Inspira 2025 no Sesc 24 de Maio: Saúde, Equilíbrio e Conexão com a Natureza

26/03/2025

Compartilhe:

Programação do Sesc São Paulo aborda práticas integrativas que promovem o bem-estar e ampliam o olhar sobre o cuidado com o corpo e a mente

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde (07/04), o Sesc 24 de Maio convida o público a refletir sobre a saúde para além da ausência de doenças, por meio do projeto Inspira – Ações para uma Vida Saudável.

De 8 a 21 de abril, a ação acontece em diversas unidades do Sesc São Paulo, e no Sesc 24 de Maio, a programação será especialmente voltada para integrar saberes ancestrais e técnicas naturais que incentivam o bem-estar físico e emocional.

Criado em 2018, o projeto Inspira busca disseminar a cultura da saúde e incentivar hábitos que contribuem para a qualidade de vida. Em sua 8ª edição, o evento destaca as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como fundamentais para o cuidado integral do ser humano.

No Sesc 24 de Maio, a programação contará com atividades que utilizam elementos naturais e abordagens terapêuticas, promovendo a conexão entre corpo, mente e meio ambiente. São elas:

  • O chá sul-africano: histórias afrotranscendentais com rooibos – uma experiência sensorial e cultural que explora os benefícios dessa infusão para o bem-estar.
  • Reflexologia palmar – técnica que estimula pontos das mãos para aliviar tensões e equilibrar a energia corporal.
  • Meditação guiada: sons e tambor – prática meditativa que utiliza a sonoridade do tambor para induzir ao relaxamento e à ampliação da consciência.
  • Biodanza – sistema que promove a expressão corporal e a conexão emocional por meio da dança e da música.
  • Geoterapia com argila – terapia que utiliza os benefícios naturais da argila para revitalizar e equilibrar o organismo.
  • Trouxinha de ervas terapêuticas: como preparar pindas chinesas? – oficina prática sobre o preparo e uso das pindas chinesas, que combinam ervas medicinais para alívio de tensões e relaxamento.

“Ao realizar o Inspira, o Sesc reforça seu papel na promoção da Cultura da Saúde, estimulando a adoção de práticas cotidianas que favorecem o bem-estar, como a alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a gestão do estresse”, explica Luiz Deoclécio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo. “Por meio de nossas ações, cumprimos a missão de promover o bem-estar integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais do indivíduo”, completa o diretor.

Evento de abertura 
Para marcar o início da programação, o Sesc Vila Mariana recebe o Seminário Saberes: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, no dia 8 de abril, com continuação no 9 de abril, das 10h às 19h.  Mediado pelo Prof. José Jorge de Carvalho, contará com a participação das mestras Makota Kidoiale, Mapulu Kamayurá e Lucely Pio, que conduzirão um diálogo profundo sobre as práticas ancestrais, destacando a importância dessas tradições no cuidado com a saúde e promoção do bem-estar. O evento abordará temas como a prevenção, o uso de plantas medicinais, práticas como a medicina indígena e de matriz africana, além da conexão com a natureza. A proposta é explorar as diversas formas de cuidado que se integram aos tratamentos convencionais, oferecendo uma abordagem holística e ampliando as opções terapêuticas. 

Destaques da programação no Sesc 24 de Maio  

O chá sul-africano: histórias afrotranscendentais com rooibos – Com Plenitude Bem-Estar

Uma mulher com fones de ouvidos, tomando uma xícara de chá.
Divulgação

Instalação rotativa que proporciona a experiência dos aspectos sensoriais na degustação do chá sul-africano rooibos, baseando-se em preceitos do comer consciente e estabelecendo uma interface com elementos da cultura, economia e efeitos na saúde e bem-estar dos rooibos, planta comum na África do Sul.

Quando?
Dias 11/04 e 16/04
Sexta
Das 11h às 12h e das 15h às 17h
Quarta
Das 10h às 12h e das 15h às 16h

Reflexologia palmar – Com Amanda Marina

Um par de mãos se massageando
Divulgação

A reflexologia tem origem na china antiga, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Sendo realizada através do estímulo de pontos reflexos na mão, que tem ligação direta com órgãos e sistemas do corpo, aliviando dores de cabeça, na coluna, estresse e tensões do dia a dia.
É simples de ser autoaplicável e pode auxiliar na administração do estresse, aumentando a disposição, produtividade e, claro, bem-estar dos participantes.
Durante a proposta terapêutica será abordado, de modo objetivo, a origem e comprovação da efetividade dessa prática terapêutica, tal qual sua aplicação prática.

Quando?
De 11/04 a 20/04
Terça a Sexta
Das 18h às 19h. Exceto dia 18/04.
Domingo
Das 14h às 15h e das 16h às 17h

Meditação guiada: sons e tambor – Com Mary Rocha

Mulher segurando um tambor com um desenho de leão, numa varanda cheia de plantas
Cred: Mariana Fernandes Santos

Aliar o uso do tambor à meditação, que é uma das técnicas de terapia holística que ajuda a equilibrar o alto nível de estresse causado pela rotina, é capaz de alterar estados de consciência e sintonizar a vibração energética de acordo com a intenção por trás das batidas, proporcionando assim um estado mental mais sereno, relaxamento físico e bem-estar aos participantes.
O tambor xamânico é um instrumento de poder utilizado pelos Xamãs há milênios, e tem sido historicamente empregado para diversos fins, desde cerimônias de rituais de paz até rituais de guerra.

Quando?
12/04 • Sábado • 11h30
19/04 • Sábado • 11h30
21/04 • Segunda • 11h30

Biodanza – Com Mariana Fernandes Santos

Algumas duplas de pessoas abraçadas
Escola de Biodanza Rolando Toro São Paulo

Biodanza é um sistema que promove a integração humana, a renovação orgânica, a reeducação afetiva e a reaprendizagem das funções essenciais da vida, por meio de vivências integradoras que são estimuladas por música, movimentos corporais, canto, diálogo não verbal e pela expressão de emoções e sentimentos através do corpo.

Quando?
12/04 • Sábado • 13h30
19/04 • Sábado • 13h30
21/04 • Segunda • 13h30

Geoterapia com argila – Com Mary Rocha

potes e porções de pó de argilas de diferentes cores
Banco de imagens

Geoterapia é o termo mais comumente aplicado para referir-se à técnica ou prática natural em que se utilizam as argilas medicinais como principal recurso terapêutico.
Suas propriedades curativas são reconhecidas pela ciência, sendo um elemento extraordinário com poder de absorção, podendo ainda ser utilizada com ação cosmética devido a sua ação desintoxicante que suaviza a pele.

Quando?
12/04 • Sábado • 16h00
19/04 • Sábado • 16h00
21/04 • Segunda • 16h00

Trouxinha de ervas terapêuticas: como preparar pindas chinesas? – Com Plenitude Bem-Estar

Taxo com flores de camomila e trouxinhas com fitas coloridas
Divulgação

Uma técnica milenar de origem indiana, com efeitos no relaxamento, combate à dor crônica e redução da ansiedade. O processo de aprendizagem é coletivo e terapêutico, abordando a história, a montagem das pindas pelos participantes (que desperta os sentidos e habilidades manuais), técnicas de massagem e aplicabilidade no cotidiano.

Quando?
Dias 15/04 e 17/04
Terça e Quinta
Das 11h30 às 12h30 e das 15h às 16h

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.