JUNHO 2024: leia os destaques desta edição da Revista E

29/05/2024

Compartilhe:

NESTE MÊS: COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM INTENSIFICAR DESIGUALDADES SOCIAIS? / CULTURA GEEK É ESPAÇO PARA SOCIABILIZAR, APRENDER E CRIAR IDENTIDADES / A CONTRIBUIÇÃO DE LÉLIA GONZALEZ PARA A LUTA ANTIRRACISTA / HERMETO PASCOAL CHEGA AOS 88 COM EXPOSIÇÃO INÉDITA / CONVERSAS COM RITA VON HUNTY, BETH CARMONA E TIGANÁ SANTANA.

Leia a edição de JUNHO/24 da Revista E na íntegra

A nova edição da Revista E está no ar! Em JUNHO/24, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.

A CAPA é ilustrada pela obra inédita Dança da fartura (2024), da artista visual Aline Bispo, aplicada em pintura no reservatório de água do Sesc
Campo Limpo
, na zona Sul da capital paulista. Conhecida pela exposição de sua arte em espaços urbanos, especialmente em empenas de prédios, Aline Bispo retorna ao território onde nasceu e viveu para desenvolver esse projeto que se inspira no poema homônimo de Reginaldo Prandi, presente no livro Mitologia dos Orixás (2020).

A primeira REPORTAGEM (Efeitos extremos – LEIA AQUI) investiga como as consequências trágicas geradas pelas mudanças climáticas – que têm acometido nosso cotidiano com cada vez mais frequência e intensidade – espelham e intensificam desigualdades sociais, raciais, étnicas, de gênero e geracionais. Para discutir o tema, a reportagem ouve diversos especialistas no assunto, como a jornalista e ativista ambiental Mariana Belmont; a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik; a gestora ambiental Amanda Costa, diretora do Instituto Perifa Sustentável e integrante da Rede Vozes Negras pelo Clima; e o educador socioambiental Getúlio Mendes de Carvalho. Além disso, a Revista E apresenta projetos socioambientais inspiradores que vêm buscando frear os impactos desiguais dos eventos climáticos extremos, entre eles a ONG Menin@s da Billings, o Movimento de Defesa das Favelas (MDF), com sua ação Reciclorgânico, e o projeto Varre Vila. Aproveite a reportagem para conhecer a programação do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, realizado pelo Sesc São Paulo, neste mês, com foco em iniciativas socioambientais que geram impactos positivos nos territórios.

O desmatamento da Amazônia e outras ações humanas que impactam negativamente os biomas brasileiros vêm provocando períodos de seca e de chuva cada vez mais intensos. Crédito: Ana Cotta / Creative Commons.
O desmatamento da Amazônia e outras ações humanas que impactam negativamente os biomas brasileiros vêm provocando períodos de seca e de chuva cada vez mais intensos. Foto: Ana Cotta / Creative Commons.

Outra REPORTAGEM do mês (Fantasia em ação – LEIA AQUI) mostra como o universo geek pode ser um espaço propício para a sociabilização, a troca de conhecimentos e a construção de identidades. Povoado por fãs de animes, mangás, histórias em quadrinhos e outros elementos da cultura pop, o mundo geek deixou de ser considerado um reduto de “esquisitos”, “antissociais” e até de “estranhos” para dar lugar a um espaço de pertencimento de um público diverso, expressivo e antenado. Aproveite a reportagem para ficar por dentro dos eventos geeks realizados pelo Sesc São Paulo, em todo o estado, nos próximos meses.

Cosplay do personagem Homem-Aranha posa para a foto no palco da Geekar, encontro geek realizado pelo Sesc Araraquara - que neste ano acontece nos dias 7 e 8 de setembro. Foto: Marcela Campos.
Cosplay do personagem Homem-Aranha posa para a foto no palco da Geekar, encontro geek realizado pelo Sesc Araraquara – que neste ano acontece nos dias 7 e 8 de setembro. Foto: Marcela Campos.

Beth Carmona é a convidada da ENTREVISTA deste mês (Olhar para as infâncias – LEIA AQUI). Durante a conversa, a ex-gerente de programação e diretora geral da TV Cultura, e fundadora da Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, relembra seus mais de três décadas de experiência no audiovisual infantojuvenil, além de refletir sobre qualidade da produção nacional, educação midiática e investimentos para a televisão, internet e cinema.

Assista ao vídeo com trechos da entrevista com Beth Carmona. Captação: Marina Pereira. Edição: Riff Produtora.

A seção BIO de junho (Voz ancestral – LEIA AQUI) celebra a inestimável contribuição do legado da pensadora mineira Lélia Gonzalez (1935-1994) para a luta antirracista e os estudos de gênero, raça e classe. O texto destaca marcas da trajetória da ativista, antropóloga, filósofa, professora e uma das maiores autoras do feminismo negro no país, a partir do relato de histórias sobre sua infância, formação acadêmica e reverberações intelectuais na obra de outras pensadores brasileiros. Aproveite para saber mais sobre o exposição “Lélia em nós: festas populares e amefricanidades”, que entra em cartaz no Sesc Vila Mariana, a partir de 26 de junho.  

