Durante o período de 16/07 a 4/08/2024, o LAB74 ocupou o Galpão no Sesc Belenzinho e realizou uma extensa programação, oferecendo uma variedade de cursos e oficinas. As atividades abrangeram marcenaria, serralheria, joalheria e bordados, promovendo o conceito faça você mesmo.
Os cursos e oficinas oferecidos ao público tiveram como base os projetos já praticados e estabelecidos na escola localizada na Barra Funda. Utilizando os mesmos métodos de ensino os participantes puderam explorar diferentes materiais e ferramentas, experimentando técnicas diversas.
O LAB74 é uma instituição dedicada ao design, artes e afazeres, cujo objetivo é incentivar o pensamento crítico dos alunos em processos construtivos que transformam matérias-primas em objetos desejáveis. Fundado e dirigido por Bruno Lima, que possui vasta experiência em arquitetura, urbanismo e empreendedorismo, o LAB74 conta com uma equipe de 25 profissionais especializados em diversas áreas do design de produto. Essa equipe combina experiência de mercado com ensino em importantes escolas e centros de estudos da cidade, abrangendo arquitetos, marceneiros, designers, joalheiros, figurinistas, ceramistas, vidraceiros, engenheiros de materiais, serralheiros, cozinheiros, bartenders, artistas plásticos e apaixonados pelo processo de pensar, fazer e ensinar.
Os depoimentos dos participantes evidenciaram sua satisfação ao longo do projeto. As oficinas, com duração de até 8 horas, desafiaram os participantes a concluírem seus projetos com o auxílio de instrutores dedicados e prestativos em cada etapa. Ao final, os participantes expressaram uma grande sensação de realização ao levarem para casa suas criações feitas à mão.
com Bruno Lima e Alexandre Shirota
A poltrona amarela desenhada por Rodrigo Silveira com Bruno Lima propõe uma leitura atemporal e particular sobre o desenho do móvel. Um projeto open source que pode ser reproduzido e utilizado por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Da composição de planos com a formação de ângulos o objeto é constituído. Técnicas e materiais tradicionais da marcenaria moderna foram abordados.
com Chico Maciel, Samir Melo, Eduarda Resnik e Bruna Sato
Sedia 01 é uma cadeira clássica do design mundial proposta por Enzo Mari em sua linha da Autoprogettazione. Nessa oficina, o aluno pode construir uma réplica desse móvel em tábuas de pinos, parafusos e cola.
Crianças, a partir dos 8 anos, também puderam participar acompanhadas de seus responsáveis. O tamanho e o projeto da cadeira foi adaptado para as crianças participantes.
com Laisa Guimbard
Nesta atividade os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, experimentar e praticar a colagem como forma de expressão. Por meio da provocação, do exercício e da análise, a atividade estimulou o pensamento poético e a experimentação de composições de imagens e símbolos que até então não se relacionam. Ao final, cada participante levou sua colagem autoral emoldurada.
com Chico Maciel, Eduarda Resnik e Samir Melo
Banco base é uma peça desenhada por Bruno Lima e Edu Pacheco para o reaproveitamento de sobras de madeira de diversas espécies e tamanhos. Cada aluno pode fazer uma composição desse material para conformar uma placa sólida de aproximadamente 120x30cm e, em seguida, a instalação de pés de acordo com a altura que melhor lhe convinha.
com Adriana Bragotto e Juliana Mota
Introdução prática ao bordado em pedraria, com a apresentação dos materiais, ferramentas e possibilidades. Os participantes aprenderam técnicas de aplicação de paetês, lantejoulas, miçangas e canutilhos e desenvolveram, com os pontos ensinados, uma criação autoral que foi também sua bandeira de pontos.
com Laisa Guimbard
Por meio da mistura de técnicas de colagem com associação livre, crianças e seus acompanhantes puderam experimentar técnicas artísticas que ajudou-as a se expressarem com confiança e poesia, bem como, estimulou a criatividade, o desenvolvimento de habilidades motoras e de composição e, acima de tudo, cultivou o apreço pela arte e suas técnicas.
com Andre Caperutto
Utilizando os metais e técnicas de corte e dobra, foram realizados exercícios de desenho autoral (criação do aluno), aplicados em um anel e um pingente, com ferramentas e processos tradicionais da joalheria como estilheira, arco de serra, aneleiras, tas, tribolet, motor de chicote, maçarico etc. Além disso, o aluno pode sair com embasamento para a criação de projetos futuros.
com Samir Melo, Diego Amorim, Alexandre Shirota e Chico Maciel.
