Christiane Jatahy se destaca por sua pesquisa e trabalho de exploração das fronteiras entre cinema e teatro, ficção e não-ficção, performance, jogo teatral e registro documental. Ainda que vivendo na Europa, a diretora produz com o pensamento focado nas crises políticas e sociais do Brasil. “A hora do lobo – um debate com o filme Dogville de Lars von Trier”, que estreia no dia 22 de setembro no Teatro Anchieta, ilustra esses processos. A peça foi criada na Comédie de Genève com um elenco composto por atores e atrizes da França, da Suíça e do Brasil. A brasileira Julia Bernat, atriz recorrente nas montagens de Jatahy, atua no papel principal.
A obra aborda como o fascismo se instala na sociedade de maneira encoberta até tomar conta das instituições e dos poderes. Esse movimento é discutido a partir da história de uma mulher brasileira, Graça, que decide deixar seu país em 2020 ao perceber a crueldade das alianças fascistas que já devoram a política e seus valores democráticos. Graça atravessa para o estrangeiro e se lança em uma nova realidade com o desejo de construir outra possibilidade de vida. No palco do teatro também acompanhamos os personagens de Dogville (2003) em uma tentativa de refazer o filme ao vivo. Eles querem alterar a narrativa a fim de provarem que estão dispostos a aceitar “o que vem de fora”. É assim que Graça é convidada a participar do experimento sem saber ao certo as consequências.
Aos poucos, o que vai se desenhando ao vivo é uma repetição de violências que persistem e voltam à superfície no presente. Os mesmos erros seguem acontecendo. Tudo isso, com atores e atrizes em cena, filmando enquanto atuam no filme e no teatro, e se relacionam uns com os outros, com a música sendo feita ao vivo e discutindo a montagem do novo Dogville em busca de não repetir o mesmo ciclo eternamente.
A temporada de “A Hora do lobo” vai até o dia 15 de outubro, de quarta a domingo. Esta obra é a primeira parte da “Trilogia do Horror”. Todas as três peças foram compostas no período de 2020 a 2022 como uma resposta ou tentativa de elaboração da diretora sobre o que se passava no Brasil naquele período. “É um reflexo do que aconteceu com o Brasil, mas que também está acontecendo em várias partes do mundo. O espetáculo é também sobre como o fascismo pode nascer nas relações familiares, intimas, entre pessoas próximas, e ir se espalhando até não poder ser mais contido”, reflete Jatahy, primeira e única brasileira a conquistar o Leão de Ouro na Bienal de Veneza (2022) pelo conjunto de sua obra.
“A HORA DO LOBO – UM DEBATE COM O FILME DOGVILLE DE LARS VON TRIER”
Adaptação, Encenação e Direção de Christiane Jatahy
Estreia nacional: 22 de setembro de 2023, sexta-feira, às 20h.
Temporada: de 23 de setembro a 15 de outubro de 2023.
Horários: quarta a sábado, às 20h; e domingos e feriado, às 18h.
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo)
PROGRAMAÇÃO PARALELA
☉ MASTERCLASS COM CHRISTIANE JATAHY
Na atividade, a encenadora Christiane Jatahy aborda seu percurso de pesquisa, mostrando imagens e reflexões de suas criações e expandindo-as nos contextos políticos, sociais e históricos em que foram construídas e apresentadas aos públicos.
30/9. Sábado, 16h às 18h
Teatro Anchieta
Grátis
☉ MONTAGEM E DESMONTAGEM DE CENAS DE A HORA DO LOBO
Em experimento no cenário da peça, com a presença de Christiane Jatahy, do elenco e do diretor de fotografia e câmera Paulo Camacho, serão mostradas decupagens da montagem fílmica (entre imagens pré-filmadas e ao vivo) em paralelo às cenas teatrais.
7/10. Sábado, 14h30 às 17h
Teatro Anchieta
Grátis
☉ EXIBIÇÃO DO FILME ANTES QUE O CÉU CAIA
A peça Antes que o céu caia é mostrada em versão filmada e conecta Macbeth de Shakespeare com o livro A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, além de trechos da reunião ministerial de abril de 2020. A peça aborda a violência da masculinidade tóxica, o poder corrosivo do patriarcado e a agressão intrínseca contra o feminino em todas as suas emanações.
14/10. Sábado, 15h às 17h
Teatro Anchieta
Grátis
OFICINAS
Centro de Pesquisa Teatral
Inscrições – R$ 70 (inteira)/ R$ 35 (meia entrada e credencial plena)
☉ WORKSHOP COM CHRISTIANE JATAHY
A atividade apresenta aspectos da linguagem de criação da diretora teatral e cineasta Christiane Jatahy. Na ocasião, haverá a oportunidade de experimentar exercícios que têm por objetivo ampliar as ferramentas de resposta criativa e autoral, sempre a partir da relação e da reação ao outro e aos estímulos do aqui e agora da cena.
29/9 e 6/10. Sextas, 14h às 18h
As inscrições ocorrerão de 12 a 16/09
Com seleção de 18 a 21/09
Divulgação dos resultados dia 22/09
Matrículas de 25 a 28/09
☉ WORKSHOP COM PAULO CAMACHO (DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA)
No workshop Cinema Vivo, Paulo Camacho aborda a imagem cinematográfica e sua integração com cenário, cena e iluminação a partir de A Hora do Lobo, além de incluir discussões e reflexões sobre alguns de seus trabalhos com Christiane Jatahy como Nossa Odisseia, A Regra do Jogo e Ithaque.
5/10. Quinta, 14h às 17h
As inscrições ocorrerão de 12 a 16/09
Com seleção de 18 a 21/09
Divulgação dos resultados dia 22/09
Matrículas de 25 a 28/09
☉ WORKSHOP COM THOMAS WALGRAVE (CENOGRAFIA)
Onde a cenografia, a luz e a dramaturgia se encontram? Qual é a dramaturgia do espaço, do espaço teatral, do espaço narrativo, do espaço do ator? Essas e outras perguntas serão abordadas com Thomas Walgrave, com longa trajetória como cenógrafo ou designer de luz com os mais importantes criadores do teatro mundial.
12 e 13/10. Quinta e sexta, 14h às 17h
As inscrições ocorrerão de 19 a 25/09
Com seleção de 26 a 05/10
Matrículas de 10 e 11/10
Mais informações em www.sescsp.org.br/cpt
Na inscrição para as oficinas, é necessário o envio de carta de intenção e currículo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.