As ações foram organizadas em seis eixos para contemplar tipos de público diversos e interesses plurais
As tradicionais ações formativas do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), nesta edição de 55 anos, ganham caráter e denominação performática por articular escutas, saberes e memórias em movimento. A grade contempla cerca de 30 atividades, divididas em seis eixos e direcionadas a todo tipo de público que se interessa pelas construções e bastidores da arte para além dos palcos.
A partir das Ações [per]formativas, a programação do FIT Rio Preto 2024 amplia o debate e o acesso de artistas e público em geral a figuras relevantes para a concepção de curadoria do festival. Passeando pelos espaços que o evento ocupa na cidade durante o período de sua realização, as ações serão feitas, inclusive, no Graneleiro.
“A cada encontro é estabelecido um espaço seguro de troca e reflexão por meio dos corpos e das memórias que cada existência coloca no mundo. As atividades extrapolam a ideia de saber pela palavra falada ou escutada e perpassam o saber pelo invisível, pelo que percebemos na pele e nas presenças compartilhadas”, define o curador das Ações [Per]Formativas, Rafael Bacelar.
A programação conta com ações performáticas, residências, processos de criação, acompanhamentos de montagens e encontros, possibilitando o movimento contínuo das ideias que atravessam a programação do Festival. As atividades, separadas por eixos, se objetivam a partir dos seguintes conceitos:
>> Performativa: As ações performativas ensaiam uma proposta de repensar os modos pelos quais entendemos a noção de transferência de saberes em uma prática formativa. Dilatam as fronteiras entre a palavra e o gesto, entre sonoridades e o dançar. Performance, o lugar de quem ouve e de quem fala, o lugar de quem move e de quem é movido.
>> Partilha: As partilhas organizam-se em formato de residências artísticas para compartilhamento de práticas e saberes com artistas nacionais e internacionais, a partir de suas pesquisas e processos criativos. Nessas residências, selecionadas por meio de chamamento público, proponentes e participantes estarão juntos trocando saberes, dúvidas e ideias num processo que se deseja horizontal e democrático.
>> Encontro: Os encontros se constroem na intenção de articular aprendizados, olhares e saberes; tecer e desenhar uma ideia de futuro, um futuro que se inscreve no agora. O primeiro encontro será com Helena Vieira, travesti, pesquisadora, transfeminista e escritora; o segundo, com Eliane Potiguara, professora, escritora, ativista e empreendedora, e, encerrando, Leda Maria Martins, mulher negra, poeta, pesquisadora, ensaísta, dramaturga e rainha congadeira. A escolha destas artistas e pensadoras para uma série de masterclasses se dá não apenas no âmbito de suas representações políticas no mundo, mas, sobretudo, por seus agenciamentos e penetrações nos saberes da arte contemporânea brasileira.
>> Papo Público: Conversas que acontecerão entre público, artistas e técnicas(os) interessadas(os) depois das apresentações dos espetáculos destinados a todos os públicos. A importância desses encontros reside na urgência da formação de novas plateias para o teatro, pensando as infâncias e as juventudes.
>> Pensamento Espiralar: Uma série de encontros que irão tratar de temas urgentes para as artes, para as múltiplas linguagens e para a sociedade nos dias de hoje. Esses encontros serão iluminados pela ideia de um pensamento espiralar, em que coexistem e se atravessam, simultaneamente, diferentes matrizes e modos de formular ideias e compor diálogos com dimensão coletiva. Importa a proposição de perguntas, a gira dos pensamentos diversos, a vivência das dúvidas e a não afirmação de certezas.
>> Backstage: por detrás da cena: É um chamamento dirigido a artistas, estudantes, técnicas(os) e público interessados em acompanhar as diferentes etapas de montagem dos espetáculos internacionais desta edição do festival. Trata-se de uma experiência de observação e troca.
>> Em Processo: É um chamamento dirigido a artistas, estudantes, técnicas(os) e público interessados em acompanhar o processo de criação de um espetáculo, possibilitando a observação e a troca sobre os diversos aspectos da criação, sejam eles artísticos, técnicos, temáticos ou dramatúrgicos, até conceitos de direção e caminhos cênicos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
PASSINHO PHODA– Clarin Cia de Dança – Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
Oficina de passinho – dança criada nos bailes de favela, que mistura movimentos de diversos estilos, como break, frevo, samba, capoeira e dança afro ao ritmo do funk carioca – que desenvolverá coreografias básicas que se transformarão, na sequência, em um grande Baile Carioca junto às atividades do Graneleiro.
