Discussões e compartilhamento de saberes sobre o direito ao trabalho, cultura, democracia e suas relações com as plataformas de cooperação tradicionais e digitais.
A presente edição terá como tema o trabalho em plataformas digitais. As novas dinâmicas econômicas e sociais trazidas pelo avanço tecnológico e pelo que normalmente chamamos como inteligência artificial cria novas e complexas configurações nas relações de trabalho, ao mesmo tempo em que colocam em risco direitos duramente conquistados ao longo do século XX.
Apoiando-se no conceito da ludicização do trabalho*, as programações pretendem sensibilizar o público para as disputas que acontecem na atualidade, marcado pela demanda de trabalhadores por regulamentação e políticas públicas, criação de alternativas sustentáveis e justas, além de aspectos culturais que perpassam a experiência de trabalhadores de ontem e de hoje.
* “O lúdico é entendido no campo acadêmico e nos discursos pedagógicos e empresariais no Brasil, como sinônimo de diversão, jogo, brincadeira ou brinquedo. Ademais, o lúdico tem servido também à construção de ideários propagandísticos em diferentes contextos, como empresas, mídias sociais, discursos políticos e contexto escolar. Por esta razão, o lúdico tem servido a um discurso que o transforma em um rótulo, uma mercadoria, um objeto de barganha. Isto significa que ele passa a ser usitado para se vender uma ideia de sentimento de liberdade e prazer às pessoas. Dessarte, emerge a Ludopolítica, que nada mais é do que um modo de controle das nossas práticas de divertimento, de tempo livre e da nossa expressividade”
Rogério Grillo e Regina Célia Grando em Ludopolítica, a Ditadura da Ludicização. Texto completo em: https://www.academia.edu/83918721/Ludopol%C3%ADtica_A_Ditadura_Da_Ludiciza%C3%A7%C3%A3o
As atividades do projeto são gratuitas e acontecem de forma online ou presencial. Verifique a necessidade de inscrição e datas.
Confira a programação completa:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.