Resumo
Entre o apagamento urbano da arte transformista paulistana e os retalhos
de nossas produções culturais LGBT, este ensaio tem como escopo
refletir sobre possíveis itinerários para tornar viva a memória comunitária
dessas artistas e de suas obras, bem como de tornar nossos corpos presentes
nas historiografias e geografias de São Paulo. Acabamos ao acaso
nos deparando com a Boca do Lixo da cidade e optando pela via da produção
pornográfica homoerótica brasileira do período de 1978 a 1990, devido
à proximidade entre os registros. Neste percurso, desenhamos uma cartografia
de boates e esbarramos em artistas, peças de teatro, divas, deboches,
Samantha, Zurayo e Abelha, Patricio Bisso.
Palavras-chave: arte transformista, memória LGBT, cultura LGBT,
São Paulo.
Abstract
Between the urban erasure of São Paulo’s transvestism art2 and the
fragments of our LGBT cultural productions, this essay aims to reflect on
possible itineraries to make alive the community memory of these artists
and their works, as well as to make our bodies present in historiographies
and geographies from Sao Paulo. We ended up running into the city´s underground.
I opted for Brazilian homoerotic pornographic production from
1978 to 1990, due to the proximity between the records. In this course, we
designed a cartography of nightclubs and bump into artists, plays, divas,
throw shade, Samantha, Zurayo, Abelha, Patricio Bisso.
Keywords: transvestism art, LGBT memory, LGBT culture, São
Paulo.
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