Pra cego ver: Foto horizontal colorida. A foto mostra em primeiro plano a mão de uma menina segurando uma cumbuca com grãs de feijão branco e flores cor-de-rosa. Ao fundo, desfocado, o vestido na criança, amarelo e com grandes flores brancas estilizadas, com o miolo preto. É possível ver seus joelhos e atrás dela, a grama. Fim da descrição. Foto: Silvio Dutra.
Conheça mais sobre as ações permanentes do Sesc SP no campo da educação tanto para a sustentabilidade quanto para as infâncias. Em 2023, o Sesc Vila Mariana recebe também a Conferência Internacional Espaços Naturalizados para as Infâncias.
As áreas verdes colaboram para a promoção do bem-estar, oferecendo espaços de convivência, descompressão e contemplação, e desta forma, promovem a melhoria da saúde física e mental. Muitos estudos apontam o estar na natureza como elemento fundamental para o desenvolvimento da criatividade, iniciativa, autoconfiança, encantamento, empatia, humildade e pertencimento.
Em 2005, o jornalista Richard Louv cunhou o termo “transtorno de déficit de natureza” e fez uma profunda reflexão para chamar atenção sobre a importância do contato com a natureza no livro “A última Criança na Natureza”.
O distanciamento da natureza, principalmente, na infância tem trazido graves consequências como: obesidade; hiperatividade; déficit de atenção; desequilíbrio emocional; baixa motricidade– falta de equilíbrio; agilidade e habilidade física – e miopia.
Vivências na natureza e o brincar como recurso educativo são importantes para a formação cidadã de todas as pessoas, sensibilizando para as questões ambientais e estimulando o cuidado com o ambiente.
Conheça alguns projetos do Sesc São Paulo que visam a promoção permanente do contato com a natureza no campo da educação socioambiental, do brincar e da autonomia das infâncias.
O programa Florestar vê e pensa as áreas verdes das unidades Sesc São Paulo como espaços de descobertas, relações e reflexões, individuais e coletivas. A partir delas, são desenvolvidas programações que conversam com a educação, lazer, assistência, cultura e saúde, promovendo, assim, o bem estar físico e mental.
São espaços diversos como jardins, canteiros, composteiras, minhocários, hortas, ervanários, bosques e pomares destinados à interação e contemplação da natureza. Ao promover esses espaços, o Sesc colabora com a criação de conexões entre os ecossistemas locais, contribuindo para a permanência da fauna e flora.
Dessa maneira, públicos de todas as idades são estimulados a agirem de maneira positiva em outros locais a partir do sentimento de cuidado com as áreas verdes.
Pensar o brincar como parte essencial da vida humana, além de gerador de novas relações, faz parte do programa que foca em ações em que bebês e crianças de 6 anos são protagonistas e vistos como também produtores de cultura.
Oferece espaços lúdicos nas unidades do Sesc, preparados para receber as crianças e seus responsáveis. Outras atividades propostas buscam apoiar as diferentes formas de brincar, promovendo a diversidade cultural, debates sobre as questões que tangem a primeira infância, além de sensibilizar pessoas, comunidades e instituições para a desconstrução de preconceitos e estereótipos etários, de classe, de gênero, de raça e etnia.
O programa visa, também, propagar o brincar como experiência coletiva, seja de crianças com outras crianças ou de crianças com adultos, de maneira autônoma ou com a mediação de educadoras(es).
Voltado para crianças de 7 a 12 anos, o Programa Curumim promove diversas formas de expressão, o fortalecimento da autoestima, o exercício do pensamento crítico e o desenvolvimento da ética, da solidariedade e da autonomia, além de buscar a formação de cidadãos solidários, conscientes e capazes de transformar o seu entorno.
Presente em 32 unidades do Sesc, o programa tem como um dos seus elementos fundamentais a ludicidade, e o brincar como principal forma de ação. Dentre as atividades, são propostas ações em meios naturais, para que as crianças estabeleçam diferentes conexões, tanto delas com o meio, com as outras crianças e consigo mesmas. No que diz respeito ao contato com a natureza, além de vivências nas próprias unidades, como em hortas e minhocários, as crianças também realizam passeios externos a parques, praças, sítios e espaços para visitas monitoradas.
O Curumim entende os espaços naturais como essenciais para desenvolvimento integral das crianças e para a formação cidadã das crianças, sensibiliza-as para as questões ambientais como por exemplo para o uso responsável de recursos, para o descarte adequado de resíduos, e para reflexões mais ampliadas sobre o consumo na sociedade atual.
Como parte de mais uma dessas ações, de 20 a 23 de setembro de 2023 o Sesc Vila Mariana recebe a Conferência Internacional Espaços Naturalizados para as Infâncias, uma parceria entre a Aliança Internacional de Pátios Escolares (International School Grounds Alliance – ISGA), o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e Sesc São Paulo.
A conferência, realizada pela primeira vez na América Latina, visa promover a troca e o debate acerca da relação entre cultura e natureza na aprendizagem infantil por meio do diálogo com trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por profissionais nacionais e internacionais, das áreas de educação, arquitetura, saúde e artes.
Alguns dos assuntos abordados serão: a aprendizagem ao ar livre em pátios escolares e em espaços de educação não-formal naturalizados; o desemparedamento das escolas, creches e espaços de educação infantil; o impulsionamento de políticas públicas e privadas para a potencialização de áreas verdes na cidade; a importância da escuta das crianças nos territórios; o direito à natureza e ao bem-viver para o desenvolvimento integral de bebês, crianças e adolescentes. O evento vem para corroborar as ações permanentes do Sesc na temática da infância e natureza.
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