Por Lívia Aquino
Resumo
Esta pesquisa trata da fotografia do amador e sua construção histórica
no campo do turismo, refletindo sobre a criação de práticas sociais e
sobre as transformações na percepção da experiência da viagem. Parte-se
de uma relação entre a fotografia e o turismo operando como dispositivo,
cristalizando inerente relação. Nessa direção, a Kodak é peça fundamental
no processo de popularização da fotografia e, consequentemente, na
construção dos modos de produzir, consumir e compreender imagens. Por
meio da publicidade, de estratégias de negócio, da elaboração de um sistema
educativo e de ampla cadeia de produção, a Kodak atua na criação
de valores relativos à importância do registro da viagem e enfatiza o fato
de que sua rememoração pode ser obra do amador. O turista-fotógrafo torna-
se, assim, um sujeito produtor de parte do mundo-imagem, pelo desejo
de posse e status que a fotografia e o turismo carregam e, especialmente,
pela busca de uma fotografia que está sempre a sua espera.
Palavras-chave: Cultura visual. Fotografia. Turismo. Dispositivo. Turista-fotógrafo.
Baixe o artigo completo:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.