No fim de semana de 2 e 3 de dezembro, o CineSesc recebe, pela primeira vez no Brasil, a mostra Cinema Negro na Itália – Black Italian Film Showcase. O evento é a primeira mostra itinerante italiana dedicada ao cinema afrodescendente, cujo objetivo é comemorar o talento e a criatividade dos cineastas afrodescendentes italianos e oferecer ao público a oportunidade de conhecer e refletir sobre as várias experiências e perspectivas desta comunidade na Itália. As sessões são gratuitas, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão na bilheteria do cinema. Confira a programação aqui.
A mostra tem curadoria de Fred Kudjo Kuwornu, cineasta e estudioso ítalo-ganês-americano, e é produzida pela Do The Right Films. Na seleção de curtas e longas, estão obras que exploram os aspectos históricos, sociais e culturais da presença afrodescendente na Itália. Os filmes abordam temáticas como a inclusão, a diáspora negra no mundo, o gênero, a identidade e a discriminação.
Na programação, o documentário “Blaxploitalian – 100 Anos de Afro-Histórias no Cinema Italiano”, de Fred Kudjo Kuwornu, questiona a presença de atores negros no cinema italiano e destaca a estereotipização de negros e negras por parte dos roteiristas, cineastas e produtores italianos, que superam os esquemas pelos quais muitos grupos étnicos e sociais são relegados a papéis de clandestinos, refugiados, traficantes, prostitutas, etc. Curador da mostra, Kuwornu estará presente em bate-papos após as sessões do filme, no CineSesc.
Diretor de “Eu Sou Fatou” (Io Sono Fatou), Amir Ra também estará presente nas sessões. Seu curta-metragem traz a história de uma jovem afro-italiana de origem senegalesa, que mora no subúrbio de Roma com sua mãe e busca firmar uma identidade própria que combine o seu ser negro muçulmano com a sociedade italiana, em meio aos estigmas que enfrentam os jovens de ascendência estrangeira no país.
Outro destaque da mostra é o longa “Batida de Outono”, de Antonio Dikele Distefano, que discute a cultura negra na Itália e o papel da música como meio de redenção e busca de identidade. O filme acompanha a trajetória de três irmãos rappers por três décadas e tem um elenco composto principalmente por italianos de origem africana, além de estrelas do hip-hop italiano: Gué Pequeno, Ernia e Sfera Ebbasta.
O Black Italian Film Showcase é um evento importante para promover a cultura afrodescendente na Itália e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural. Inaugurada em 2023 com as edições de São Francisco, Chicago e Detroit, a mostra estreia no Brasil, em uma parceria entre Instituto Italiano de Cultura e Sesc São Paulo, para dialogar com o público sobre a diáspora africana brasileira e se insere no âmbito das celebrações da consciência negra.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.