Frevo é muito bom!

20/09/2024

Compartilhe:

Hélio Ziskind apresenta um novo álbum de música para crianças. Frevo é muito bom! é um lançamento do Selo Sesc, que chegou às principais plataformas de áudio, ao Sesc Digital e às Lojas Sesc. O músico é conhecido por ter integrado o vanguardista Grupo Rumo e por criar trilhas sonoras premiadas para programas infantis como Castelo Rá-Tim-Bum e Cocoricó, deixando sua marca em muitas gerações de crianças e adultos.

Dessa vez, Ziskind nos convida para um passeio pela sua obra através do ritmo pernambucano. Para a criação do álbum, o artista contou com a parceria do clarinetista e saxofonista Nailor Proveta para os arranjos de sopro, peça essencial para trazer a cara do frevo para as canções, uma vez que o ele tem nos instrumentos de sopro sua base. Mário Manga, Guegué Medeiros e Ivan Rocha são outros nomes-chave que ajudaram a dar vida ao projeto. Na versão física, o encarte traz as letras das canções, ficha técnica do projeto e ilustrações produzidas por Mariana Massarani.

“É o frevo passando por dentro de mim, pelo meu mundo. Minha vontade é que adultos e crianças tenham prazer em cantar junto, passeando pelos contratempos, recebendo a força dos timbres em diálogo, até as notas que aterrissam a canção no seu final”, conta Ziskind. 

Algumas das letras são velhas conhecidas, porém vêm renovadas pelo ritmo dançante de Pernambuco. Uma delas é Banho é Bom, eternizada pela animação do ratinho tomando banho no programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. “Tchau preguiça, tchau sujeira, adeus cheirinho de suooor” marcou uma geração. 

Outras canções abordam temas cotidianos com afeto. Amigos do Peito trata das belezas da amizade, como na estrofe “uma coisa boa fica melhor quando a gente está com um amigo. Qualquer perigo a gente dá um jeito quando tem um amigo do peito”.  Turma da Perua dá luz a algo aparentemente corriqueiro no cotidiano de muitas crianças e transforma a volta para casa em mais uma aventura. “A cidade vai passando na janela e a gente vai passando na perua amarela”.  

Pó Pó Pó chega como a canção inédita do álbum. Ela fala da tranquilidade de esperar pelo vento que sopra. “Se não tem vento o frevo é lento, meu veleirinho vai no motor. A gente vai levando a vida, esperando o vento voltar”. Trompete, trombone e saxofone, parte da família dos metais presentes no frevo, também dão o ar da graça na letra. 

“A escolha das músicas foi intuitiva. Fui repassando minhas canções, sentindo quais ficavam mais interessantes quando o frevo passava por dentro delas. Estava super curioso pra ouvir como o Proveta ‘vestiria’ a música com os sopros. E deixei espaço pra compor uma canção nova, especialmente para o álbum. Nasceu assim ‘Pó Pó Pó’. Além de falar de um veleirinho cujo motor faz ‘popopó’, a canção celebra meu encontro com os sopros, tematiza o meu chamado para que venham para o meu mundo. Eu também queria brincar com essa tradição que existe em Pernambuco, de cantar frevo só com a sílaba ‘pó’”, diz Ziskind. 

O lançamento acontece no mês em que se celebra o Dia Nacional do Frevo. A data, comemorada em 14 de setembro, homenageia o aniversário de Osvaldo Almeida, jornalista, escritor, e grande difusor do ritmo em Recife. O Frevo, desde 2007, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título dado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

“Acho que, no seu conjunto, as canções expandem o universo de assuntos abordados com o frevo. O álbum respira uma relação com o frevo que não se restringe ao momento do carnaval. Frevo pode ser bom o ano todo, como samba, bossa nova, rock ou reggae”, completa o músico. 


Frevo é muito bom! está disponível nas principais plataformas de áudio, no Sesc Digital e, em CD, nas Lojas Sesc.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.