Festival TePI – Teatro e os Povos Indígenas: programação acontece em julho nas unidades Avenida Paulista e Santo Amaro

29/06/2023

Compartilhe:

A pauta indígena tem estado em alta nos últimos tempos – seja pelos danos sofridos recentemente, seja pela inédita ocupação de representativos espaços culturais em São Paulo. Os exemplos são vários, vão de exposições, filmes e publicações a festivais de música. Para mostrar toda a potência do conhecimento e das práticas dos povos indígenas aplicadas às artes cênicas, acontece em São Paulo a 3ª edição do TePI – Teatro e os Povos Indígenas.

Com curadoria da diretora artística Andreia Duarte e do líder indígena Ailton Krenak, o evento se solidifica como um dos únicos voltados à relação entre o teatro e os povos indígenas de diferentes etnias e nacionalidades no campo das artes. As ações acontecem de 7 a 16 de julho de 2023, nas unidades Sesc Avenida Paulista e Sesc Santo Amaro, além do Museu das Culturas Indígenas e do Instituto Goethe (aulas da residência artística).

Na edição de 2023, que tem co-realização do Sesc SP, a mostra tem o tema “Pensar acima das nuvens e outro céu cheio de estrelas”. Com isso, o TePI sugere alianças: cruzamento de cosmologias de diferentes regiões do Brasil e do mundo, potencializando a pluralidade para as visões poéticas.

Serão dois espetáculos: Solilóquio (Acordei e Bati Minha Cabeça Contra a Parede), do artista argentino Tiziano Cruz, no Sesc Avenida Paulista; e Contra Xawara – Deus das Doenças ou Troca Injusta, do brasileiro Juão Nyn, no Sesc Santo Amaro. Também nesta unidade, haverá a apresentação de um experimento cênico resultado da residência “O(s) Movimento(s) Indígena(s) no Brasil como Teatro Documental”, com a diretora Mapuche Paula González Seguel (Chile).

Conheça a programação

Espetáculos

Solilóquio (Acordei e Bati Minha Cabeça Contra a Parede)
Tiziano Cruz (Argentina)
7 e 8/7, sexta e sábado, 20h e 9/7, domingo, 18h. Sesc Avenida Paulista

Contra Xawara – Deus das Doenças ou Troca Injusta
Com Juão Nyn (Brasil)
13 e 14/7, quinta e sexta, 20h. Sesc Santo Amaro

O(s) Movimento(s) Indígena(s) no Brasil como Teatro Documental
Experimento cênico a partir da residência artística
15 e 16/7, sábado às 20h, domingo às 18h. Sesc Santo Amaro

Seminário Corpo-Mundo

Mesa 1 com Jerá Guarani, Joana Carvalho, Sandra Benites
8/7, sábado, 17h. Sesc Avenida Paulista

Mesa 2 com Thini-á Fulni-o, Jerá Guarani
9/7, domingo, 15h. Sesc Avenida Paulista

Mesa 3 com Emily Ramos Pereira Macuxi, Cintia Guajajara, João Paulo Barreto
15/7, sábado, 17h. Sesc Santo Amaro

Mesa 4 com Paulo Desana, João Paulo Barreto
16/7, domingo, 15h. Sesc Santo Amaro

Lançamento dos Livros

“TePI – Teatro e os povos indígenas, janelas abertas para a possibilidade” e “Caixa de Dramaturgias Indígenas” e Leituras Dramáticas de Margarida pra você lembrar de mim, de Luz Bárbara, e Carcará, de Bárbara Matias

11/7, terça, 17h – Museu das Culturas Indígenas – R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo

Sobre o TePI

O TePI – Teatro e os povos indígenas foi idealizado pela diretora artística Andreia Duarte em 2018, a partir do diálogo com o líder indígena Ailton Krenak. A ideia era ter um olhar voltado para um teatro expandido que propõe o corpo em sua expressão estética e política. Desde então, o TePI lançou seus fundamentos buscando obras que apontam para o protagonismo indígena, para o valor de toda existência e alianças. Em 2020, com a pandemia mundial da Covid 19, o TePI realiza encontros online com artistas e curadores indígenas. Em 2021 / 2022 abre a plataforma TePI.Digital com o lançamento de vários conteúdos artísticos, seguindo os eixos: Mostra Artística, Encontros, Paisagem Crítica, Publicação, como também lançando o Circula TePI – um programa de trocas internacionais. Em 2023, realiza a Mostra Artística com espetáculos, residência, seminário e publicações em diferentes espaços da cidade de São Paulo.


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.