Miudezas: uma exploração minuciosa

24/08/2023

Compartilhe:

O projeto do Espaço de Brincar, do Sesc Santos, apresenta as miudezas como estratégia para abordar a escuta ativa das crianças e compartilhar o olhar atento ao mundo, desde seus primeiros anos de vida.

Olhe novamente, olhe atentamente! Como é o desenho da folha que balança ao vento? O que tem na semente de onde nasce a vida? Como bailam os bichos e algas embaixo do mar? Passando por universos micros e macros, o programa Espaço de Brincar do Sesc Santos, traz vivências e espetáculos em que propõe aguçar o olhar atento e a escuta ativa ao cotidiano sensível, convidando os adultos a partilharem desta exploração minuciosa com suas crianças. Este é o convite do projeto “Miudezas: uma exploração minuciosa”, que acontece ao longo do segundo semestre de 2023.

O projeto partiu da proposta da equipe de educadoras de atividades infantojuvenis do Sesc Santos, Ana Paula de Barros Pereira e Roseni Coelho, atuantes no programa Espaço de Brincar e que em agosto trouxe para o público atividades com o tema de insetos, com atividades de aquarela, vivência lúdica com texturas e formas e oficinas de experimentação.

Uma das principais inspirações para o projeto é a pesquisa de Bruna Ribeiro, que apresenta em sua tese: “Viver a cotidianidade significa ver e viver o extraordinário no ordinário. Significa construir uma pedagogia da cotidianidade, uma pedagogia do assombro, do encantamento, da descoberta, do maravilhar-se com o mundo, com as miudezas, como o fazem naturalmente as crianças” (2021).

Também compondo a equipe do Espaço de Brincar, Débora Cristina Dacanal, técnica de programação responsável pelas programações voltadas para a primeira infância do Sesc Santos, reitera a relevância deste tema, num cenário da vida atual nas cidades em que o cotidiano acelerado é um descompasso ao tempo da criança: “O respeito ao tempo da criança pequena é uma ferramenta para sua autonomia. A partir de sua própria tentativa no fazer prático do cotidiano é que ela se desenvolve, é que terá confiança e prazer na participação do mundo. E esta participação para autonomia vai além do fazer prático, mas almeja o desenvolvimento como sujeito autônomo para suas decisões e participações conscientes ao longo da vida. O papel do adulto é importantíssimo neste processo, compreendendo que a criança ou o bebê são pessoas que devem também ser ouvidas e integradas no núcleo de sua convivência.” Como as miudezas se relacionam a este processo? A proposta é trazer o foco na sensibilidade das crianças frente à sua exploração minuciosa do cotidiano: para os pequenos, as miudezas do dia a dia possuem o encantamento da descoberta, e nos propomos a dar espaço e tempo para a escuta ativa das crianças e a compartilhar seu olhar atento.

RIBEIRO, BRUNA. A escuta como matéria-prima das Pedagogias Participativas – a construção de saberes praxiológicos de uma pedagogia que escuta. Orientadora: Sandra Maria Zákia Lian Sousa. São Paulo: 2021. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, USP, 2021.

Programação de setembro de 2023

Em setembro, o projeto Miudezas: uma exploração minuciosa segue com o tema da natureza, iniciando o mês com uma sensível apresentação de dança, “Expresso Caracol”, da Cia dos Pés, em que saltam aos olhos do público um elemento mágico: um caracol gigante!

Falando sobre miudezas, já ouviu falar sobre abelhas solitárias? Pois no feriado, de 7 de setembro, chamamos as crianças com suas famílias para uma aula com Maurice Fabian Scaloppi sobre estes insetos, nativos, que são muito importantes e interessantíssimos. Além disso, as brincadeiras sobre o universo micro segue com a atividade Observando os Insetos, com encontros especialmente elaborados para bebês e para crianças de 3 a 6 anos, realizados pelas educadoras do Sesc Santos.

E para profissionais da educação de creches e escolas infantis, o convite é para as inscrições para a visita mediada ao Espaço de Brincar, seus fundamentos e diretrizes, com um bate-papo sobre métodos e materialidades para a primeira infância.


apresentação
Expresso Caracol – Espetáculo para bebês
Com Cia dos Pés

Em seu jeito de pensar arte através de imagens escritas, certa vez o poeta mato-grossense Manoel de Barros pespegou: “Um caracol é a gente ser”. O espetáculo para criança leva a metáfora ao pé da letra ao transformar o molusco em coração da narrativa e materializá-lo como cenografia móvel, espécie de vagão na forma de um casco espiralado que o faz medir 2,5 metros. Estruturado em metal e coberto de junco, ele faz às vezes de veículo, casa e camarim. É dentro e fora dele que um palhaço e uma bailarina, ambos dispensados dos respectivos circo e companhia de dança, põem fim à condição de abandonados e sublimam seus ofícios, feito ambulantes que vão de vilarejo em vilarejo, ou de país em país, num piscar de olhos, atrás de seu público. Mesma estratégia adotada pelos artistas da Commedia Dell’arte na Itália dos séculos XV e XVI. O sexto trabalho da companhia fundada em 2006 pode ser levado tanto ao palco como a espaços não convencionais e praças. Em todos, o espectador mirim e seus responsáveis vão ziguezaguear o olhar pelo caminho desse caracol mágico, que dá muitas voltas, mas sempre surpreende a cada parada que faz. A montagem é uma homenagem aos bastidores do fazer artístico, suas dificuldades e superações no dia a dia.