18/7, quinta, a partir das 23h – Graneleiro. Duração: até 30min – Autoclassificação Indicativa: 18 anos. Grátis. Ingressos online a partir das 17h do dia da atividade e retirada presencial, a partir das 22h30 na bilheteria do Graneleiro.
partilha
DANÇAS QUE ENGOLFAM PALAVRAS, TEMPO E ESPAÇO – Cássia Navas – São Paulo/SP
Residência que tem como objetivo discorrer sobre a dança, em suas camadas de fronteira com teatro e tudo mais que vier. Propõe-se uma conversa em torno de duas obras, em um giro epistêmico sobre a cena atual, na tentativa de decolonizar e des-modernizar discursos.
19/7 e 20/7, sexta e sábado, 11h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 120min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
pensamento espiralar
CURADORIA DA MEM(ÓRÌ)A– Diego Valladares -Santo André/SP, Monique Cardoso – Crato/CE e Naruna Costa – Taboão da Serra/SP
Encontro com as curadoras e o curador da edição de 2024 do FIT São José do Rio Preto para pensar em movimento sobre o eixo curatorial, sobre caminhos para a elaboração de uma curadoria e sobre reflexões para futuras edições. O debate incluirá, ainda, questões como a importância dos festivais nos contextos socioculturais que ocupam e as narrativas e memórias construídas por eles ao longo do tempo.
19/7, sexta, 15h – Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
papo público
FRANKINH@ – UMA HISTÓRIA EM PEDACINHOS – Projeto Gompa – Porto Alegre/RS
Bate-papo, após a apresentação do espetáculo, para compartilhar percepções, curiosidades, observações e quaisquer outras manifestações sobre obra, artistas, criação, motivações, dentre outras inquietações, possibilitando um grande encontro de informação, celebração e formação de plateias.
19/7, sexta, 16h – Centro Cultural Sesi. Duração: até 45min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Disponível para o público presente no Centro Cultural Sesi, após a sessão das 15h.
encontro
TEATRO E MEMÓRIA: O TEATRO FRENTE AO DESAFIO DE DESCOLONIZAÇÃO DA MEMÓRIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – Helena Vieira – Fortaleza/CE
Encontro para refletir sobre memória, passado, presente e futuro. O presente vive uma profunda crise de futuro. O que vemos à frente parece ruim, catastrófico. O que fazer diante da incapacidade de imaginar futuros? É preciso retornar ao passado, refazer os passos, não como quem lê um livro, mas como quem torce os pés e experimenta o corpo de quem veio antes, pulando de um ao outro. Descolonizar a memória é a tarefa para o futuro. Como diria Ecléa Bosi, é memória do futuro, e este é o desafio do presente. Contudo, como fazer? O teatro, como veículo, prática e linguagem, é um potente invocador das memórias, construtor de passados-presentes.
20/7, sábado, 15h – Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
partilha
FOTOGRAFIA DA CENA– Lenise Pinheiro – São Paulo/SP
Oficina de fotografia da cena, apresentando e contextualizando o fazer fotográfico na relação com as artes cênicas, por meio da partilha e retrospecto de Lenise Pinheiro e de atividades fotográficas práticas a serem realizadas pelas(os) participantes, reforçando a importância das relações humanas, da sensibilidade, da criatividade e da simplicidade na captação de imagens, possibilitando registros de memória, espaço e tempo.
21/7 a 23/7, domingo a terça, 11h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 120min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
encontro
MEMÓRIAS ORIGINÁRIAS – Eliane Potiguara – Rio de Janeiro/RJ
Encontro para refletir sobre as memórias originárias, articulando desafios, caminhos e trajetórias de (re)existências, que os povos indígenas enfrentam no processo identitário e na luta contra o apagamento sistematizado, destacando a importância do papel das mulheres indígenas pela ocupação e vivência da memória e de toda ancestralidade.
21/7, domingo, 15h – Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
papo público
MEMÓRIAS DE MACHADINHO – Cia. Bardos de Teatro – São José do Rio Preto/SP
Bate-papo, após a apresentação do espetáculo, para compartilhar percepções, curiosidades, observações e quaisquer outras manifestações sobre obra, artistas, criação, motivações, dentre outras inquietações, possibilitando um grande encontro de informação, celebração e formação de plateias.
21/7, domingo, 16h – Centro Cultural Sesi. Duração: até 45min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Disponível para o público presente no Centro Cultural Sesi, após a sessão das 15h.
backstage: por detrás da cena
MONTAGEM AYNI: TRILOGÍA DE LOS DÍAS SIN TIEMPO – Fundación Ojo De Agua – Bogotá/Colômbia
Vivência para acompanhar as diferentes etapas de montagem do espetáculo internacional Ayni: Trilogía de los días sin tiempo com a Fundación Ojo De Agua de Bogotá/Colômbia, configurando uma oportunidade de observação e conhecimento sobre as diferentes formas, modos e organização de produção e montagem técnica e operacional de uma grande obra.
