Em 2024, o projeto que apresenta uma programação diversa e transversal com foco no protagonismo feminino e temas relacionados às condições das mulheres na sociedade, retorna após três edições. Por meio de diferentes vivências, a programação busca contemplar a diversidade e as múltiplas formas de ser mulher na atualidade, com olhares para os desafios dos encontros e cruzamentos entre gênero, raça e classe.
Nesta edição, são propostas reflexões sobre o poder das narrativas pessoais e coletivas, suas disputas e (re)tomadas, além das relações entre tempo, memória e ancestralidade na constituição das mulheres enquanto sujeitas de direitos e dignidade, potentes sonhadoras e construtoras de um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas. Para tanto, buscaram-se saberes e inspirações nas visões de mundo de matriz africana e indígena que, tanto como nos são caras e constitutivas, são também muitas vezes apagadas da História.
Os anseios e perguntas que moveram a criação desta programação passaram pelo desejo de compreender a importância de nos localizarmos em um tempo histórico coletivo, mas também tomar para si a narrativa da própria história, dando contorno a inquietações, alegrias, solidões: em encontros possíveis com nossas e nossos ancestrais, na transgressão entre tempo e espaço – possível em uma visão não linear, mas sim circular de temporalidade.
É também com essa perspectiva, de reinventar narrativas e abrir-se a possibilidades que não podiam ser sonhadas tempos atrás, que se busca uma visão de mundo que quer construir modos de vida mais diversos, celebrando quem veio antes de nós e sonhando com mais justiça e alegria para os que chegarem: em comunidade, buscando cura e regeneração, celebrando o poder de contar a própria história.
Conectar-se ao passado, estar presente, sonhar e construir futuro : ressignificar memórias e lembranças de família, ver o mundo pela perspectiva da escrita de mulheres, celebrar o poder de cantar ancestrais que transgrediram narrativas impostas e sonharam conquistas que temos hoje, conhecer modos de vida que respeitam nossa conexão com a natureza, perder medos com canções de acalanto, encontrar-se na força dos baobás, brincar feito (e com) as crianças, dançar festejando quem somos e quem podemos ser: esperamos que você aprecie as oficinas, bate-papos, espetáculos, cursos, shows e vivências aqui propostos. E possa também celebrar conosco a possibilidade de sonhar outros mundos possíveis – afinal, é o sonho o princípio da criação de novas realidades.
Vem, mergulhe nessa Maré!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.