Inscrições abertas para workshop com o coreógrafo Gustavo Ciríaco e abertura de processo do espetáculo VASTIDÃO, no Sesc Vila Mariana

24/04/2024

Compartilhe:

O Sesc Vila Mariana está com inscrições abertas para workshop com o coreógrafo brasileiro Gustavo Ciríaco, para estudo e abertura de processo do espetáculo VASTIDÃO. Podem participar profissionais e estudantes de dança, teatro, artes visuais, circo e interessados em geral.  Basta enviar o material de 23 a 26 de abril de 2024, conforme informações abaixo. 

A produção toma o espaço como tema central de investigação, com base na pesquisa de Gustavo Ciríaco sobre a poética espacial da artista Michelle Moura, em confluência com a sua própria prática site-specific em torno da paisagem e da arquitetura vivida. 

Na primeira fase, serão selecionadas 20 pessoas para o workshop, que é gratuito e acontecerá no Sesc Vila Mariana, em 1, 2 e 3 de maio de 2024, das 14h às 18h. Na atividade, Ciríaco adota a diagonal e o espaço de coexistência entre performer e público como campo de ação interativa, submetendo a sua prática a diferentes abordagens de experiência espacial. Não há remuneração prevista para os participantes do workshop.

Entre os participantes do workshop, serão selecionados dez performers que participarão de mais quatro ensaios, nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio de 2024, das 14h às 18h. As pessoas selecionadas farão parte do elenco de VASTIDÃO, uma peça de 30 minutos para espaços públicos (praças, jardins, pátios), com 16 intérpretes. Eles realizarão duas apresentações, que acontecerão na Praça Externa do Sesc Vila Mariana, nos dias 11 e 12 de maio de 2024 (sábado e domingo), às 15h. Para os dez performers selecionados, há previsão de remuneração referente aos ensaios e às apresentações.  
 

O QUE É NECESSÁRIO PARA SE INSCREVER?  
– É necessária preparação física e experiência de movimento para integrar o workshop. São bem-vindas pessoas com corpos e idades diversos. 
– Disponibilidade total para todos os ensaios – quatro horas por dia, de terça a sexta-feira, no horário da tarde -, e para os dias de apresentação. As apresentações serão às 15h.    
–  Enviar uma pequena biografia de apresentação, uma fotografia e um parágrafo de intenção, em que a pessoa interessada discorra sobre o desejo de participação. Enviar arquivos para priscila@dosvoos.com, até 26 de abril de 2014.  
– Para informações sobre os requisitos de participação e dúvidas sobre o projeto, entrar em contato por e-mail: priscila@dosvoos.com
 
CRONOGRAMA
SELEÇÃO PARA O WORKSHOP
23 a 26 de abril: seleção por e-mail de 20 pessoas para o workshop;

WORKSHOP
1, 2 e 3 de maio: das 14h às 18h, na Sala Corpo & Artes do Sesc Vila Mariana;

SELEÇÃO DE ELENCO
4 e 6 de maio: seleção de 10 performers dentre os participantes do workshop, que participarão de mais quatro ensaios e de duas apresentações;

ENSAIOS COM ELENCO SELECIONADO
7, 8, 9 e 10 de maio: ensaios com o elenco selecionado, das 14h às 18h na Sala Corpo & Artes do Sesc Vila Mariana;

APRESENTAÇÕES
11 e 12 de maio: apresentações de VASTIDÃO, às 15h na Praça Externa do Sesc Vila Mariana.

Para Michelle, o espaço tem sido uma experiência gradual de conquista, um território em contínua entropia. Com este intrincado modo de ver/perceber o espaço em mente, VASTIDÃO joga com a estrutura básica das diagonais presentes na dança cênica para engendrar um jogo cinético, onde aproximações e distanciamentos, adições e subtrações, reúnem plano e experiência, controle e empatia, uma imersão nos fluxos do corpo, a saliência da ação e a escrita de um passo que se torna dança. 

SOBRE GUSTAVO CIRÍACO  
Gustavo Ciríaco (Rio de Janeiro) é um coreógrafo e artista contextual, cujo trabalho transita entre as artes performativas e as artes da imagem, a performance, a arquitetura, a antropologia e o paisagismo. Cientista político e bailairino de formação, formado pela Escola Angel Vianna (Rio de Janeiro) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais-UFRJ (Rio de Janeiro), Ciríaco formou com Frederico Paredes durante 10 anos a Dupla de Dança Ikswalsinats, pioneira no uso do humor na dança contemporânea nacional. Marcado por um pronunciado perfil site-specific, suas obras fazem dialogar contexto e arquitetura, geografia e habitação, realidade e ficção, em uma pesquisa contínua desde há 20 anos sobre os campos extensivos da arte de fazer danças. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.