Karin Fernandes e 50 ponteios de Camargo Guarnieri

17/01/2025

Compartilhe:

Após um hiato de 45 anos desde a última gravação no Brasil, os 50 ponteios de Camargo Guarnieri ressurgem pelas mãos de Karin Fernandes, pianista brasileira de renome internacional. O álbum digital democratiza uma das maiores obras da música de concerto brasileira, uma vez que as integrais anteriores não estão disponíveis nas plataformas de áudio. O público também poderá conferir ao vivo parte do repertório executado por Karin em 29/1, quarta-feira, no Sesc Pinheiros

Dividido em 5 cadernos, os 50 ponteios foram compostos por Guarnieri ao longo de 30 anos, culminando em uma obra que se equivale, na história da música de concerto brasileira, ao que seriam os prelúdios de Chopin para a música para piano em âmbito internacional.  O termo “ponteio” vem de pontear, ou seja, dedilhar cordas e foi escolhido por Guarnieri para marcar a brasilidade de sua obra, com características únicas, diferenciando-os, assim, dos tradicionais prelúdios. Porém, assim como os prelúdios de Chopin, os ponteios do compositor brasileiro servem não de abertura para uma obra maior, mas são peças livres que compõem uma coleção independente, uma obra de grande concisão, que explora atmosferas diversas, com influências variadas.  

Os títulos, como “Saudoso”, “Raivoso e Ritmado”, “Com alegria” e “Dengoso, mas sem pressa”, remetem a essas atmosferas pensadas por Guarnieri, servindo como guias para quem os interpreta. Temas musicais que nos dão o tom de cada um deles. São peças curtas, porém de grande complexidade e profundidade. 

“É quase como se fossem poemas. É uma ideia musical concentrada, muito lírica, alguns muito dramáticos, mas a maioria muito nostálgica. Fico imaginando que é uma obra para deleite próprio, que ele tinha prazer em fazer aquilo. Ele dedicava para amigos, parentes, alunos, jornalistas… uma forma de ele se relacionar com a música e com o mundo musical. Enxergo esses ponteios como uma produção muito prazerosa e muito pessoal dele.”, diz a jornalista e pesquisadora musical Camila Fresca, também curadora do projeto. 

Camila também enxerga que o lançamento reforça a tradição de grandes pianistas brasileiras, como Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novaes, Isabel Mourão e Laís de Souza Brasil. Muitas vezes, eram elas que alavancavam, com seus trabalhos, as carreiras dos compositores, levando seus nomes Brasil afora e internacionalmente. É o caso de Villa-Lobos que, na década de 20, tem sua obra levada ao exterior por Guiomar Novaes, à época mais famosa que o compositor. O mesmo aconteceu com Guarnieri a partir das interpretações de Isabel e Laís. 

“Karin, além de amiga é uma grande pianista e interessada em música brasileira, com uma mente aberta. Eu falei ‘olha, eu acho que é você que tem que continuar esses registros e essa tradição e fazer uma nova versão desses ponteios’. Em 2024 faz 45 anos que a Laís gravou a versão dela. É muito tempo para uma obra dessa importância ficar sem um novo registro e eu acho que a Karin é a intérprete ideal neste momento”, completa Camila. 

Karin Fernandes, que toca peças de Guarnieri desde a infância e o coloca como um de seus compositores favoritos, enfatiza que não há como um(a) bom/boa pianista não passar pela obra de Guarnieri em sua formação, uma vez que o considera um dos músicos mais importantes da história da música de concerto. Segundo ela, as peças, que não passam de duas páginas de partitura, são ao mesmo simples, quando pensamos na concisão que propõem, e complexas na construção. 

“Ele tem uma forma de construir muito diferente. Acha caminhos muito interessantes. A escrita do Guarnieri não é fácil para uma leitura à primeira vista justamente porque ele sempre vai por caminhos diferentes. Você tem que se dedicar bastante. É uma música complexa para você realmente entender musicalmente. Você pode até seguir as orientações da partitura, mas nunca é só isso. Sempre acho que tem que tocar muito para descobrir pequenos detalhes musicais, dele.”, destaca Karin.


50 ponteios de Camargo Guarnieri está disponível nas principais plataformas de streaming. Saiba mais sobre o recital de lançamento aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.