JULHO 2024: confira os destaques desta edição da Revista E

29/06/2024

Compartilhe:

NESTE MÊS: COMO TECNOLOGIAS TRADICIONAIS DIALOGAM COM FAZERES CONTEMPORÂNEOS / EDUCAÇÃO FINANCEIRA É ESSENCIAL PARA SABER LIDAR COM O DINHEIRO E CONQUISTAR AUTONOMIA / O LEGADO DO SAMBISTA, POETA E ARTISTA VISUAL NELSON SARGENTO / A COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA REVISTA E / CONVERSAS COM IVAN LINS E BIA FERREIRA.

Leia a edição de JULHO/24 da Revista E na íntegra

A nova edição da Revista E está no ar! Em JULHO de 2024, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.

A CAPA é ilustrada pela pintura “Sem título”(2024), da série “Desequilíbrio”, do artista visual Paulo Chavonga. A obra (acrílico sobre tela) compõe as referências visuais utilizadas por Chavonga durante o curso “Iniciação à pintura com tinta acrílica”, que será oferecido entre 8 e 12 de julho, no Sesc Florêncio de Abreu, como parte da programação do FestA! – Festival de Aprender.

A primeira REPORTAGEM (Tecnologia ancestral – LEIA AQUI) reflete sobre como técnicas, saberes e práticas tradicionais, como o escalda-pés, o uso de ervas medicinais e os ditos populares, podem dialogar com os fazeres, costumes e processos artísticos contemporâneos. A partir da defesa de que o futuro pode também ser ancestral, o texto destaca o trabalho de coletivos e grupos que propõem esse intercâmbio entre o originário e o moderno. É o caso da atuação da Cooperativa de Artesãs dos Lençóis Maranhenses (Artecoop), de Barreirinhas (MA), do empreendimento social Mãostiqueiras, de Campos do Jordão (SP), e do coletivo Coletivo Ciranda Acolhedora, de Peruíbe (SP). Aproveite a reportagem para conhecer os detalhes da sétima edição do FestA! – Festival de Aprender, realizada pelo Sesc neste mês, em todo o estado de São Paulo.

O processo ancestral de manipulação da fibra do buriti para chegar ao linho se mantém na cidade de Lençóis (MA), onde artesãs também tingem os fios (organizados em novelos) com corantes naturais. Foto: Movimento de Artesãs e Ofícios.

Outra REPORTAGEM do mês (De grão em grão – LEIA AQUI) celebra a educação financeira como uma importante ferramenta para organizar as contas do mês, fechar no azul, entender valores pessoais e ter objetivos claros a curto, médio e longo prazos. Por meio de técnicas, aconselhamentos e relatos de experiências, especialistas da área falam sobre o assunto e desmistificam conceitos relacionados à forma como lidamos, nem sempre de forma saudável, com o dinheiro. As fontes da reportagem incluem a economista Gabriela Chaves, fundadora da plataforma NoFront Empoderamento Financeiro, a jornalista Amanda Dias, fundadora da plataforma de emancipação financeira Grana Preta, a planejadora financeira Myrian Lund, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a economista Ione Amorim, coordenadora do programa de Serviços Financeiros do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec). Aproveite a reportagem para se inscrever no curso online Mentalidade Financeira, disponível gratuitamente na plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo.

A jornalista Amanda Dias, criadora da plataforma de emancipação financeira Grana Preta, conduz o curso Mentalidade Financeira, disponível gratuitamente na plataforma de educação a distância do Sesc São Paulo. Foto: Alexandre Nunis.

Claudia Suemoto é a convidada da ENTREVISTA deste mês (Medo de esquecer – LEIA AQUI). A geriatra e pesquisadora especializada no estudo sobre velhices e demências defende que a adoção de atividades físicas, o convívio socioambiental e o contato com a natureza podem retardar demências como o Alzheimer e contribuir para uma envelhecimento saudável. Durante a conversa com a Revista E, Claudia relata os resultados de suas pesquisas sobre como diminuir o avanço de doenças neurodegenerativas na população idosa a partir da adoção de práticas cotidianas de bem-estar e qualidade de vida.

Para a geriatra Claudia Suemoto, a prática de atividades físicas e o contato com a natureza podem retardar a ocorrência de demências na velhice. Foto: Adriana Vichi.

