NESTE MÊS: UM SOBREVOO PELA BELA VISTA, ONDE POUSA O SESC 14 BIS / TEXTO INÉDITO DE ALINE BEI / UMA CELEBRAÇÃO AO LEGADO TROPICAL DE GAL COSTA / CONVERSAS COM LUÍS MELO, VERA HOLTZ E PASCOAL DA CONCEIÇÃO. LEIA MAIS!
Leia a edição de OUTUBRO/23 da Revista E na íntegra
Mais uma edição da Revista E está disponível! Em OUTUBRO/23, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.
A CAPA apresenta uma das obras do fotógrafo Wagner Celestino, reconhecido pelo registro da memória do samba e de outras expressões culturais afro-brasileiras em São Paulo. A partir deste mês, ele é celebrado pela exposição Constelação Celestina, em cartaz a partir de 6 de outubro no Sesc 14 Bis, nova unidade do Sesc que abre as portas no distrito da Bela Vista.
A primeira REPORTAGEM da edição (Nas asas da diversidade – LEIA AQUI) segue falando sobre o bairro que abriga a mais nova unidade do Sesc. O texto faz um sobrevoo pela região da Bela Vista, encravada entre a Avenida Paulista e a região central da capital paulista, onde convivem o novo e o tradicional. Neste espaço vocacionado para a pluralidade coexistem histórias, identidades, costumes e repertórios diversos, tornando a casa do novo Sesc 14 Bis um mosaico de experiências étnicas e culturais.
Outra REPORTAGEM do mês (Cultivar a mudança – LEIA AQUI) investiga como podemos agir para que o alimento que produzimos e colocamos no prato contribua para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Essa agenda de compromissos assumida por 193 países, entre os quais o Brasil, tem o objetivo de melhorar a vida no planeta, até 2030, incluindo solucionar desafios de grandes proporções, como o fim da pobreza, a promoção da saúde de todos e a erradicação da fome. Para isso, o texto analisa como os sistemas agroalimentares, que envolvem desde o acesso à terra até o consumo e descarte dos alimentos, têm papel fundamental para um mundo mais sustentável e justo.
A ENTREVISTA (Ser mutável – LEIA AQUI) convida o ator e pesquisador teatral Luís Melo para compartilhar recordações da carreira de cinco décadas e refletir sobre os desafios da atuação. Luís, que faz da sua arte uma experimentação de si mesmo, aproveita a conversa com a Revista E para relembrar os anos de parceria com o CPT (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo) e o diretor Antunes Filho.
A seção BIO (Gal total – LEIA AQUI) celebra o legado tropical e transgressor de Gal Costa (1945-2022), artista baiana que carregou uma vida na voz, cantando seu país e seu tempo. Relembre a trajetória da intérprete que trilhou um caminho musical iluminada por uma voz que serviu de ferramenta de protesto e esperança para diferentes gerações.
O ENCONTROS desta edição (Um vilão abobrinha – LEIA AQUI) convida o ator Pascoal da Conceição, que, ao celebrar 70 anos de vida, relembra personagens marcantes da carreira, como o Dr. Abobrinha, da série Castelo Rá-Tim-Bum, e Mário de Andrade. Além disso, Pascoal aproveita esta conversa com a Revista E para recordar do seu encontro inesquecível com Zé Celso e o Teatro Oficina.
A matéria GRÁFICA deste mês (De sombra e luz – LEIA AQUI) propõe um passeio pelas fotografias de Wagner Celestino. O artista paulistano é celebrado na exposição Constelação Celestina, em cartaz no novo Sesc 14 Bis, que abre as portas na Bela Vista, a partir deste mês, em obras que reforçam a importância dele para a história da fotografia e para a preservação da cultura afro-brasileira.
O DEPOIMENTO de outubro (Arte à Vera – LEIA AQUI) convida a atriz Vera Holtz para um bate-papo sobre a versatilidade com que passeia pelos palcos, cinema, TV e redes sociais. Vera relembra os primeiros contatos com a arte, reflete sobre a contemplação da finitude e sobre a sua vocação curiosa e provocadora para o desafio.
EM PAUTA na edição de outubro (Criança e natureza – LEIA AQUI), artigos de dois especialistas abordam a relação entre as infâncias e o contato com áreas verdes, principalmente em ambientes escolares. O primeiro artigo, “Meta global”, é assinado por Jaime Zaplatosch Ehrenberg, co-coordenadora do comitê de liderança sobre Espaços Escolares Naturalizados e Educação ao Ar Livre. Enquanto isso, o texto “Escolas mais verdes” é de autoria da arquiteta e urbanista Carla Roxo. Ambas as autoras participaram da edição deste ano da Conferência Internacional Espaços Naturalizados para as Infâncias, realizada em setembro, no Sesc Vila Mariana.
O INÉDITOS (LEIA AQUI) apresenta uma produção de Aline Bei ilustrada pela artista visual Bianca Viani, com um relato sincero de uma filha que escreve uma carta reveladora para a mãe.
Por fim, o ALMANAQUE (Tudo isso é jazz? – LEIA AQUI) apresenta cinco mulheres que vêm se destacando na cena musical contemporânea – e que se apresentam, neste mês, no festival Sesc Jazz).
A Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, programe-se para o Circuito Sesc de Artes que, entre 21 de outubro e 26 de novembro, ocupa 123 cidades paulistas com atividades gratuitas para todos os públicos; curta mais de 100 atividades lúdicas e educativas propostas pelas unidades do Sesc durante o feriado do Dia das Crianças; e visite o NerdCon, maior conferência de cultura pop, nerd e geek da zona sul da capital paulista, que chega à décima edição, entre 12 e 15 de outubro, no Sesc Interlagos.
A EDIÇÃO DE OUTUBRO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
LEIA AQUI a edição de OUTUBRO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.