O LabMais – Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes realizou uma ação transformadora no Sesc Registro nos últimos meses, oferecendo a jovens da região a oportunidade de mergulharem no universo da produção audiovisual. Durante uma série de encontros, os participantes tiveram contato com aspectos técnicos e criativos de diversas formas de expressão midiática, como fotografia, vídeos, mini documentários, entre outros. A iniciativa tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil por meio da criação de conteúdos inovadores, utilizando as novas tecnologias da comunicação para construir narrativas potentes e conectadas com a realidade local.
Sob a orientação de profissionais do audiovisual, o laboratório ofereceu uma base em temas como roteiro, iluminação, áudio, fotografia e edição, além de proporcionar uma experiência prática com equipamentos audiovisuais, incluindo gravação em 360º. Com essa instrução técnica e criativa, os jovens puderam experimentar linguagens e formatos, resultando na produção de um mini documentário que reflete as questões sociais e culturais que permeiam suas vivências.
O destaque dessa edição do LabMais no Sesc Registro foi a criação do mini documentário “A Batalha Antes da Rima”, uma produção coletiva que retrata um dos projetos mais dinâmicos do Sesc Registro – a Batalha do K3 – além registrar uma parte da cena do rap e hip hop na região. No documentário, os MC’s participantes apresentam rimas improvisadas a partir de temas sugeridos pelo público, abordando temas como educação, política, cultura e questões sociais. A produção vai além do simples desafio de rimar, evidenciando o raciocínio crítico dos jovens ao refletirem sobre questões contemporâneas por meio da cultura hip hop. O filme revela como a Batalha do K3 se transforma em um espaço de aprendizado e conscientização, dando voz a quem muitas vezes não tem um lugar de fala nos grandes debates sociais.
O documentário, disponível no canal do YouTube do Sesc Registro, é um exemplo claro do impacto que a cultura digital e o trabalho colaborativo podem ter na formação de jovens cidadãos críticos e criativos. Assista:
Ficha técnica
Título: A batalha antes da rima
Gênero: Mini doc
Duração: 11’17
Ano de Produção: 2024
Coletivo: Batalha do K3
Realizadores
Direção das entrevistas: Emma
Assistente de direção e logger: Henry
Direção de arte: Ludmyla e Melissa
Operação de câmera entrevistas e batalha: Capy, Deco, Emma, Francis, Gil Azevedo, Henry, Ludmyla, Melissa, Robert, Sávio Coelho, Thxiis
Som direto entrevistas e batalha: Francis, Gil Azevedo, Thxiis, Capy, Henry, Melissa, Robert, Sávio Coelho
MCs: Sumo, Lil Luis, Emi, Capy, Th, Kimi, Deco, Xaveco
Apresentadores: Manzo, BLK Mamba Making of: BLK Mamba, Capy, Deco, Emma, Francis, Gil Azevedo, Ludmyla, Melissa, Robert, Thxiis
Montagem/Edição: Bruna Quevedo e Rafaela Rosa
Técnico responsável: Nathália Alves
Classificação: Livre
Ano: 2024
Estado: São Paulo
Sinopse: As batalhas de rimas sob a perspectiva da juventude do Vale do Ribeira. Filmado e dirigido pelos próprios participantes durante o curso do projeto LabMais – Laboratório de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, as lentes direcionam para a história de seus integrantes, revelando como as batalhas de rima se tornaram um importante espaço de resistência e expressão das juventudes.
Mais informações pelo telefone (13) 3828-4950.
O Sesc fica na avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 – Centro – Registro/SP.
Siga nossas redes!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.