As superfícies de apoio para cortar e servir são objetos clássicos de todas as cozinhas e nesse curso o aluno pode fazer sua própria tábua em madeira nobre brasileira com desenho limpo e contemporâneo. Todas as etapas de produção da peça como: corte, borda, chanfro, canal, furação e muita lixa, foram realizadas pelo próprio aluno. Itens importantes como escolha das melhores espécies quanto a dureza, não soltar gosto, cheiro ou cor durante o uso foram abordados, assim como limpeza e manutenção da peça. Ao final da aula o aluno teve em mãos sua própria tábua de corte para levar para casa.
com Adriana Bragotto e Renata Brasil
Oficina de experimentação para criar e aplicar cartazes com a técnica de lambe-lambe. Foram abordados conhecimentos acerca dos materiais adequados, possibilidades de formatos e processos de criação. Os participantes fizeram seus cartazes e aplicaram na parede.
com Onesto e Hope
Nesta oficina de técnicas de Graffiti, professores paulistanos ONESTO e HOPE apresentaram ao público (a partir de seus 30 anos de experiência) diversos aspectos da utilização de tinta spray em pinturas murais e painéis, abordando não apenas aspectos técnicos, mas o racional por trás de cada criação como modo de transformar e de observar as grandes cidades a partir de intervenções pontuais.
com Sérgio Barrero
Nesta oficina foi abordado o processo de projeto e a técnica para produção de joias contemporâneas de acrílico. Os alunos também receberam informações sobre o material, suas propriedades e sua aplicação na joalheria.
com Chico Maciel, Andre Caperutto, Samir Melo e Eduarda Resnik
Banco base é uma peça desenhada por Bruno Lima e Edu Pacheco para o reaproveitamento de sobras de madeira. Nesse módulo, direcionado também aos pequenos (8 anos +), os participantes trabalharam com sobras de madeiras variadas além de compensado laminado explorando seu “topo” como linguagem em uma composição para formar uma placa plana e instalação de pés.
com Diego Amorim, Chico Maciel, Eduarda Resnik, Andre Caperutto, Bruna Sato e Samir Melo.
Nessa oficina, o aluno produziu um shape tradicional de skate, isto é, o corpo do skate sem curvatura e com madeira laminada rígida. Todos os processos de fabricação, como projetar, cortar, lixar, tratar e testar, foram abordados para fabricar o corpo do skate.
com Adriana Bragotto e Juliana Mota
Levantar a bandeira.
Esse é um modulo que procura dar significado a uma pintura em tecido plano, com introdução prática à pintura de algodão cru, passando por todo processo desde a criação do projeto, a ilustração, como passar o risco, materiais, pintura e acabamentos.
com Samir Melo
Esta oficina que abordou o projeto e a técnica para produção de joias contemporâneas em madeira. O objetivo era construir peças e entender na prática todas as etapas de produção de uma joia contemporânea em madeira: preparação, desenho, corte, lixa, acabamento etc.
com Chico Maciel, Eduarda Resnik e Andre Caperutto
A bike de equilíbrio (Balance Bike) foi construída de forma artesanal em madeira compensada laminada e mecanismos de giro e rolamento com barras roscadas e parafusos infinitos. A produção das peças foi feita com técnicas clássicas de marcenaria. A atividade pôde ser feita também por crianças.
com Andre Caperutto e Bruna Sato
Nessa proposta o aluno fez uma escultura autoportante com 5 planos de madeira de tamanho, cor e forma distinta e em seguida algumas experimentações com uma lâmpada testando luz, sombra, frestas e foco a fim de criar uma luminária escultórica de ambiente… Os pequenos (8 anos +) também foram bem-vindos para construir suas próprias peças.
com Adriana Bragotto e Juliana Mota
Introdução prática ao bordado livre contemporâneo, com a apresentação dos materiais, ferramentas e possibilidades. O participante aprendeu os pontos básicos tradicionais, pilares para técnica, que resultou em um bordado de parede ao final do encontro.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.