Antônio Abujamra (1932 – 2015), figura emblemática da cultura brasileira, ganha livro-homenagem pelas Edições Sesc.
Antônio Abujamra: rigor e caos é organizado por Marcia Abujamra, diretora teatral e sobrinha do homenageado, e traz textos, depoimentos, cartas e extenso material fotográfico que celebram a trajetória deste grande provocador no teatro, televisão e cinema brasileiros. Uma linha do tempo que começa em 1953 e só termina em 2015, contendo todos os trabalhos de Abujamra, dá a dimensão de um artista incansável.
“Rigor e caos” não responde à sua célebre pergunta “O que é a vida?”, com a qual encerrava o programa de entrevistas Provocações, que conduziu por 15 anos na TV Cultura (2000–2015); mas ajuda a explicar sua arte, e a verve do teatro que exerceu em mais de 120 espetáculos: um teatro de marcações geométricas, que prezava o preparo técnico e a precisão de seus atores, mas que essencialmente permitia que o humano e o individual, através da liberdade criativa, também fosse posto em cena. Rigor e caos, mas não só.
Em vida, Abu, como era chamado, não quis ser biografado. Qualquer projeto que pretendesse tratar da vida e obra de Antônio Abujamra, teria que levar em conta as aparentes contradições que o envolviam e que aqui se deixam ver não só pelas falas e escritos dele, mas também através das análises de especialistas como André Dias, Paula Sandroni, Sérgio de Carvalho e Tania Brandão e dos depoimentos de artistas como Antonio Fagundes, Zé Celso e Vera Holtz. “Antônio Abujamra não foi um rebelde, mas um transgressor” (Edélcio Mostaço) e ao mesmo tempo “sua sabedoria única, sorridente, amorosa” (Zé Celso), “qualquer conversa podia enveredar para um confronto não declarado, tácito, mas mortal” (Ugo Giorgetti) e ao mesmo tempo “esta era outra de suas melhores características: fazer de cada relação uma relação especial” (Marcia Abujamra). “Um talento violentamente delicado”, Marcia encerra seu texto.
Antônio Abujamra: rigor e caos surgiu antes como uma exposição realizada em 2018 no Sesc Pompeia, em São Paulo, para a qual Marcia reuniu um vasto material em diferentes mídias sobre a trajetória do homenageado. O livro é uma oportunidade de ter em mãos a riqueza desses registros, e de fazer perpetuar o espírito provocador e apaixonado de Abujamra.
“O que é a vida?” é a um só tempo buscar a verdade e idolatrar a dúvida. Apaixonadamente.
Produtos relacionados
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.