A seção BIO de julho (Um bamba imortal – LEIA AQUI) celebra o legado diverso do sambista Nelson Sargento (1924-2021), que faria um século de vida neste mês. O texto destaca que, para além do samba, o baluarte mangueirense também enveredou, em mais de sete décadas de carreira, pela poesia e pelas artes visuais. 

No mês em que Ne;son Sargento completaria 100 anos de vida, relembre a trajetória do sambista cuja obra também passeou pela poesia e pelas artes visuais. Foto: Matheus José Maria.
No mês em que Nelson Sargento completaria 100 anos de vida, relembre a trajetória do sambista cuja obra também passeou pela poesia e pelas artes visuais. Foto: Matheus José Maria.

No ENCONTROS desta edição (Ringue de ouro – LEIA AQUI), convidamos a campeã olímpica do boxe Bia Ferreira para um bate-papo às vésperas de sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Durante a conversa, a atleta conta detalhes de sua trajetória no boxe e a relação com o pai, também pugilista, além de refletir sobre a crescente presença de mulheres no esporte e a sua aposta pelo topo do pódio nos Jogos deste ano, na França.

Ouça a íntegra da conversa com Bia Ferreira, que esteve presente na reunião virtual do Conselho Editorial da Revista E, no dia 24 de maio de 2024. A mediação do bate-papo é da educadora física Thaís Monteiro da Silva, supervisora do núcleo físico-esportivo do Sesc Santo André. Foto: Jonne Roriz / COB.

A matéria GRÁFICA deste mês (Trinta anos em revista – LEIA AQUI) é especial, uma vez que celebra as três décadas de existência da Revista E, publicação mensal do Sesc São Paulo fundada em julho de 1994. Para isso, a seção oferece um passeio visual por imagens de capas que marcaram a história da publicação que promove, mensalmente, mediação cultural por meio de diversos conteúdos jornalísticos.

A Gráfica deste mês promove um passeio visual por 30 aos de história da Revista E. Montagem: Guilherme Barreto.
A Gráfica deste mês promove um passeio visual por 30 anos de história da Revista E. Montagem: Guilherme Barreto.

O DEPOIMENTO de julho (Daquilo que eu sei – LEIA AQUI) convida o cantor, compositor e pianista Ivan Lins para uma conversa sobre criação música, mercado fonográfico, mudanças sociais, engajamento político e envelhecimento. Aos 79 anos, Ivan celebra a longevidade e compartilha memórias de uma carreira de mais de meio século dedicado à música.

Assista ao vídeo com trechos da entrevista com o músico Ivan Lins, gravada em maio de 2024. Foto: Adriana Vichi.

A seção EM PAUTA desta edição da Revista E (Ecologias possíveis – LEIA AQUI) apresenta dois textos que propõem novas ecologias para habitarmos um futuro em diálogo com a natureza. O primeiro deles, intitulado “A vingança de Platão: política na era da ecologia”, é assinado pelo cientista político norte-americano William Ophuls. O outro artigo, de autoria do sociólogo francês Michel Maffesoli, se chama “Ecosofia: uma ecologia para nosso tempo”.

O INÉDITOS de julho (Intruso – LEIA AQUI) publica um conto criado especialmente para a Revista E pela escritora Sheyla Smanioto, com ilustrações da artista visual Julia Jabur. A obra conta uma história que se passa no bar Pito’s e envolve onças e a filha da Sônia.  

O Inéditos de julho publica o conto Intruso, de Sheyla Smanioto, com ilustrações de Julia Jabur.
O Inéditos de julho publica o conto Intruso, de Sheyla Smanioto, com ilustrações de Julia Jabur.

No mês dos Jogos de Paris 2024, o ALMANAQUE (Para viver os Jogos – LEIA AQUI) convida os leitores a conhecerem cinco espaços em São Paulo e região metropolitana para a prática de modalidades olímpicas como ginástica artística, remo, arco e flecha, ciclismo e judô. Durante a seção, saiba como funcionam os serviços do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), da Raia Olímpica da USP, do Centro Esportivo Cambuci – Rubens Pecce Lordello, do Velódromo Municipal de Caieiras e do Centro Esportivo Mooca – Salim Farah Maluf.

Localizado na zona Sul, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, é um dos principais
espaços públicos de formação de ginastas e outros atletas no país. Foto: Adriana Vichi.

A EDIÇÃO DE JULHO DE 2024 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.