22/7, segunda, 9h – Teatro Municipal Paulo Moura. Duração: até 180min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
partilha
ENSAIOS SOBRE ARTIVISMO
GAL – Grupo de Apoio à Loucura – São José do Rio Preto/SP
Partilha que propõe o desdobramento da pesquisa teórica “Ensaios sobre Artivismo – OQ da Queer e qual de GAL”, realizada por Murilo Gussi, em 2021, e a construção de um circuito cênico de “reprise” dos processos de GAL, por meio de exposições teóricas, laboratórios e programas performáticos, sendo desenvolvidas pequenas releituras “vestidas” com a “arara” de ideias do grupo e realizando treinamentos e repetições. A atividade resultará em um roteiro que será celebrado em apresentações públicas em duas feiras livres de São José do Rio Preto.
22/7 a 25/7, segunda a quinta, 9h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 180min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
backstage: por detrás da cena
MONTAGEM R.OSA – 10 EXERCISES FOR NEW VIRTUOSITIES – Silvia Gribaudi Performing Arts – Itália
Vivência para acompanhar as diferentes etapas de montagem do espetáculo internacional R.OSA – 10 exercises for new virtuosities, com Silvia Gribaudi, Milão/Itália, configurando uma oportunidade de observação e conhecimento sobre as diferentes formas, modos e organização de produção e montagem técnica e operacional de uma grande obra.
22/7, segunda, 14h – Sesc Rio Preto – Teatro. Duração: até 180min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
pensamento espiralar
TEATRO FORA DO EIXO – Fagner Rodrigues, Geovanna Leite, Homero Kaneko, Jef Telles, Murilo Gussi, Tauane e Zilda Arali – São José do Rio Preto/SP
Encontro para pensar o fazer artístico e os modos de produção no contexto regional, e as possíveis e necessárias conexões com outros territórios, em nível nacional e internacional, a partir das vivências e resistências de artistas que atuam em São José do Rio Preto, deslocando o olhar para o interior e as singularidades, tensões e distensões próprias.
22/7, segunda, 15h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 120min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
pensamento espiralar
TEN – TEATRO EXPERIMENTAL DO NEGRO – 80 ANOS – Aysha Nascimento – São Paulo/SP, Jessé Oliveira – Porto Alegre/RS e Sidney Santiago Kuanza – Guarujá/SP
Encontro sobre a memória e as importantes reverberações do TEN no presente e para o futuro, abordando a fundamental trajetória de um dos mais importantes grupos de teatro com dimensão estética e política indissociáveis, na história do Brasil, que completa, em 2024, 80 anos de sua fundação.
23/7, terça, 15h – Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
partilha
CUERPO DESDE COSMOVISIONES ANCESTRALES– Emilce González – Santander e Boyacá/Colômbia
Partilha com o objetivo de desvelar o universo mítico da cultura subjetiva e coletiva, e as relações com o corpo enquanto espaço-tempo do universo da representação. Por meio de exercícios de encenação ligados a estruturas dramáticas ocidentais e não ocidentais, serão construídas sequências de tensões dramáticas a partir da reescrita das experiências pessoais, assim, investigando a memória individual e coletiva, articulando escrita, voz, corpo e ancestralidade.
24/7 e 25/7, quarta e quinta, 11h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 120min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
papo público
BERTOLDO – ESTUDO Nº 1– Buia Teatro Company – Manaus/AM
Bate-papo, após a apresentação do espetáculo, para compartilhar percepções, curiosidades, observações e quaisquer outras manifestações sobre obra, artistas, criação, motivações, dentre outras inquietações, possibilitando um grande encontro de informação, celebração e formação de plateias.
24/7, quarta, 16h – Centro Cultural Sesi. Duração: até 45min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Disponível para o público presente no Centro Cultural Sesi, após a sessão das 15h.
backstage: por detrás da cena
MONTAGEM LES HÉROÏDES – Cie BrutaFlor – Paris/França
Vivência para acompanhar as diferentes etapas de montagem do espetáculo internacional Les Héroïdes, com a Cie Bruta Flor, de Paris/França, configurando uma oportunidade de observação e conhecimento sobre as diferentes formas, modos e organização de produção e montagem técnica e operacional de uma grande obra.
