Para além do turismo

01/11/2024

Compartilhe:

Passeios, excursões, ações educativas e culturais integram a mais recente edição do Festival Sesc de Turismo Comunitário, de 1º a 30/11

Leia a edição de NOVEMBRO/24 da Revista E na íntegra

Muito além do simples deslocamento de um lugar para outro, o turismo é a vivência que cada ambiente carrega, um conjunto de memórias, modos de viver e saberes que são parte da história das pessoas que ali vivem. A partir dessa premissa, o Sesc celebra e promove nesta edição do Festival Sesc de Turismo Comunitário, práticas que envolvem os grupos e comunidades que realizam grande parte da gestão das ações turísticas, incentivando cadeias econômicas justas, que muitas vezes complementam atividades tradicionalmente realizadas, como a agricultura e a pesca.  

São aldeias indígenas, quilombos, assentamentos, comunidades caiçaras, associações e coletivos urbanos, entre outros grupos. Tais práticas e saberes tradicionais muitas vezes têm papel fundamental na conservação de florestas, rios e territórios, por muitas gerações. Com foco na convivência, coletividade e diversidade, durante o mês de novembro, a programação inclui passeios, excursões, bate-papos, cursos, encontros, oficinas e outras ações educativas e culturais.   

Para Fabio Vasconcelos, gerente adjunto da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e Cidadania, “quando falamos em democratizar o turismo, pensamos não apenas no viajante, mas também na relação entre uma comunidade tradicional e a conservação dos bens naturais ou de uma técnica de pesca”. Pensa-se também, complementa Vasconcelos, “na possibilidade de que o próprio território e as pessoas que ali habitam possam se organizar para fazer parte da gestão do turismo ou mesmo de algo que para nós é muito caro, que é a dimensão educativa da experiência, na qual as pessoas detentoras de saberes são as próprias populações locais”.  

Um dos destaques da programação será o lançamento, no dia 7/11, no Sesc Bom Retiro, da série de vídeos-passeios Itinerários de Resistência na plataforma Sesc Digital, em que 20 grupos do estado de São Paulo que praticam o Turismo de Base Comunitária apresentam seus territórios e suas histórias. No dia, a programação contará com a apresentação do grupo Batucada Tamarindo.  

Programação em sescsp.org.br/festivaldeturismo 

Quando falamos em democratizar o turismo, pensamos não apenas no viajante, mas também na relação entre uma comunidade tradicional e a conservação dos bens naturais ou de uma técnica de pesca 

Fabio Vasconcelos, gerente adjunto da Gerência de Educação para a Sustentabilidade e e Cidadania do Sesc São Paulo 

A EDIÇÃO DE NOVEMBRO DE 2024 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de NOVEMBRO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.