma a perspectiva socioeducativa de sua ação cultural, ampliando entre seus públicos as oportunidades de encontros e reflexões que o cinema – em todas as suas variações – pode suscitar.
Luiz Deoclecio Massaro Galina
Diretor do Sesc São Paulo
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.