25/7, quinta, 9h – Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Duração: até 180min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
em processo
PROJETO K – Companhia Hecatombe – São José do Rio Preto/SP
Compartilhamento de processo de criação do espetáculo Projeto K, a partir da obra Kamikaze, para observação, conhecimento, participação e troca sobre os diversos aspectos da criação, sejam eles artísticos, técnicos, temáticos ou dramatúrgicos, até conceitos de direção e caminhos cênicos, realizado em conjunto com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal/Rio Grande do Norte.
25/7 e 26/7, quinta e sexta, 13h – Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso. Duração: até 120min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
backstage: por detrás da cena
MONTAGEM RECLAIM – Théâtre d’Un Jour – Vonêche/Bélgica
Vivência para acompanhar as diferentes etapas de montagem do espetáculo internacional Reclaim, com o Théâtre d’Un Jour de Vonêche/Bélgica, configurando uma oportunidade de observação e conhecimento sobre as diferentes formas, modos e organização de produção e montagem técnica e operacional de uma grande obra.
25/7, quinta, 14h – Sesc Rio Preto – Arena. Duração: até 180min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Inscrições a partir de 27/06, no site fitriopreto.com.br
pensamento espiralar
TRANSCULTURALIDADE: TRATADOS PARA UMA CENA AMARELA – Emilie Sugai – São Paulo/SP, Fabio Mazzoni – São Paulo/SP, Fernando Yamamoto – Natal/RN e Toshi Tanaka – Embu das Artes/SP
Encontro para pensar coletivamente as questões históricas, artísticas e sociais relacionadas a identidades e etnias orientais no Brasil, apresentando os desafios, afirmações e ressignificações para uma cena amarela.
25/7, quinta, 15h – Sesc Rio Preto – Sala de Múltiplo Uso. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
papo público
ITAN E TAL – Grupo Baquetá – Curitiba/PR
Bate-papo, após a apresentação do espetáculo, para compartilhar percepções, curiosidades, observações e quaisquer outras manifestações sobre obra, artistas, criação, motivações, dentre outras inquietações, possibilitando um grande encontro de informação, celebração e formação de plateias.
25/7, quinta, 16h – Centro Cultural Sesi. Duração: até 45min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Disponível para o público presente no Centro Cultural Sesi, após a sessão das 15h.
encontro
GRAFIAS DA MEMÓRIA, COREOGRAFIAS DE SABERES DO CORPO – Leda Maria Martins – Belo Horizonte/MG
Encontro com o objetivo de explorar as corporeidades como agências de expressão na poesia, na cena teatral e nas poéticas e performances da oralitura. Conceitualmente, coreografar o corpo como lugar de inscrição da memória dos saberes.
26/7, sexta, 15h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
pensamento espiralar
PAISAGEM CRÍTICA: UMA RETROSPECTIVA – Guilherme Diniz – Pará de Minas/MG, Júlia Kariri – Crato/CE e Vina Amorim – Catanduva/SP
Encontro para apresentar a retrospectiva das paisagens críticas do FIT Rio Preto 2024, refletindo sobre o fazer e o pensar das artes cênicas, bem como sobre o próprio exercício da crítica na contemporaneidade, retratando percepções, desdobramentos, poéticas, ressonâncias, confluências e todas as singularidades possíveis ao longo do Festival.
27/7, sábado, 15h – Casa de Cultura Dinorath do Valle. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Ordem de chegada
papo público
AZUL – Cia. Artesanal – Rio de Janeiro/RJ
Bate-papo, após a apresentação do espetáculo, para compartilhar percepções, curiosidades, observações e quaisquer outras manifestações sobre obra, artistas, criação, motivações, dentre outras inquietações, possibilitando um grande encontro de informação, celebração e formação de plateias.
27/7, sábado, 16h – Centro Cultural Sesi. Duração: até 90min – Autoclassificação Indicativa: Livre. Grátis. Disponível para o público presente no Centro Cultural Sesi, após a sessão das 15h
Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2024
18 a 27 de julho, em São José do Rio Preto (SP)
Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e seus dependentes, estudante, ID Jovem, servidor da escola pública, aposentado, pessoa com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e o seu acompanhante. Classe teatral credenciada edição 2024 e participantes do festival com crachá de identificação) | Venda online disponível a partir de 04 de julho, às 17h, no site fitriopreto.com.br e venda presencial a partir de 05 de julho, às 17h, nas bilheterias do Sesc. Venda limitada a 2 ingressos por CPF, por espetáculo.
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo
Parceria: Sesi São Paulo
Apoio: Amigos da Arte, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Governo da Bélgica, Governo de São Paulo, Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativas de São Paulo.
Programação completa e mais informações no site fitriopreto.com.br
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