O legado da mineira Lélia Gonzalez é celebrado em exposição inédita que revisita momentos marcantes de uma das maiores pensadoras do feminismo negro no país. Foto: Acervo Instituto Moreira Salles (IMS) - Januária Garcia.
O legado da mineira Lélia Gonzalez é celebrado em exposição inédita que revisita momentos marcantes de uma das maiores pensadoras do feminismo negro no país. Foto: Acervo Instituto Moreira Salles (IMS) – Januária Garcia.

No ENCONTROS desta edição (Quem tem medo de Rita von Hunty? – LEIA AQUI), a drag queen criada pelo ator e professor Guilherme Terreri compartilha inquietações sobre filosofia, política, sexualidade e outros temas sociais. Há quase uma década, ela conduz, no canal Tempero Drag, no Youtube, aulas sobre estudos culturais, literatura, política, filosofia e sociologia. Neste bate-papo, ela fala sobre identidade drag, linguagem neutra, rumos do feminismo e desafios pedagógicos para as próximas gerações.

Ouça, na íntegra, o bate-papo com Rita von Hunty para a edição de junho/24 da Revista E. Edição: Carol Mendonça.

A matéria GRÁFICA deste mês (Bruxo das artes – LEIA AQUI) propõe um passeio visual por obras de arte que representam o alfabeto sonoro-visual de Hermeto Pascoal. Aos 88 anos, o músico, que é reconhecido mundialmente pelas experimentações sonoras com instrumentos não convencionais, mostra uma nova faceta artística, transpondo sua música para o território das artes plásticas. Aproveite para ficar por dentro da exposição Ars Sonora – Hermeto Pascoal, em cartaz até 3 de novembro, no Sesc Bom Retiro.

Desenho "Mundo Lindo". Lápis de cor, caneta e papel. Foto: Everton Ballardin.
Desenho “Mundo Lindo”. Lápis de cor, caneta e papel. Foto: Everton Ballardin.

O DEPOIMENTO de junho (Mergulho no desconhecido – LEIA AQUI) convida o músico, poeta e pesquisador Tiganá Santana para uma conversa sobre arte, impressões e memórias musicais, carreira, composição e linguagens presentes em seu repertório. Investigador das linguagens do som, o artista relembra duas décadas de uma carreira marcada pela curiosidade pelo não convencional.

Assista ao vídeo com trechos do depoimento de Tiganá Santana. Captação: Marina Pereira. Edição: Riff Produtora.

A seção EM PAUTA desta edição da Revista E (Era da infoxicação – LEIA AQUI) publica artigos inéditos que alertam para as consequências corrosivas da infoxicação, ou seja, o consumo excessivo de informações na era digital, e também apontam caminhos para lidar com os efeitos da hiperconexão. O texto “O excesso informativo produz ignorância?” é assinado pelo pesquisador em ciências humanas e sociais Michel Carvalho da Silva, diretor-adjunto da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). Já o segundo artigo, intitulado “O que fica depois de ver mil posts?”, é do jornalista e pesquisador em comunicação Luís Mauro Sá Martino.

O INÉDITOS de junho (Anunciação – LEIA AQUI) apresenta uma história fantasmagórica sobre o encontro da personagem Márcia com a alma penada da Sinhá Torta. O conto é uma criação inédita do escritor e crítico literário paraibano Cristhiano Aguiar, autor de obras como “Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução” (2017), “Na outra margem, o Leviatã” (2018) e “Gótico nordestino” (2022). Quem ilustra o texto é a artista visual Amanda Miranda.

"Anunciação" é um conto inédito criado por Cristhiano Aguiar para a Revista E, com ilustrações de Amanda Miranda.
“Anunciação” é um conto inédito criado por Cristhiano Aguiar para a Revista E, com ilustrações de Amanda Miranda.

Por fim, o ALMANAQUE (Novos moradores de São Paulo – LEIA AQUI) mostra cinco animais que, desde o ano passado, habitam parques e áreas de conservação em SP. Com espécies de mamíferos, anfíbios, répteis, aves e insetos, esses bichos foram “descobertos” pelo mais recente Inventário e Monitoramento da Fauna Silvestre, trabalho concluído, no fim de 2023, pela Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Um dos novos moradores dos parques e áreas de preservação da capital é a cuíca, pequeno marsupial que tem a extensão do seu habitat cada vez mais reduzida pelo avanço da urbanização. Foto: Renato Augusto Martins.
Um dos novos moradores dos parques e áreas de preservação da capital é a cuíca, pequeno marsupial que tem a extensão do seu habitat cada vez mais reduzida pelo avanço da urbanização. Foto: Renato Augusto Martins.

A EDIÇÃO DE JUNHO/24 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JUNHO/24 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.