Março no Sesc 14 Bis: a programação é Ela / Dela  

08/03/2024

Compartilhe:

O mês de março chega e o Sesc 14 Bis apresenta o projeto Ela / Dela, que celebra o feminino em toda sua multiplicidade de manifestações. Com destaque para a música, o circo e a literatura, os espetáculos apresentam anseios, aspirações, cotidianos, forças e fragilidades, mas sobretudo possibilidades de mulheres que se manifestam livremente nas artes. Confira os destaques da programação!

Na música, esse feminino vem carregando pluralidade de vozes, estilos, corpos e personalidades. Gal Costa é evocada duas vezes: a primeira, dias 9 e 10/3, no show Belezas são coisas acesas por dentro, onde a artista Filipe Catto usa toda a extensão de sua poderosa voz na reinterpretação de clássicos da cantora, acompanhada por um power trio de instrumentistas; a segunda, nos dias 23 e 24/3, com Jéssica Areias e Ellen Oléria passeando pelos hits do ícone da MPB. Ainda falando sobre o brilhantismo da música nacional, a diva Alaíde Costa se junta a Zé Manoel, a convite de Amaro Freitas, um dos maiores pianistas brasileiros da atualidade para uma homenagem ao álbum Clube da Esquina, eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos, nos dias 16 e 17/3. Ceumar sobe ao palco do Teatro Raul Cortez nos dias 14 e 15/3, apresentando seus mais de 30 anos de trajetória musical como cantora, compositora e violonista. A unidade ainda recebe em sua rampa de entrada, Exausta Samba convida Samba de Moça, no dia 3/3; Boris Reine-Adelaide apresentando o Tambor Belé, no dia 10/3; Samba de Agbara apresenta Maria 7 Cordas, no dia 24/3 e no dia 31/3, Crua, show da cantautora Jacque Falcheti.

Elas também ocupam a cena na dança e no circo. No dia 8/3, Vírgula iLtda diverte com uma sátira à vida no escritório ao apresentar Vírgula, uma trabalhadora como qualquer outra: cansada e movida a café; Soniquete de Sara Peper acontece no dia 2/3; em 9/3, Tetê Purezempla apresenta Ode ao instante: À procura da música mais linda do mundo, onde combina músicas do Brasil e do mundo com muita palhaçada; e Figaza Show, solo-feminino clássico de palhaçaria de rua estará pela unidade no dia 23/3. O espetáculo Lótus encanta com sua poesia no dia 22/3.

O teatro de rua recebe destaque na programação, com seis encontros que acontecem nos dias 12 e 13/3. Os bate-papos chamam especialistas e companhias para ações formativas, debates e trocas em cima de temas como o Teatro do Oprimido, o papel da arte de rua, produção cultural independente, a ocupação da cidade e outros tópicos.

A literatura volta no mês de março, com o lançamento da HQ Soundtrack, de autoria do rapper Rashid e do ilustrador Guilherme Match, no dia 19/3. No dia 6/3, a escritora Amara Moira conversa sobre os livros que a acompanham em sua trajetória. No bate-papo Descolonizando afetos no dia 13/3, Geni Nuñes repensa relacionamentos e partilha reflexões anticoloniais e no dia 27/3, o autor do livro publicado pelas Edições Sesc, Graciliano: romancista, homem público e antirracista, Edilson Dias de Moura responde: por que ainda ler Graciliano Ramos?

Para as crianças a programação traz a música de POIN – Pequena Orquestra interativa, no dia 16/3. Também nas tardes de sábado, de 2 a 30/3, a Cia. Chaveiroeiro Contos do Mundo apresenta contações de histórias em que as mulheres são o centro, passando por contemporaneidades e tradições africanas e nordestinas.

Encontros para as pessoas idosas também se tornam uma constante na unidade, com os cursos Confecção de bonecos: potencialidades do corpo que envelhece, de 5 a 26/3 e A natureza em mim: ciclos de vida, de 6 a 27/3, onde o cultivo de plantas serve de metáfora para a discussão sobre o ciclo de vida. Unindo as reflexões provocadas pelos cursos, o Ponto de encontro: Ciclos de vida e o corpo que envelhece, no dia 21/3, oferece um espaço de acolhimento para as trocas e anseios dos interessados.

Inaugurando as oficinas, o Sesc 14 Bis traz Mecânica automotiva para mulheres nos dias 30 e 31/3; Germinando sementes, no dia 17/3; A rota dos AfroSabores, de 21 a 30/3, sempre às quintas e sábados; para as artes visuais, os cursos Modelo TransVivo de 12/3 a 9/4 e Introdução à xilogravura de 13/3 a 5/6; e para os jovens, o curso Stop Motion, o movimento que nos anima, de 5 a 26/3.

Nos esportes, Soraia André, Ednanci Silva e Ketleyn Quadros se reúnem no dia 16/3, para uma aula aberta de judô e um bate-papo como parte da ação Centenário das Negritudes Esportivas. Como parte das atividades oferecidas ao longo do mês, o Espaço de Múltiplo Uso recebe aos sábados, de 2 a 30/3 aulas abertas de Pilates e aos domingos, de 3 a 31/3, aulas abertas de Rasa Yoga.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.