Fotografia experimental e engajamento político na América Latina

21/12/2023

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Resumo
O texto discute a fotografia experimental abarcando suas dimensões técnica, estética e conceitual, compreendendo-a como forma de engajamento político na arte latino-americana. Utilizando os apontamentos filosóficos de Vilém Flusser (2011), revisitando as teorias essencialistas da fotografia (Bazin, 2017; Barthes, 2012; Sontag, 2004) e discutindo a estratégia de desobediência epistêmica (Mignolo, 2010) que propõe a revisão crítica do processo histórico da Modernidade ocidental europeia, defino o experimental como gesto criativo que desprograma o aparelho fotográfico, recusa as teorizações clássicas do meio e utiliza uma estética repleta de ruídos (Wanderlei, 2021a) para formular um discurso político, encontrado em trabalhos de alguns artistas latino-americanos.

Palavras-chave: Fotografia Experimental. Política. América Latina.

Abstract
The text discusses experimental photography encompassing its technical, aesthetic and conceptual dimensions, understanding it as a form of political engagement in Latin American art. Using the philosophical notes of Vilém Flusser (2011), revisiting the essentialist theories of photography (Bazin, 2017; Barthes, 2012; Sontag, 2004) and discussing the strategy of epistemic disobedience (Mignolo, 2010) that proposes the critical revision of the historical process of Western European Modernity, I define the experimental as a creative gesture that deprograms the photographic apparatus, refuses the classical theorizations of the medium, and uses an aesthetic full of noise (Wanderlei, 2021a) to formulate a political discourse, found in works by some Latin American artists.

Keywords: Experimental Photography. Politics. Latin America.

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