Onde nasci passa um rio: uma conversa com Marcos Reigota e Carlos Cavalheiro

23/10/2024

Compartilhe:

No final do mês de setembro, conversamos com os curadores da instalação “Onde nasci passa um rio”, que visa destacar o Rio Sorocaba como um elemento central da biodiversidade local, ressaltando sua importância histórica, ambiental e cultural. 

Eles contaram um pouco sobre o significado do Rio Sorocaba, de acordo com suas trajetórias profissionais e pessoais. 

Marcos Reigota, professor, especialista em Educação Ambiental e Doutor em Educação pela Universidade Católica de Louvain, nos dá um panorama geral sobre a situação do Rio Sorocaba e as demandas do tempo presente, comenta sobre o conceito da sociobiodiversidade e destaca o papel da educação, da política e da sociedade na preservação do rio. 

Carlos Cavalheiro, professor de História, Mestre em Educação pela UFSCar e Doutorando em Comunicação e Cultura, nos oferece uma visão histórica do Rio Sorocaba e das relações que a população tem estabelecido com ele através dos anos – ora se aproximando, ora se distanciando. Sua pesquisa de Doutorado tem como foco a figura do pescador e como sua interação com o rio reflete diferentes preocupações e urgências referentes ao meio ambiente.

__________________________________________________________________ 

Carlos Carvalho Cavalheiro é Doutorando em Comunicação e Cultura pela UNISO, Mestre em Educação pela UFSCar – Campus Sorocaba. Professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e movimentos Sociais (GECOMS – UFSCar – Sorocaba). Ex-Membro do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Porto Feliz (2014/2015) e do Comitê do Arquivo Público e Histórico de Sorocaba. Membro da Comissão Paulista de Folclore (IBECC/UNESCO).  
 
Marcos Antonio dos Santos Reigota é Doutor em Educação pela Universidade Católica de Louvain. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade de Genebra e de pesquisa na London School of Economics and Political Science, no Institut for Social Research of Frankfurt, na Josai International University em Chiba e na Sophia University de Tóquio. Membro honorário da Academia Nacional de Educação Ambiental do México. De 1998 a 2022 foi professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Foi incluído, em 2021, no Alper-Doger Scientific Index-2021, como um dos 10 mil mais influentes pesquisadores da América Latina. Recebeu a Comenda de Mérito em Educação da Câmara Municipal de Sorocaba, “por dedicar a vida ao magistério, com um grande legado de luta e compromisso”. Desde setembro de 2022 é pesquisador do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta de Portugal. 

__________________________________________________________________ 
 
A instalação está disponível para visitação no Sesc Sorocaba até o dia 15 de dezembro, de terça a sexta, das 10h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.  

Além da visita, são oferecidas diversas outras atividades. Confira a programação completa em sescsp.org.br/ondenascipassaumrio

Para agendamento de grupos, envie a data desejada e o número de participantes para agendamento.sorocaba@sescsp.org.br

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.