Periodicamente surgem notícias falsas envolvendo o nome do Sesc SP na internet. Você sabe como identificá-las e se proteger de postagens enganosas? Confira algumas dicas:
Um estudo de caso
Como um curso sobre cinema virou “doutrinação gay para crianças” em um vídeo na internet?
Em 2021, o Cinesesc anunciou um curso intitulado “A infância LGBTQIA+ no Cinema” que abordaria como o cinema tem retratado o tema em diferentes filmes. O curso seria teórico e destinado a maiores de 16 anos.
Na época, começou a circular um vídeo que enganosamente afirmava que o curso teria como objetivo “doutrinar crianças a saírem do armário”.
O conteúdo falso do vídeo era embasado em uma leitura distorcida da descrição do curso. Ele embaralhava termos distantes no texto, apelava à leitura rápida e emocional, levando a conclusões equivocadas.
O vídeo enganoso, datado de 2021, voltou a circular nas redes em diversos momentos. Você já se deparou com ele? Se sim, nos ajude a denunciá-lo e avise a família e amigos de que se trata de conteúdo falso!
Você quer aprender a se proteger contra essas e outras fake news?
“Vivemos cercados de informações e, às vezes, mesmo quando acreditamos usar a lógica, cometemos erros de interpretação”, diz o psicólogo Leonardo Martins.
Ele apresenta o curso Pensando Bem: Lógica, Razão e Fake News, que dá dicas para identificar conteúdos enganosos e desenvolver o pensamento lógico. O curso on-line e gratuito está disponível na plataforma EAD Sesc Digital. Saiba mais e inscreva-se aqui.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.