De 19 a 28 de julho, acontece a 3ª edição do “VEM – Venha Experimentar Música” em diversas unidades do Sesc São Paulo, com uma programação repleta de vivências, oficinas, experimentações e apresentações para ouvir, aprender e fazer música de forma fácil e divertida.
Neste ano, a identidade visual do projeto foi idealizada pelo designer, artista e ilustrador Rodrigo Visca, que compartilhou um pouco de seu processo criativo em entrevista conosco.
Desde o primeiro momento, o ilustrador desejava que a experimentação fosse a base para a construção da identidade, alinhando-se com a proposta conceitual do VEM – Vem Experimentar Música.
“Eu optei por seguir um caminho analógico, simples e artesanal para este trabalho, onde a experimentação não apenas seria usada no processo, mas se tornaria parte do próprio trabalho.”
Como resultado, Visca esperava traduzir sons em imagens de forma gráfica e sintética, um exercício que ele descreve como extremamente gratificante.
“Um dos estímulos foi traduzir de forma sintética, como um ruído estranho, um barulho, uma batida de percussão, que você não sabe exatamente do que é.”
Inspirado por álbuns de artistas brasileiros como Naná Vasconcelos, Arnaldo Antunes, Tom Zé, Barbatuques, entre outros, Visca buscou referências que capturassem a essência experimental da música.
Além das influências musicais, ele incorporou também os sons da própria cidade em seu processo criativo, traduzindo essas sonoridades em elementos gráficos que transmitem vibração e movimento, resultando em uma série de elementos gráficos que chamou de “elementos sonoros”.
“Eu acabei gostando desse processo e comecei a usá-lo no projeto. Fui percebendo que era por aí mesmo. No trabalho, isso resultou em uma série de elementos iconográficos que acabei chamando de elementos sonoros.”
Visca optou por começar com poucos recursos, adotando uma abordagem manual. Com giz pastel seco e papel kraft, empregou cores contrastantes, com destaque para o verde. De acordo com o designer, trabalhar com recursos limitados estimula sua criatividade, especialmente quando precisa buscar uma maneira de expressar um som graficamente.
Para que ficasse pronta, a identidade visual ainda passou por intervenções digitais. Com a ajuda de softwares de edição de imagens, digitalizou seus “elementos sonoros”, refinou e experimentou novas formas, cores e composições. Depois de finalizada, a identidade foi utilizada em diversos materiais gráficos, como revistas, banners e cards para redes sociais.
O processo criativo de Visca experimenta a música de uma forma própria, utilizando a escuta para dar materialidade ao som no papel, e investiga caminhos que transformam a essência sonora em uma experiência visual para o público.
Rodrigo Visca é um artista, ilustrador e autor de livros ilustrados, residente e trabalhando na cidade de São Paulo. Por dezesseis anos (2005 – 2021), colaborou semanalmente com o jornal Folha de São Paulo, ilustrando artigos de opinião e outras seções especiais. Suas ilustrações foram publicadas nas principais revistas brasileiras e em projetos de editoras de destaque no Brasil. Seu trabalho também foi destacado em publicações globais como Rojo Magazine e Illustration, Now! vol.4 da Taschen Books.
Em 2021, seu livro mais recente, “A NAVE VAI”, publicado pelas Edições Barbatana, recebeu o prêmio “IMAGEM DO LIVRO” na categoria “Ilustrações para Literatura Infanto-Juvenil”. No ano seguinte, o livro foi finalista na seleção da Mostra Internacional de Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2022.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.