Por Carlos Rogério Petrachini Junior
Resumo
As discussões e reflexões sobre a educação não formal, levando em conta
as questões atuais, são importantes por se tratarem de um campo de
conhecimento sem um conceito estático, mas sim em constante construção.
O presente artigo resgata as memórias de alguns ex-participantes do
Programa Curumim do Sesc São Paulo, analisando o que ficou registrado
das experiências vividas e quais as possíveis relações com a vida atual.
A metodologia utilizada foi a autobiografia, tendo a narrativa como instrumento
coletor de informações e a memória como elemento central da
pesquisa. Nos resultados emergiram temas que nos dão a dimensão da
importância e alcance que um programa de educação não formal pode ter
e, neste caso especificamente, experiências vividas na infância que se consolidaram
nas memórias de cada um na fase adulta.
Palavras-chave: Educação não formal. Programa Curumim. Memória.
Abstract
The debate and reflections about the non-formal education, considering
contemporary issues, are important because they don’t deal with
a static knowledge field, but an under construction concept. The present
article reclaims the ex-participants memories of curumim program from
Sesc São Paulo, analyzing their remembrances And the possible relation
with theirs life today. Autobiography was the research methodology, using
the narration as information collector tool and their memories as the
main objective of the research. the results show up themes those demonstrate
us the Importance and the archives that a non formal educational
program could have, furthermore, especially in this case, also childhood
remembrances those still alive at the adult life of each participant.
Keywords: Non formal education. Curumim Program. Memory.
Baixe o artigo aqui:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.