Simpósio no Sesc São José dos Campos debate os impactos do lazer sobre as dimensões social, ambiental e econômica (foto: Fernanda Baldo)
Com o tema Sustentabilidade e Desenvolvimento – Caminhos para um futuro sustentável, o Simpósio de Lazer será realizado no dia 16/4, no Sesc São José dos Campos, interior paulista, onde serão discutidas as urgências climáticas e a necessidade de rever escolhas coletivas e individuais na defesa do meio ambiente. O evento marca o Dia Mundial do Lazer, instituído por iniciativa da WLO – World Leisure Organization (Organização Mundial de Lazer), com coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer), em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer), para chamar atenção para o lazer como um direito humano fundamental para o bem-estar e para a construção da nossa identidade.
A edição deste ano do Dia Mundial do Lazer propõe uma reflexão sobre a intersecção do tema com a sustentabilidade, explorando como práticas de lazer podem contribuir para a preservação ambiental, o bem-estar social e o desenvolvimento econômico equilibrado. “Está no foco do Simpósio que marca essa edição do evento refletir sobre como o lazer pode ser usado para promover comportamentos mais sustentáveis nas comunidades. Além disso, pretendemos incentivar a inovação em atividades de lazer que sejam ambientalmente responsáveis e socialmente inclusivas e, nessa relação dialógica, compartilhar experiências práticas em diferentes contextos e escalas”, afirma Carol Seixas, gerente da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.
Na palestra de abertura, o professor e pesquisador Sandro Carnicelli, da West Scotland University, analisará os impactos do lazer em diferentes dimensões – social, ambiental e econômica – e como essas interações influenciam políticas públicas, planejamento urbano e relações comunitárias. Na sequência, a mesa “Lazer, Território e Sustentabilidade” discutirá a interconexão entre lazer, identidade territorial e preservação ambiental, trazendo diferentes perspectivas sobre práticas sustentáveis e comunitárias, com os participantes Andrea Rabinovici (Unifesp), Maurício Mendes Belmonte (liderança em sustentabilidade em São José dos Campos) e Thiery Maciel (artista indígena). Estão previstas também a mesa “Educação, Cultura e Diversidade através do Lazer” e o bate-papo “Bem-estar e Desenvolvimento”. Saiba mais: sescsp.org.br/diamundialdolazer
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.