O projeto Instrumental Sesc Brasil está de volta ao Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em abril, após um breve intervalo de três meses
Tradicional palco para a diversidade da música instrumental desde os anos 80, com projeção televisiva a partir de 1990 e, desde então, sob a apresentação de Patricia Palumbo, o projeto retoma sua agenda como ponto de encontro de músicos de diferentes gerações e apreciadores do gênero.
A história do Instrumental Sesc Brasil registra passagens de nomes importantes da música brasileira, de Altamiro Carrilho à inventividade de Moacir Santos, passando pela genialidade de Baden Powell e a visão vanguardista de Hermeto Pascoal. Uma trajetória que sublinha a busca contínua pela qualidade e pela variedade da cena instrumental.
A programação de abril reflete essa pluralidade já na primeira terça-feira, 1/4, com o Spok Quinteto revisitando o frevo pernambucano em uma leitura contemporânea que inclui composições próprias e clássicos.
Na semana seguinte, 8/4, o grupo Chorando as Pitangas, com 20 anos de estrada, revisita o choro tradicional e apresenta novas músicas que sinalizam a evolução do estilo.
No dia 15/4, o baterista e compositor Rodrigo Digão Braz, professor do Conservatório de Tatuí, explora ritmos brasileiros como samba, baião e maracatu em seu trabalho de sexteto, influenciado por experiências com Hermeto Pascoal e Amaro Freitas.
A segunda-feira, 21/4, será marcada pela sonoridade particular de Igor Gnomo, que une influências da música nordestina e do jazz, com espaço para improvisação e releituras de artistas como Dominguinhos e Hermeto Pascoal, refletindo a identidade musical do sertão e do Rio São Francisco.
Encerrando o mês, no dia 29/4 tem Madureira Armorial, inspirado no movimento de Ariano Suassuna, o grupo dedica-se à preservação e à renovação da música de concerto brasileira a partir de raízes populares, integrando diferentes formas de arte em suas apresentações.
O retorno do Instrumental Sesc Brasil reafirma seu papel na divulgação da música instrumental no país, servindo como plataforma de expressão e encontro entre artistas e público. Com shows de entrada franca, o projeto amplia o acesso a essa manifestação cultural e inicia mais uma temporada de experiências sonoras no palco do Teatro Anchieta.
Teatro Anchieta – Sesc Consolação
Sempre às 19h. Retire seu ingresso gratuitamente pelo site, app ou nas bilheterias.
Saiba mais em sescsp.org.br/projetos/instrumentalsescbrasil
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.