NESTE MÊS: AS VITÓRIAS E LIÇÕES OLÍMPICAS DE ATLETAS BRASILEIROS QUE ENCORAJAM A NOVA GERAÇÃO; MESTRE DA XILOGRAVURA E LITERATURA DE CORDEL, J. BORGES IMORTALIZOU O POVO NORDESTINO; PASSEIO VISUAL PELAS DIFERENTES ESTÉTICAS DAS OBRAS DA MOSTRA DE ARTES DA JUVENTUDE; OBRAS LITERÁRIAS SÃO ADAPTADAS PARA OS PALCOS; CONVERSAS com BIA SOUZA, RENATO TEIXEIRA E TETÊ ESPÍNDOLA; LEIA MAIS!
A nova edição da Revista E está no ar! Em JANEIRO de 2025, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção. Acesse pelos botões a seguir ou Leia a edição de JANEIRO/25 da Revista E na íntegra.
A matriz da obra Briga da onça com a serpente, xilogravura do artista J. Borges ilustra a CAPA desta edição. O artista pernambucano José Francisco Borges (1935-2024) foi um pintor, cordelista, xilogravador e poeta. Conheça mais sobre a sua trajetória na seção Bio desta edição. Parte de seu acervo pode ser visitado na plataforma Sesc Digital. Saiba mais: sesc.digital/colecao/jborges
A primeira REPORTAGEM (O que fica? – LEIA AQUI) relata as vitórias e as lições olímpicas de atletas brasileiros e apontam como o Brasil pode aproveitar o legado dos Jogos para formar uma nova geração de esportistas e praticantes. Nomes como a ginasta Flávia Saraiva, os nadadores Gabriel Araújo e Carolina Santiago, a judoca Ketleyn Quadros, o atleta de marcha atlética Caio Bonfim e a jogadora de vôlei Ana Patrícia estão entre os destaques da matéria, além de participarem da 30ª edição do Sesc Verão, ação em todas as unidades do Sesc SP que celebra o incentivo a práticas esportivas e de atividades físicas ao longo de todas as fases da vida.
Outra REPORTAGEM do mês (Do livro para o palco – LEIA AQUI) apresenta as intersecções entre literatura e teatro quando textos literários ganham adaptações teatrais que transpõem para as artes cênicas as diversas histórias, estruturas narrativas e personagens. Espetáculos que estiveram em cartaz em várias unidades do Sesc durante 2024, como Torto Arado: O Musical, transforma as 264 páginas do premiado livro homônimo de Itamar Vieira Jr. em duas horas e quarenta minutos de interpretações vigorosas e canções inéditas. Lançado em 2020, O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório – ganhador do Jabuti em 2021 –, foi adaptado para os palcos pelo Coletivo Ocutá, e fez sua estreia no Sesc Avenida Paulista, em 2023. A Hora da Estrela (1977), de Clarice Lispector (1920-1977), e Viva o Povo Brasileiro (1984), de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), também foram adaptados para os palcos. O primeiro fez temporada no Sesc Santana e o segundo, no Sesc 14 Bis, em 2023.
Renato Teixeira, o convidado da ENTREVISTA deste mês (Trovador caipira – LEIA AQUI) reflete sobre a sua trajetória de violeiro, cantor e compositor que completa 80 anos de vida dedicada à música caipira. Um dos maiores compositores da MPB revisita memórias, enquanto segue firme na arte de compor e cantar aquilo que lhe toca a alma. Confira aqui trechos da sua entrevista, realizada em novembro de 2024, no Sesc Belenzinho.
A seção BIO (Mestre da madeira – LEIA AQUI) homenageia o talento múltiplo do xilogravurista e cordelista J. Borges (1935-2024), que entalhou sua poesia, cor e rima na história da arte popular brasileira. O artista pernambucano foi alçado a Patrimônio Vivo Imaterial de Pernambuco desde 2006. Parte de seu acervo pode ser visitado na plataforma Sesc Digital. Saiba mais: sesc.digital/colecao/jborges
No ENCONTROS desta edição (Além do tatame – LEIA AQUI), recebemos a judoca Bia Souza, primeira atleta brasileira a vencer uma prova individual como estreante olímpica. Em conversa Bia celebra as conquistas de pioneiras e encoraja nova geração de mulheres no esporte.
A matéria GRÁFICA deste mês (Flechas da arte – LEIA AQUI) celebra a produção criativa dos jovens da Mostra de Artes da Juventude – MAJ, que celebra 35 anos com número recorde de inscritos e seleção de obras de 46 novos nomes das artes visuais, e ainda aponta para um horizonte com diversidade de narrativas, poéticas e estéticas. Aproveite para visitar a mostra, que fica em cartaz até 8/6, no Sesc Ribeirão Preto.
No DEPOIMENTO de de janeiro (Pássaros na garganta – LEIA AQUI) a dona de um dos agudos mais marcantes da música brasileira, Tetê Espíndola comemora o alcance de novos públicos ao celebrar 50 anos de carreira. Em entrevista, a artista revisita as lembranças musicais que a trouxeram até aqui, como as serenatas de grupos paraguaios em sua casa, na infância, e a voz da mãe nas noites estreladas sem energia elétrica. Confira aqui trechos da sua entrevista.
A seção EM PAUTA desta edição da Revista E (Narrativas sonoras – LEIA AQUI) traz artigos da jornalista e pesquisadora Paula Scarpin, diretora de criação da produtora Rádio Novelo e da doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e apresentadora do podcast Livros no Centro, Rita Palmeira, que debatem sobre formatos, modos de consumo e desafios da jornada sonora dos podcasts.
O INÉDITOS deste mês (O jornalista, a freira e o banco – LEIA AQUI) convidou a escritora e designer Hada Maller para escrever o conto sobre um dia atípico do estudante e aspirante a jornalista Suzano. A ilustração ficou por conta da artista visual Izabela Bombo, que percorre temas que vão desde a cultura pop até política, identidade e gênero.
O ALMANAQUE (Hortas urbanas – LEIA AQUI) elenca seis hortas e viveiros urbanos que preservam o verde na capital paulista, atraindo pessoas para cultivar, colher e inspirar. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, só em número de hortas comunitárias, são mais de 440, das quais quase 300 ocupam espaços públicos cedidos pelo município, e muitas delas concentram sua produção em PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais), ervas medicinais, temperos, frutas e hortaliças.
A Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com alguns destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, programe-se para o Oba! Bora passear! (Viajo, logo me divirto! – LEIA AQUI), projeto que realiza circuitos a pé, passeios de um dia e ações turísticas que estimulam a cultura de viagem para crianças e famílias. As atividades, que acontecem durante o mês de janeiro, contemplam oficinas, vivências, bate-papos e ações educativas.
Por fim, a última página da Revista E traz a seção P.S., que encerra a publicação com um texto autoral produzido por um colega funcionário do Sesc São Paulo, cujo tema se relaciona ao de uma das reportagens da mesma edição. Em janeiro, você confere o texto Meu jogo, meus legados (LEIA AQUI), no qual o autor Eduardo Garcia, especialista em gestão esportiva e integrante da equipe da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo, reflete sobre a sua relação com o esporte desde a infância.
A EDIÇÃO DE JANEIRO DE 2025 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de JANEIRO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.