Criado em agosto de 1987, o Programa Curumim é um projeto socioeducativo, gratuito, de educação não formal, oferecido em 33 unidades do Sesc São Paulo, que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças de 7 a 12 anos, buscando atender prioritariamente às filhas e filhos de comerciários e prestadores de serviços com baixa renda mensal.
“Curumim”, em Tupi-Guarani, significa “criança”. Curumim é a criança livre, que aprende a cuidar de si e dos outros, e a ser cuidada por todas as pessoas. É a criança que se conecta com a natureza, que aprende sobre seu território e que tem espaço para brincar, aprender, fazer esportes, entender sobre saúde e muito mais.
O programa oferece atividades voltadas às linguagens de expressões artísticas, ambientais, corporais, tecnológicas, nutricionais e de saúde bucal, a fim de estimular as diversas formas de expressão da criança, o fortalecimento de sua autoestima, o exercício do pensamento crítico e o desenvolvimento da ética, da solidariedade e da autonomia. Busca, também, a formação cidadã e democrática de pessoas mais sensíveis e conscientes de sua realidade, e atuantes na transformação de seu entorno.
Com um olhar atento ao território onde cada unidade do Sesc está situada, o programa proporciona encontros, vivências, passeios, atividades ambientais, que buscam somar na formação de uma educação cidadã, com base na solidariedade e comprometimento com a sociedade. O programa valoriza, também, o brincar e as relações que se dão a partir das interações entre as crianças participantes.
O Curumim traz como valores a cooperação, a ludicidade, o protagonismo e a autonomia das crianças, que, além de serem estimuladas a experimentar, conviver e a ampliarem seu espaço de expressão de forma lúdica e ética, participam, também, das escolhas e possíveis necessidades do programa na atualidade.
Nos últimos 12 anos, o programa teve uma média de 4 mil crianças inscritas por ano, gerando aproximadamente 1 milhão de atendimentos a cada ano. As unidades oferecem o programa em dois períodos, matutino e vespertino, e abrem as inscrições duas vezes por ano. As e os instrutores são profissionais do Sesc com as mais variadas formações e experiências nas áreas de educação, arte, cultura e ciências. Para realizar a inscrição, procure a unidade do Sesc mais próxima e informe-se sobre a disponibilidade de vagas e documentos necessários.
O programa acontece em 33 unidades do Sesc São Paulo, entre capital, grande São Paulo, interior e litoral. São elas:
Durante mais de 30 anos o programa contou com muitas realizações, onde se destacam:
Saiba mais sobre o Programa Curumim aqui:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.