📌 Dia 2/9, sábado, das 11h às 12h
Indicado para crianças até 6 anos acompanhadas por responsáveis
Auditório. Grátis para crianças até 12 anos
🎟️ Ingressos à venda no app Credencial Sesc SP e nas bilheterias


oficina
Conhecendo Abelhas Nativas Solitárias
Com Maurice Fabian Scaloppi

Maurice Fabian Scaloppi é Economista e Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP e Mestre em Zootecnia na área de Apicultura pela FMVZ/UNESP, Campus Botucatu. Proprietário da do DonaBeia Apicultura e Meliponicultura. Nesta atividade, vamos apresentar as abelhas nativas solitárias, sua importância para a manutenção da biodiversidade em todos os biomas e produção de alimentos e quais medidas podemos adotar em nosso dia a dia para colaborar para sua preservação e desenvolvimento.

📌 Dia 7/9, quinta, das 11h às 12h e das 14h às 15h
Indicado para crianças até 6 anos acompanhadas por responsáveis
Horta. Vagas limitadas
📝 Inscrições no Espaço de Brincar com 30 min de antecedência.


jogos, brinquedos e brincadeiras
Observando os insetos (3 a 6 anos)
Com Roseni Coelho e Ana Paula de Barros Pereira, educadoras do Sesc Santos

Aproximar crianças e adultos por meio da natureza, arte e tecnologia. Em um mundo cada vez mais desatento e corrido, a escuta e observação muitas vezes não são prioridade. As crianças nos ensinam diariamente, e os bebês em seu cotidiano sensível nos convidam a estar inteiros, a primeira infância é o lugar de curiosidade e investigação e o Projeto Miudezas, do micro ao macro, convida crianças e responsáveis a um mundo sensível e sutil, onde o olhar atento, a observação e a escuta serão o grande fio condutor da nossa investigação.

apresentar as abelhas nativas solitárias, sua importância para a manutenção da biodiversidade em todos os biomas e produção de alimentos e quais medidas podemos adotar em nosso dia a dia para colaborar para sua preservação e desenvolvimento.

📌 Dias 9 e 23/9, sábados, das 11h às 12h
Indicado para crianças de 3 a 6 anos acompanhadas por responsáveis
Sala 3. Vagas limitadas
📝 Inscrições no Espaço de Brincar com 30 min de antecedência.


jogos, brinquedos e brincadeiras
Observando os insetos (0 a 2 anos)
Com Roseni Coelho e Ana Paula de Barros Pereira, educadoras do Sesc Santos

Aproximar crianças e adultos por meio da natureza, arte e tecnologia. Em um mundo cada vez mais desatento, corrido e insensível, a escuta e observação muitas vezes não são prioridade. As crianças nos ensinam diariamente, e os bebês em seu cotidiano sensível nos convidam a estar inteiros, a primeira infância é o lugar de curiosidade e investigação e o Projeto Miudezas: do micro ao macro, convida crianças e responsáveis a um mundo sensível e sutil, onde o olhar atento, a observação e a escuta serão o grande fio condutor da nossa investigação. Para bebês (até 2 anos) acompanhados dos seus responsáveis.

📌 Dias 16 e 30/9, sábados, das 11h às 12h
Indicado para bebês até 2 anos acompanhados por responsáveis
Toca. Vagas limitadas
📝 Inscrições no Espaço de Brincar com 30 min de antecedência.


oficina
Espaço de Brincar: Encontro de Educadores
Com Roseni Coelho e Ana Paula de Barros Pereira, educadoras do Sesc, e Débora Dacanal, técnica de programação cultural do Sesc Santos

Para educadores, auxiliares de classes e coordenadores pedagógicos de creches e escolas de educação infantil, neste encontro faremos uma visita mediada ao Espaço de Brincar do Sesc Santos, explicar o conceito do programa e realizar uma atividade prática, refletindo sobre as abordagens pedagógicas do educador na primeira infância, elaboração curricular e possibilidades de materiais e métodos. Com Roseni Coelho e Ana Paula de Barros Pereira, educadoras do Sesc, e Débora Dacanal, técnica de programação cultural do Sesc Santos.

📌 Dias 24/8, 28/9, 19/10 e 23/11, quintas, das 12h30 às 13h30
Sala 3. Vagas limitadas
📝 Iré-inscrição: Demonstração de interesse até o dia 15 de cada mês pelo e-mail espacodebrincar.santos@sescsp.org.br com nome completo, e-mail, telefone, profissão e nível escolar para o qual trabalha.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.